Delegar tarefas é uma das ferramentas essenciais no gerenciamento de uma empresa e é característica de uma boa liderança. Sem delegação, não é possível executar grandes projetos ou encontrar tempo para realizar todas as tarefas essenciais. Além disso, delegar tarefas mostra a confiança que o dono da empresa tem em seus colaboradores. No entanto, existem algumas situações em que a delegação é inadequada e algumas ações específicas devem ficar exclusivamente nas mãos do empresário, independente do tamanho da empresa.
O dono da empresa precisa comunicar à sua equipe a visão estratégica e os valores que empresa representa. Sem essa base, qualquer organização, por mais promissora que seja sua proposta de valor, será prejudicada e eventualmente fragmentada ou perdida.
O empresário nunca deve deixar de lado os aspectos mais importantes de sua posição, que é a função estratégica, finanças e de tomada de decisão.
Essas são áreas que acrescentam maior valor para a empresa. Ao terceirizar o trabalho para um funcionário, o dono da empresa pode se encontrar indefeso caso o empregado-chave resolva sair da empresa ou exija um aumento salarial alto. Pior ainda, se um concorrente roubar esse funcionário para competir contra você!
A equipe pode e deve contribuir para a função estratégica, bem como ter colaboradores que controlam o dia a dia das finanças e outros que sejam são bons conselheiros, mas as tomadas de decisões devem ser do empresário.
Não importa o quão grande é a crise, a presença do dono de empresa é necessária. É importante mostrar para todos que ele está monitorando a situação e determinado em encontrar uma solução. Não importa se a sua organização está negociando em um sequestro ou tentando salvar a maior conta da empresa; um líder sábio vai estar presente e envolvido.
Às vezes, não importa se alguém pode fazer o trabalho; há eventos em que apenas a presença do líder de uma organização irá agradar as pessoas. Normalmente, são eventos sociais de especial importância, como casamentos ou funerais de familiares próximos das pessoas-chave para a empresa. Ou até mesmo durante ritos como a concessão de certificados de reconhecimento. Os políticos, por exemplo, estão profundamente conscientes disso e muitos fazem questão de estar presentes nesses eventos tanto quanto possível, afinal, isso repercute na imagem.
Existem certas tarefas que requerem conhecimento de informações confidenciais. Entre esses estão segredos comerciais que não devem cair em mãos erradas, alguns documentos da empresa e arquivos pessoais que podem revelar informações prejudiciais. Então, é importante cercar-se de medidas para impedir a possibilidade de vazamento, uma delas é não delegar.
Vale ressaltar que há outras informações para os quais os colaboradores precisam ter acesso, mas que não devem ser utilizados fora do ambiente de trabalho, para essas é importante que a empresa tenha recursos tecnológicos para controlar e rastrear o acesso.
Especialmente se você é o dono da empresa, não pode delegar completamente essas tarefas. Os investidores querem ouvir da pessoa responsável a notícia, seja ela boa ou má.
Talvez o mais importante trabalho de um gerente esteja em construir, treinar e nutrir sua equipe; é por isso que é vital não terceirizar completamente essas tarefas, a última entrevista deve ser realizada com o empresário.
Trazendo o talento certo, reunindo uma equipe que funciona bem e compreendendo que os membros precisam de treinamento, mentoring ou incentivos, terão as ferramentas para o sucesso.
Essas tarefas são os dois lados da mesma moeda. As pessoas vão naturalmente confiar e ser mais fiel à pessoa que faz elogios ou pedidos ajustes, e quanto mais alto o cargo que a pessoa ocupa na empresa, mais impacto essas palavras irão ter. Da mesma forma, o feedback ainda que negativo, quando feito de forma construtiva, pode contribuir para mudança de postura e maior engajamento do colaborador.
É indispensável que o empresário conheça o ambiente externo em que a empresa atua, e esteja sempre atento ao posicionamento e reputação da marca no mercado para fazer os ajustes, sempre necessários, visando alinhar os passos à visão e missão planejadas.
Como já dissemos anteriormente, delegar tarefas é essencial em uma organização, porém essas tarefas que citamos no texto precisam ser feitas pelos empresários. Caso eles deleguem aos colaboradores, a empresa pode começar a perder força ou ter pontos importantes de vulnerabilidades.
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Saber delegar de forma assertiva também faz das atribuições de um bom estrategista.