Destaque

13 livros para empreendedores

Ler é fundamental para qualquer empresário ter sucesso em sua carreira. Alguns livros para empreendedores devem ser considerados essenciais para manter-se atualizado e para fazer negócios promissores.

A leitura expande o conhecimento, aumenta o repertório cultural, desenvolve a concentração e proporciona um bem-estar para a saúde física e mental, além de poder influenciar positivamente nos seus negócios trazendo novos conceitos e contribuindo para que sua empresa antecipe-se aos acontecimentos.

Os grandes empreendedores leem muito e encontram suas inspirações a partir de obras renomadas para aprender com os melhores, sejam conceitos teóricos para aplicar em seus empreendimentos, seja para aprender com cases inovadores de sucesso.

Os livros para empreendedores são extremamente relevantes para suas áreas e auxiliam nesse processo.

Se você está precisando de uma força para abrir o seu negócio ou de uma inspiração para revolucionar sua empresa, confira essa lista de  livros para empreendedores e amplie o seu conhecimento.

Os essenciais – 13 livros para empreendedores

1 – A Estratégia do Oceano Azul, W. Chan Kim e Renée Mauborgne

Publicado em 2005, o livro de W. Chan Kim e Renée Mauborgne se tornou um conceito no mundo dos negócios. A obra cria uma metáfora do oceano azul para representar um mar em que se possa navegar livremente, enquanto o oceano vermelho está saturado e a cor representa o sangue da luta entre os concorrentes.

A Estratégia do Oceano Azul apresenta uma nova forma de pensar sua estratégia dentro do mercado, criando novos espaços e oportunidades ao não tentar mais superar sua concorrência e encontrar um caminho livre e inexplorado para empreender e navegar em águas calmas, sem dúvidas, um livro essencial para empreendedores.

 

2 – Startup Enxuta (Lean Startup), Eric Ries

A obra de Eric Ries aponta métodos para evitar desperdício de tempo e recursos em todos os processos de uma empresa. Mesmo com o título remetendo a startups, a obra cria uma metodologia universal que pode ser aplicada a qualquer tipo de empresa.

O autor descreve detalhadamente como aplicar o conceito em inovações e aborda os princípios fundamentais das startups que podem ser aplicados em qualquer projeto para reduzir o desperdício.

 

3 – O Lado Difícil Das Situações Difíceis – Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Pronta, Ben Horowitz

O caminho para o sucesso não é plano e muitos percalços se apresentarão durante essa longa jornada. Ben Horowitz apresenta de forma simples e com bom humor todas as dificuldades de se empreender, desde demitir um bom amigo até vender sua própria empresa.

Com suas experiências, o autor de “O Lado Difícil das Situações Difíceis” mostra a realidade nada glamourosa de ser um empreendedor do Vale do Silício. A luta para “não ter um colapso nervoso” e uma visão na contramão de tudo o que ouvimos falar sobre as maravilhas de ser um empreendedor caracterizam a obra.

 

4 – Roube como um artista, Austin Kleon

Como se tornar um profissional mais criativo? O livro de Austin Kleon auxilia nesse processo na era digital, mas reinventa a ideia da criatividade. As ideias geniais não surgem do nada, não são uma epifania derivada do ócio.

Para o autor nada é totalmente original, os artistas colecionam boas ideias e se cercam de boas pessoas para terem fontes de inspiração. Reimagine o que já foi criado, misture ideias e influências e olhe para o mundo sem julgamentos para potencializar sua criatividade.

 

5 – De Zero a Um – O Que Aprender Sobre Empreendedorismo no Vale do Sílicio, Peter Thiel

Cofundador do PayPal, o autor de “De Zero a Um” apresenta sua tese para começar uma empresa e torná-la a maior de seu setor. Se você quer ser o líder pare de copiar os melhores, seja original e busque o monopólio do mercado, não pela competição, mas pela inovação.

 

6 – Scrum – A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo, Jeff Sutherland

Saber administrar o tempo é um problema para a maioria dos profissionais. O livro descreve uma maneira mais eficiente de fazer as coisas, desde construir uma casa até realizar seu trabalho cotidiano, portanto, essencial para essa lista de livros para empreendedores.

A pouca funcionalidade de métodos antiquados fez com que Jeff Sutherland co-idealizasse a ideia do Scrum, que prioriza os pontos mais importantes de um projeto, que trarão maior valor a um produto e serviço, dispensando funções que nunca serão usadas.

A metodologia do Scrum quebra o conceito de realizar projetos em cascata, em que se elabora etapas com início, meio e fim que são seguidas passo a passo e cria um processo efetivo para focar nos pontos realmente importantes de um projeto.

 

7 – Rápido e Devagar – Duas Formas de Pensar, Daniel Kahneman

Vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2002 por sua contribuição da psicologia aplicada a ciência econômica, Daniel Kahneman reúne nessa obra seus anos de pesquisa sobre avaliações e tomadas de decisões sob incerteza.

Ele avalia as formas de pensamento em intuitiva e emocional – rápida – e deliberativa e lógica – lenta. O livro aborda a racionalidade humana e auxilia o leitor a produzir técnicas e mecanismos para evitar falhas mentais e como confiar em nossa intuição.

8 – Criatividade S.A, Ed Catmull

O mundo inteiro conhece a empresa de produção cinematográfica, Pixar. E esse livro aborda a respeito da história da corporação, dificuldades e diferenciais que fizeram do estúdio de animação se tornar um dos maiores do planeta.

9 – O jeito Disney de encantar clientes, Disney Institute

Sabemos que o atendimento é uma das etapas principais para prospectar e fidelizar clientes.

Nesse sentido, a Disney, empresa americana formada por uma série de empreendimentos (como hotéis, parques, produção de filmes e animações), tem se destacado quando o assunto é encantar os seus clientes.

Entretanto, qual é o grande segredo da corporação? Por que e como a Disney ganha espaço no mercado com atendimento? Acredite, esse mundo mágico não provém apenas dos contos de fadas ou príncipes.

10 – Qual é a tua obra?, Mario Sergio Cortella

Autor de aproximadamente 30 livros, Mario Sergio Cortella tem ganhado espaço na estante dos empreendedores brasileiros. O livro Qual é a tua obra? aborda temas relacionados à gestão, liderança e, principalmente, propósitos.

O processo de empreender exige grandes mudanças mentais, profissionais e pessoais, todas elas seguem o curso de nossas ações, escolhas e objetivos. Nesse sentido, o livro visa abordar as metas e sucessos corporativos de modo brando, convidando o leitor para um café reflexivo.

11 – O poder do hábito, Charles Duhigg

Afinal, por que você faz o que você faz? Qual é motivo para você acordar cedo todos os dias, se empenhar em determinadas tarefas ou ter um tipo específico de comportamento?

 

São exatamente essas questões que O Poder do Hábito tenta solucionar. Um livro enriquecedor sobre gestão, liderança e entendimento a respeito dos hábitos criados dia após dia.

12 – De zero a um, Peter Thiel

Essa é uma daquelas leituras obrigatórias para qualquer empreendedor que tenha a cultura de inovação instalada em suas veias e no seu plano de negócio.

 

Escrito pelo fundador de uma das principais empresas relacionadas a sistemas de pagamentos do mundo, PayPal, De Zero a Um aborda a respeito do crescimento baseado no monopólio e desafios pessoais da corporação.

13 – Good to Great: empresas feitas para vencer, Jim Collins

Você já se perguntou por que o Facebook deu tão certo e acabou com o Orkut? Ou por que determinadas empresas dão certo no mercado e outras abrem falência, apesar de serem do mesmo segmento? Como também, quais as possibilidades de uma corporação alcançar um status atraente no mercado e um posicionamento de marca duradouro? Essas e outras perguntas são respondidas por Jim Collins em Good to Great.

 

Agora quer absorver o conhecimento de um livro e ainda conhecer o segredo das empresas que conquistaram excelente e duradoura performance? Baixe o infográfico do livro “Feitas para Vence

*Esse texto foi postado originalmente em 26 de outubro de 2017, atualizado em 16 de agosto 2019.

 

Redação Empresas e Cooperativas

View Comments

  • Ler é, e sempre será, um grande exercício para o processo evolutivo pessoal e profissional. Para aqueles que almejam crescer como ser humano a leitura é essencial e ideal.

    • Ficamos felizes que tenha gostado e deixado o seu comentário.
      E muito bom ter você entre os nossos leitores.
      Obrigada

Recent Posts

Competências Comportamentais: Entenda como Elas Interferem na sua Empresa

As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…

3 semanas ago

O Papel da Enfermagem na Biossegurança

A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…

2 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

3 meses ago

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

6 meses ago

Principais desafios da Gestão de Pessoas na Indústria

Gestão de pessoas na indústria é o conjunto de processos, estratégias e ações que visam…

6 meses ago

Trabalho Remoto: Benefícios e Malefícios Percebidos

O trabalho remoto é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado,…

10 meses ago