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Os problemas que o absenteísmo pode gerar para sua empresa

Um termo de pronúncia difícil e, ao mesmo tempo, desconhecido por muitos empresários, é o absenteísmo. Porém, compreender o seu significado faz toda a diferença nos resultados de um negócio. Isso porque, se não for bem administrado, tem o potencial de prejudicar toda uma organização, incluindo a produtividade e a lucratividade.

Fizemos esse post para mostrar do que se trata o conceito e quais os prejuízos que podem ser causados, de modo com que as empresas se previnam. Acompanhe e saiba mais sobre o assunto!

O que é absenteísmo?

O absenteísmo é uma palavra derivada do latim, que tem como significado “ausência” ou “estar fora”. Nas empresas, é usada para se referir aos momentos em que os colaboradores não se encontram no local de trabalho. Isso pode ocorrer por conta de faltas, atrasos, ausências e afastamentos.

Como é de se imaginar, situações como essas interrompem o desenvolvimento de tarefas, que acabam prejudicando o trabalho de outros colaboradores e, por fim, a performance de um negócio.

Uma situação comum e que serve de exemplo é a sobrecarga de outros funcionários em função de ausência de outros membros do time. A consequência é a desmotivação e queda na produtividade.

Quais as principais causas do absenteísmo?

Há uma série de motivos que podem resultar em ausências no trabalho. Entre eles, é possível citar:

  • problemas físicos, como doenças ocupacionais;
  • problemas psicológicos, como estresse, ansiedade e depressão;
  • líderes inexperientes ou autoritários em excesso;
  • falta de infraestrutura relacionada a equipamentos e ferramentas para o trabalho;
  • metas intangíveis;
  • cansaço físico ou mental;
  • comunicação inadequada ou ineficiente;
  • ambiente de trabalho desmotivador;
  • excesso de atribuições.

Grande parte dessas situações podem ser evitadas a partir de mudanças na estrutura e cultura organizacionais.

Inclusive, o nível de absenteísmo de uma empresa demonstra justamente que há fatores desfavoráveis ocorrendo. Portanto, se faz necessário analisar quais são eles e de que forma revertê-los para combater o problema.

Quais são os tipos de absenteísmo?

O absenteísmo envolve diferentes tipos. Conhecê-los é fundamental para evitar que ausências e faltas ocorram excessivamente, trazendo prejuízos.  Confira algumas razões que levam os colaboradores a não estarem presentes na empresa durante o turno de trabalho:

  • voluntários, quando o funcionário não justifica a ausência;
  • doenças;
  • acidentes de trabalho ou doença ocupacional;
  • questões legais;
  • situações externas que impeçam o colaborador de chegar até a organização, como greves de ônibus e desastres naturais, o que é considerado absenteísmo compulsório.

Como reduzir o absenteísmo?

Há uma série de ações que podem ser utilizadas para a redução do absenteísmo. A primeira medida é a valorização do fator humano. Nesse sentido, é válido a estruturação da equipe de Recursos Humanos (RH), com ações que visem o engajamento e motivação do time. Esse simples recurso pode contribuir com a produtividade e resultados da equipe. Consequentemente, há a otimização dos resultados como um todo.

Além disso, é válido analisar o espaço de trabalho, melhorando aspectos que possam contribuir com problemas como doenças ocupacionais, e também o ambiente de trabalho. Isso inclui disponibilizar um ambiente limpo, agradável, confortável e seguro aos times. Outra estratégia é investir na saúde dos colaboradores, realizando ações como ginástica laboral e programas anti tabagismo, por exemplo.

No mais, é necessário acompanhar de perto o desempenho dos funcionários, de modo a fornecer feedbacks constantes, otimizar a comunicação e atender demandas que possam estar contribuindo para o absenteísmo.

Depois de ler o nosso artigo, você pôde comprovar a importância de combater o absenteísmo para garantir a motivação dos colaboradores e sua produtividade. Como é de se imaginar, isso se reflete diretamente nos resultados.

Por isso, é importante para as empresas entenderem as causas e ficar em estado de alerta quando os motivos são por questões de saúde. Nesse caso, priorizar a saúde corporativa pode ser uma ótima maneira de solucionar o problema.

Redação Empresas e Cooperativas

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