A qualidade e a segurança dos pacientes deve ser o objetivo das instituições de saúde. A conquista pode ser comprovada pela acreditação hospitalar.
Sua instituição de saúde já é certificada?
Entenda nesse texto a importância, os benefícios e como deve ser feita a acreditação hospitalar.
A acreditação hospitalar é um processo de avaliação e certificação de qualidade que ocorre de forma voluntária, periódica e reservada.
Isso significa que a acreditação não é uma fiscalização, na verdade, são as instituições de saúde que procuram esse tipo de avaliação para melhorarem os seus serviços.
Durante o processo, diversos pontos são avaliados e os profissionais responsáveis pela acreditação, que são especialistas da área da saúde, indicam as melhorias que devem ser feitas em relação ao atendimento, insumos, gestão, processos e tudo aquilo que envolve a instituição.
A acreditação hospitalar funciona como uma certificação de qualidade, como a ISO, por exemplo, mas nesse caso é exclusiva para instituições de saúde. A estratégia pode ser comparada a um programa de educação continuada.
Isso porque também estimula o entendimento estratégico, a conformidade produtiva multiprofissional, a racionalização de insumos e a otimização dos resultados nesses ambientes.
Segundo a Organização Nacional de Acreditação (ONA), a acreditação hospitalar tem como base 3 princípios fundamentais. São eles:
A avaliação é feita pelas Instituições Acreditadoras Credenciadas pela ONA e tem como referências o Manual Brasileiro de Acreditação e o Sistema Brasileiro de Acreditação.
As empresas brasileiras podem ser reconhecidas por meio de 3 selos:
Destinado as organizações que cumprem todos os requisitos de segurança ao paciente, incluindo fatores estruturais e assistenciais. Sua validade é de dois anos.
Oferecido às instituições que, além de cumprirem os critérios de segurança, apresentam gestão integrada, em que a acontece a comunicação integral entre os processos. Sua validade é de dois anos.
Selo entregue às instituições que apresentam excelência em gestão. Além de atenderem os parâmetros citados acima, ainda cumpre com outros requisitos que as levam ao nível 3. Sua validade é de três anos.
O processo de acreditação hospitalar vai muito além da obtenção de um selo ou certificado. Ele é uma das estratégias para averiguar a qualidade dos serviços das instituições de saúde, e de evidenciar a eficiência aos clientes/pacientes e mercado.
Essa melhora traz diversas vantagens para todos os envolvidos: instituições, colaboradores e pacientes. Confira:
A acreditação hospitalar pode auxiliar a instituição de saúde, seus colaboradores e pacientes, através das análises e mudanças dos processos realizados nos serviços de saúde.
Por isso, investir nela é muito importante para contribuir para a satisfação dos pacientes.
Agora que você conhece tudo sobre acreditação hospitalar, confira as melhores práticas para uma gestão hospitalar eficiente: clique aqui!
Publicado em 19 de março de 2019.
Atualizado em 13 de maio de 2022.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…