Independentemente da área de atuação de uma empresa, uma coisa é certa: no final de todos os processos o objetivo é vender mais e aumentar os rendimentos. E o que fazer para se destacar da concorrência, ter mais visibilidade e, consequentemente, atingir a meta?
Acompanhe o nosso post e conheça 7 técnicas de vendas que irão ajudar você a ter mais sucesso com o atendimento, envolvimento e, finalmente, a conquista de novos clientes. Veja quais são elas:
Algumas vezes, quando um consumidor entra em uma loja, ainda não sabe exatamente quais são as suas necessidades. Por isso, um bom vendedor deve estar atento ao perfil e universo de cada cliente e apresentar soluções para os problemas que detecta.
Dessa forma, aquela pessoa que contou com o aconselhamento do profissional que ajudou a encontrar a solução para o seu problema, se lembrará dele no momento em que precisar e, com isso, poderá voltar a fazer negócio.
Depois de apresentar as possíveis soluções para o cliente e os benefícios dos produtos oferecidos, uma técnica de vendas bastante eficaz é elaborar perguntas que, como resultado, cheguem no fechamento da venda.
Por exemplo: “a compra desse produto/serviço tem o objetivo de atender a qual necessidade?”. Mediante a resposta, já é possível evidenciar as soluções adequadas disponíveis no seu produto/serviço.
Como dissemos um cliente satisfeito provavelmente irá procurar novamente o vendedor que atendeu as suas necessidades. E, para que isso aconteça, é necessário que o profissional seja ético e realmente ofereça o produto ideal, independente da diferença de preços e outras características.
Quando isso acontece, é estabelecida uma relação de confiança, pois o consumidor sabe que não está sendo enganado e que fará compras satisfatórias nas próximas ocasiões.
Um bom vendedor é aquele que consegue se adaptar às mais diversas situações. Ou seja, ser flexível em suas atitudes dependendo da personalidade de cada cliente. Assim, será mais fácil apresentar as soluções, negociar e, consequentemente, vender.
É muito comum que dentro da rotina de um vendedor surjam diversas situações um tanto incômodas, como dificuldades em negociar e os “nãos”. Esses fatores, que podem acabar instabilizando alguns e fazendo com que uma venda não se concretize. Pessoas com inteligência emocional, são mais resilientes, não se abalam com facilidade e conseguem contornar melhor as situações.
Uma regra é válida para todo o tipo de profissional que busca evoluir. E, para os vendedores, isso não é diferente. Gostar de elaborar planilhas e outras ações que contribuam para a organização e colocá-las em prática é um ponto positivo, pois isso auxilia no cumprimento de metas.
Tão importante quanto manter-se organizado é atentar para as anotações realizadas e segui-las. Se um prospect pediu para que você retorne em três meses, faça o registro dessa informação e programe-se para fazer o retorno no período estipulado. Quantas vendas suas já foram desperdiçadas por abandono?
Com a chegada da internet, só não se atualiza quem não quer. Na rede, há uma infinidade de materiais disponíveis e gratuitos para auxiliar vendedores a terem mais sucesso em seu dia a dia.
Além disso, existem inúmeros cursos, workshops e outros tipos de treinamentos nos quais vale a pena investir. O que importa é estar sempre se reciclando, para se destacar da concorrência e conquistar cada vez mais clientes.
Agora que você já conhece as técnicas, vamos mostrar algumas ferramentas de gestão que podem tornar as atividades mais dinâmicas e organizadas, de forma a contribuir com o aumento das vendas. Confira:
Esse aplicativo ajuda a gerir processos e chegar até os clientes por meio de diversas estratégias. Ele também oferece sugestões para encurtar ciclos de vendas mais complexos e auxilia em ações de marketing direcionado, em campanhas de e-mail, no monitoramento de gastos e melhorias no retorno sobre o investimento (ROI).
Para aqueles que trabalham com gestão de vendas, é muito comum guardar uma série de cartões de visita, não é mesmo? Mas isso já está ficando no passado! Hoje é possível digitalizar os cartões com ferramentas com o Cam Card ou Card Munch. Dessa forma, os contatos ficam todos armazenados e organizados na agenda do usuário.
Esse é um software desenvolvido no Brasil que oferece ferramentas de controle comercial e equipe de vendas. Ele traz relatório gerenciais bem detalhados e é fácil de usar. E o melhor, é gratuito para até dois usuários.
Para auxiliar na prospecção de clientes, o OnMaps, plataforma de geomarketing, oferece diversas possibilidades. Entre elas, realiza buscas por empresas segmentadas em área de atuação e porte, oferece melhorias como o planejamento de rotas inteligentes e um vasto banco de dados de pessoas jurídicas.
O Ambition é um software de gestão que colabora para aumentar resultados e monitorar o desempenho de colaboradores. Com ele, é possível acompanhar o andamento de toda uma equipe e gerenciá-la por meio de dashboards individuais, até mesmo em tempo real.
Depois de acompanhar as nossas 7 técnicas de vendas e conhecer algumas ferramentas de gestão disponíveis, que tal começar a utilizá-las na prática? Para isso, é sempre importante manter a equipe motivada, quer saber como? Confira essas dicas.
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