Investir em auxílio externo em áreas que vão além do seu conhecimento, pode garantir o avanço da empresa e evitar falhas que podem até mesmo fazer com que ela venha a fechar, como acontece com mais de 60% das empresas brasileiras antes de completarem cinco anos de trabalho.
E Se você é empreendedor, sabe que essa nunca será uma tarefa fácil, pois há inúmeros processos que necessitam de atenção. Porém, sem dúvidas, seguir o caminho com apoio de entidades para as micro e pequenas empresas torna as atividades mais assertivas, o que contribui para o sucesso do negócio.
Isso é o contrário do que você espera, não é mesmo? Por isso, criamos esse post. Vamos listar as entidades mais importantes do Brasil no que diz respeito ao apoio às micro e pequenas empresas, seja em seu plano de negócios, em consultorias específicas ou às linhas de crédito especiais.
Antes de falarmos sobre as organizações especificamente, é importante frisarmos a importância de o pequeno empreendedor contar com apoio especializado. Muitas vezes, há uma boa ideia na cabeça, mas sua forma de gestão não está bem estruturada.
Pela falta de experiência do empreendedor, alguns detalhes e processos fundamentais das micro e pequenas empresas acabam passando despercebidos ou levam muito mais tempo para serem executados, o que de uma forma ou de outra atrapalha no andamento do negócio.
Por isso, se sua empresa faz parte das 82,2% que não procuram nenhum um tipo de ajuda para o seu negócio, de acordo com dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM Brasil), pode ser o momento de mudar essa situação para melhor planejar, aumentar as vendas, o faturamento e se destacar perante a concorrência.
São vários os benefícios oferecidos por essas entidades de apoio para pequenas empresas, como a orientação para boas práticas de gestão, viabilização de projetos que se encontram no papel, diagnósticos, capacitações, orientações, ajuda financeira, entre outros. E a boa notícia é que muitos dos serviços e programas são gratuitos. Ou seja, não há motivos para deixar de contar com apoio!
Pelo que comentamos até o momento, esperamos que você esteja convencido sobre a importância de procurar ajuda especializada para auxiliar nos processos de sua empresa. Confira agora algumas das principais entidades brasileiras com as quais é possível contar:
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae é uma das entidades privadas sem fins lucrativos mais antigas do Brasil. Criado em 1972, tem como objetivos promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade de empreendimentos de micro e pequeno porte.
O Sebrae atua em todo o Brasil como um agente de capacitação e promoção do desenvolvimento. Apesar de não ser uma instituição financeira, pode atuar junto à bancos, cooperativas de crédito e instituições de micro crédito para que ofereçam produtos financeiros adequados a cada segmento.
Podem ser atendidos aqueles que pretendem montar o próprio negócio, quem já tem uma empresa e busca inovar ou os empreendedores que procuram a formalização.
Entre os serviços da entidades, são oferecidas informações e orientações aos empreendedores por meio de diversos conteúdos, consultorias, cursos e premiações.
A Endeavor é uma instituição de apoio para pequenas empresas que está presente em mais de 18 países, com foco em nações emergentes, como o Brasil.
A organização atua em três vertentes: localizar empreendedores de alto impacto que podem servir de exemplo em suas áreas de atuação, oferecer mais informações sobre administração e gestão por meio da educação e consultoria econômica.
Se você se interessou em fazer parte da entidade, saiba que é necessário passar por processos seletivos que duram de seis a 12 meses.
Durante o processo, são avaliados a vontade de o empreendedor em fazer diferente, o potencial do crescimento do negócio, seu estágio de maturidade e potencial competitivo, entre outros.
Apesar de ser um caminho relativamente longo a seguir, o esforço vale a pena. Isso porque as empresas que são escolhidas pela Endeavor passam por verdadeiras transformações, pois começam a ter contato com outros empreendedores do mesmo setor que estão tendo sucesso e contam com consultores que acompanham quinzenalmente o negócio e os ajudam na administração.
Em troca, o empreendedor que foi ajudado prestará auxílio para outros empreendedores mais tarde.
Como o nome sugere, a Associação Brasileira de Startups – ABStartups, foi criada em 2011, com o objetivo de auxiliar especificamente as startups, em um período onde nem se falava muito nelas.
A entidade oferece encontros entre as startups e stakeholders, educação por meio técnicas e conteúdos, representação nos setores público, privado e sociedade civil e bons descontos em softwares e serviços estratégicos para essas empresas.
A Rede Mulher Empreendedora – RME foi a primeira plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino no Brasil.
O apoio para pequenas empresas desta associação atuação acontece por meio da promoção de conteúdos relevantes, eventos para networking, cursos, mentorias, parcerias, disponibilização de espaços publicitários, indicações e um grupo de apoio com mais de 45 mil membros, onde são promovidas discussões e ajuda mútua.
Fundado em 2003 pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, o Centro de Estudos em Private Equity e Veture Capital – GVcepe, proporciona uma série de estudos e eventos voltados ao empreendedorismo.
Seu foco principal é colaborar com a análise e a produção do conhecimento. Por meio de seus programas, promove a competitividade, a inovação e a criação de empresas que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro.
Ambos os programas foram criados pela Shell. Tanto o Iniciativa Jovem quanto o Iniciativa Empreendedora possuem o objetivo de desenvolver empreendedores e apoiar projetos.
Isso se dá por meio da inscrição de jovens empreendedores, os quais, durante nove meses, passam por três etapas, que vão da apresentação da ideia, sua modelagem e validação até o funcionamento da empresa.
Após essas etapas, os participantes passam por uma banca avaliadora e, se o projeto for aprovado, eles participam de uma feira de empreendimentos sustentáveis, onde ocorre uma premiação.
Além disso, os jovens empreendedores que tiverem interesse podem solicitar a participação do seu negócio no processo de auditoria para obter um Selo de Empreendimento Sustentável, que hoje conta com 236 empresas.
O Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade – IBPQ, entidade sem fins lucrativos, com sede em Curitiba, é formado por empresas associadas, organizações governamentais e não governamentais, entidades de representação empresarial e de trabalhadores, instituições técnico-científicas e cidadãos.
Seu objetivo é promover a excelência em gestão, a produtividade, o empreendedorismo e a inovação nas organizações. Para isso, desenvolve uma série de ações, como diagnóstico empresarial, cursos e treinamentos e diversos projetos, como o Bioeconomia e o Startup Corporate.
A Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa – Finep, é um projeto do governo federal que busca fomentar a ciência, a tecnologia e a inovação. Isso se dá por meio do financiamento com encargos reduzidos para projetos de pesquisa, setores Aeroespacial, Defesa e Segurança, desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, entre outros, além de patrocínio para encontros, seminários e congressos e ações culturais e esportivas.
O BNDES, ou Banco de Desenvolvimento do Brasil, é uma entidade que busca a promover o desenvolvimento de empresas brasileiras por meio de financiamentos de longo prazo e operações em mercado de capitais.
Além disso, o banco atua na formulação de políticas públicas por meio de estudos próprios ou apoio em estudos de terceiros e na estruturação de projetos e produção de conhecimento através de análises do setor econômico e do desenvolvimento nacional.
Esse linha de crédito da Caixa Econômica Federal é uma opção de apoio para pequenas empresas que precisam de valores de até R$15 mil. O montante liberado depende da análise de crédito e da capacidade de pagamento da empresa. Hoje, é uma das formas mais fáceis e rápidas de se conseguir um crédito.
O Proger Urbano Capital de Giro, do Banco do Brasil, é outra linha de crédito que permite financiamentos de até R$200 mil. O prazo máximo para pagamento, nesse caso, é de 48 meses, sendo 12 meses de carência e limite financiável de 100%.
Depois de ler esse post, acha que alguma dessas entidades pode ajudar sua empresa a crescer? Possivelmente sua resposta seja sim! Então não deixe de aproveitar essas diversas oportunidades para o desenvolvimento e a inovação do seu negócio.
Agora que você já sabe que pode contar com apoios importantes para o desenvolvimento da sua pequena empresa. Que tal conferir esse conteúdo que aborda quais são as áreas essenciais que você deve cuidar em sua empresa.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…
View Comments
Ser empreendedor não é fazer as coisas sozinho. Ser empreendedor é sempre buscar parceiros que compartilhem do mesmo sonho.