Abílio Diniz teve uma trajetória marcada por estudos, família e sequestro. Acompanhe conosco como o dono de uma das redes de supermercados mais lucrativas do Brasil, que nasceu em família humilde, conquistou o mercado, sobreviveu a uma quase falência e acumulou fortuna e parcerias.
Em dezembro, no dia 28 de 1936 veio ao mundo Abílio dos Santos Diniz, primeiro de seis filhos de pais imigrantes portugueses. Após seu pai Valentim – trabalhar como entregador do mercado Real Barateiro, resolveu investir no seu negócio e abriu uma doceria, em 1948, com o nome de Pão de Açúcar – nome dado em homenagem ao Brasil e à primeira paisagem que ele admirou ao chegar ao país de navio. Pão de Açúcar – Rio de Janeiro Parte da infância de Abílio foi no bairro do Paraíso, e com o pai iniciou no mundos dos negócios, participava da rotina da doceria ajudando na fabricação e entregas de doces. Começando ai sua aptidão para os negócios.
Abílio estudou até o segundo grau no colégio Mackenzie e fez sua faculdade de administração na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 1956. Sua entrada efetiva nos negócios começou quando o pai o convidou para trabalhar junto com ele no supermercado que abriu 11 anos após a inauguração da doceria: o primeiro Pão de Açúcar foi inaugurado, em abril de 1959, na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, local próximo à doceria da família.
Em 1960 Abílio se casou e a felicidade familiar caminhava lado-a-lado da prosperidade da empresa, o mercado começava a atrair o público de classe média e fazer sucesso no bairro e, 3 anos depois, foi inaugurada a segunda loja, no bairro de Higienópolis. A compra da rede Sirva-se, em 1965, alavancou mais os negócios e logo após a rede Peg-Pag, chegando a 11 lojas no ano Seguinte 1968 a empresa já era composta por 64 lojas, e uma divisão Internacional, com lojas em Portugal, Angola e Espanha.
A década de 70 foi marcada por forte expansão. O grupo adquiriu a rede Eletroradiobraz – a maior rede de eletrodomésticos do país. E o lança primeiro hipermercado – as lojas Jumbo inaugurado em Santo André. Somando com mais investimentos: supermercados Superbom, Peg-pag e Mercantil.
Além do Pão de Açúcar e dos hipermercados Jumbo, o grupo incorpora novos investimentos, a Sandiz, Minibox, Superbox, Peg&Faça, formando assim a Companhia Brasileira de Distribuição (CBD).
Desentendimentos familiares levaram desestabilidade aos negócios. E, na tentativa de sobrevivência, em 1980, Valentim passou a ocupar o Conselho Administrativo e Abílio Diniz assumiu a presidência. Mas, mesmo assim, foi necessária a redução das lojas e a demissão de centenas de funcionários;
Em um período já não muito favorável, um crime colocou ainda mais a situação pessoal e das empresas de Abilio em risco: Abilio foi sequestrado e passou sete dias em cativeiro.
A somatória dos problemas pessoais, familiares e empresariais contribuíram para que, em 1990, a empresa chegasse a beira da falência.
O processo de recuperação passou por uma reestruturação pessoal e nos negócios. Além de adotar alguns hábitos para cuidar melhor de si, as atividades físicas sempre fizeram parte da sua vida, focou em cuidar da saúde, da alimentação e buscou equilíbrio pra mente e pra alma.
Nos negócios, a recuperação passou pela compra de todas ações dos irmãos, tornando-se acionista majoritário e passou a administrar a empresa junto com os filhos.
Essas e outras ações foram importantes para que o Grupo Pão de Açúcar entrasse em um novo ciclo e, na década de 90, lançasse o primeiro supermercado virtual. Pão de açúcar e as ações
Abílio, com seu faro empreendedor incluiu o Grupo Pão de açúcar no mercado de ações. Em sua primeira oferta pública obteve US$ 112 milhões e foi a primeira ação preferencial de uma companhia varejista de alimentos na Bovespa, o que rendeu, em 1997, o valor captado de US$ 172,5 milhões na Bolsa de NY, colocando a empresa Pão de Açúcar na listar na ADRs – primeira empresa varejista a conseguir.
Determinação e disciplina são dois dos valores de Abílio que foram essenciais para que ele conseguisse dar a volta por cima levando novamente o Grupo a um longo período de lucros. E junto com a nova fase também veio o período de aquisição de vários supermercados e outros contratos entre 1998 a 2012, foram eles;
Rede de mercado Peralta – 1999;
Rede de mercado Barateiro que deu origem ao CompreBem – 1999;
O grupo francês Casino – torna-se sócio com25 % das ações – 1999;
A Compra da rede Ponto Frio e união com as Casas Bahia, em 2009, contribuíram para a conquista do título de maior grupo de distribuição da América Latina.
Em 2010, Abílio criou o curso Liderança 360º na FGV, que ajuda jovens a exercitar habilidades de liderança e traçar um plano de ação para sua carreira ou projeto pessoal.
O grupo permaneceu na família Diniz até 2013 – por 65 anos, quando Abílio, último dos “Diniz” deixou o negócio.
Hoje Abílio cuida do projeto Plenae – que estimula o hábito de vida saudável, visando a promoção de vida longa e com qualidade para as pessoas.
Viu como no mundo empresarial tem os altos e baixos? Mas assim como Abilio é possível dar a volta por cima. Por isso, separamos dicas das empresas que mais crescem no Brasil, para que você também atinja sucesso nos seus negócios.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…