Empreendedorismo

9 ações estratégicas que o dono da empresa não pode delegar

Delegar tarefas é uma das ferramentas essenciais no gerenciamento de uma empresa e é característica de uma boa liderança. Sem delegação, não é possível executar grandes projetos ou encontrar tempo para realizar todas as tarefas essenciais. Além disso, delegar tarefas mostra a confiança que o dono da empresa tem em seus colaboradores. No entanto, existem algumas situações em que a delegação é inadequada e algumas ações específicas devem ficar exclusivamente nas mãos do empresário, independente do tamanho da empresa.

Ações estratégicas que o dono da empresa não pode delegar:

1- Visão estratégica e valores

O dono da empresa precisa comunicar à sua equipe a visão estratégica e os valores que empresa representa. Sem essa base, qualquer organização, por mais promissora que seja sua proposta de valor, será prejudicada e eventualmente fragmentada ou perdida.

 

2- Funções essenciais ou responsabilidades

O empresário nunca deve deixar de lado os aspectos mais importantes de sua posição, que é a função estratégica, finanças e de tomada de decisão.

Essas são áreas que acrescentam maior valor para a empresa. Ao terceirizar o trabalho para um funcionário, o dono da empresa pode se encontrar indefeso caso o empregado-chave resolva sair da empresa ou exija um aumento salarial alto. Pior ainda, se um concorrente roubar esse funcionário para competir contra você!

A equipe pode e deve contribuir para a função estratégica, bem como ter colaboradores que controlam o dia a dia das finanças e outros que sejam são bons conselheiros, mas as tomadas de decisões devem ser do empresário.

 

3- Situações de crise

Não importa o quão grande é a crise, a presença do dono de empresa é necessária. É importante mostrar para todos que ele está monitorando a situação e determinado em encontrar uma solução. Não importa se a sua organização está negociando em um sequestro ou tentando salvar a maior conta da empresa; um líder sábio vai estar presente e envolvido.

4- Tradições e etiqueta

Às vezes, não importa se alguém pode fazer o trabalho; há eventos em que apenas a presença do líder de uma organização irá agradar as pessoas. Normalmente, são eventos sociais de especial importância, como casamentos ou funerais de familiares próximos das pessoas-chave para a empresa. Ou até mesmo durante ritos como a concessão de certificados de reconhecimento. Os políticos, por exemplo, estão profundamente conscientes disso e muitos fazem questão de estar presentes nesses eventos tanto quanto possível, afinal, isso repercute na imagem.

5-Assuntos Confidenciais

Existem certas tarefas que requerem conhecimento de informações confidenciais. Entre esses estão segredos comerciais que não devem cair em mãos erradas, alguns documentos da empresa e arquivos pessoais que podem revelar informações prejudiciais. Então, é importante cercar-se de medidas para impedir a possibilidade de vazamento, uma delas é não delegar.

 

Vale ressaltar que há outras informações para os quais os colaboradores precisam ter acesso, mas que não devem ser utilizados fora do ambiente de trabalho, para essas é importante que a empresa tenha recursos tecnológicos para controlar e rastrear o acesso.

6- Angariação de fundos e relações com investidores

Especialmente se você é o dono da empresa, não pode delegar completamente essas tarefas. Os investidores querem ouvir da pessoa responsável a notícia, seja ela boa ou má.

 

7- Formação de equipe

Talvez o mais importante trabalho de um gerente esteja em construir, treinar e nutrir sua equipe; é por isso que é vital não terceirizar completamente essas tarefas, a última entrevista deve ser realizada com o empresário.

Trazendo o talento certo, reunindo uma equipe que funciona bem e compreendendo que os membros precisam de treinamento, mentoring ou incentivos, terão as ferramentas para o sucesso.

 

8- Feedbacks

Essas tarefas são os dois lados da mesma moeda. As pessoas vão naturalmente confiar e ser mais fiel à pessoa que faz elogios ou pedidos ajustes, e quanto mais alto o cargo que a pessoa ocupa na empresa, mais impacto essas palavras irão ter. Da mesma forma, o feedback ainda que negativo, quando feito de forma construtiva, pode contribuir para mudança de postura e maior engajamento do colaborador.

 

9-Reputação da marca

É indispensável que o empresário conheça o ambiente externo em que a empresa atua, e esteja sempre atento ao posicionamento e reputação da marca no mercado para fazer os ajustes, sempre necessários, visando alinhar os passos à visão e missão planejadas.

Conclusão

Como já dissemos anteriormente, delegar tarefas é essencial em uma organização, porém essas tarefas que citamos no texto precisam ser feitas pelos empresários. Caso eles deleguem aos colaboradores, a empresa pode começar a perder força ou ter pontos importantes de vulnerabilidades.

 Que tal começar a ter o domínio do seu negócio? Como está o seu planejamento estratégico? Ainda não fez? Saiba porque ele é essencial para o crescimento do seu negócio.

Redação Empresas e Cooperativas

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