Você tem uma empresa e quer garantir que ela conte com profissionais competentes, antenados e que contribuam com estratégias inovadoras? Muito provavelmente sua resposta foi sim! Nesse caso, conheça em nosso post o conceito de aprendizagem organizacional e 5 razões para que sua empresa a aplique em suas rotinas.
Quando se pensa em aprendizagem, normalmente o que vem à cabeça são cursos, palestras e outros tipos de capacitação. Porém, aprendizagem organizacional é mais do que isso. O conceito pode ser entendido como a reunião de conhecimentos aprendidos de forma formal e informal.
Apesar de o seu princípio ser o alcance de novos conhecimentos de maneira formal, por meio das especializações citadas acima, grande parte do que é aprendido em uma organização acontece no dia a dia, por meio de diálogos, trocas de experiências e exemplos.
É importante frisar que a aprendizagem organizacional acontece de maneira individual, pois acontece segundo a absorção de conhecimento de cada um e a maneira com que se lida com as vivências cotidianas.
A aprendizagem organizacional, como comentamos, acontece durante as experiências do dia a dia de cada pessoa que trabalha dentro de uma empresa. Veja como ela pode acontecer:
Pelo que você viu até aqui, deu para notar a importância da aprendizagem organizacional para o desenvolvimento de uma empresa? Veja agora mais 5 razões para implementar o conceito na prática em seu negócio:
A partir do conhecimento, ações e atividades necessárias para cada função se tornam mais eficazes e se utilizam de menos tempo. Isso quer dizer que os indicadores da empresa, como os desempenho, melhoram, e assim a organização pode se manter competitiva.
O capital humano de uma empresa, ou seja, seu colaboradores, são um fator indispensável para o seu sucesso. Afinal, são eles que fazem os processos acontecerem! Nesse caso, investir na aprendizagem organizacional é gerar mais valor, pois com desenvolvimento, como dissemos, há mais eficácia.
Hoje em dia uma empresa inovadora ganha muitos pontos em relação à concorrência, pois o consumidor atual é dinâmico e está em constante evolução.
E, ao promover a aprendizagem organizacional dentro do seu negócio, automaticamente os profissionais se tornam mais criativos e com maior possibilidade de trazer soluções de inovação.
O conhecimento aprendido por meio de experiências, como dissemos, é individual. Porém, depois que ele é absorvido, automaticamente é passado para outras pessoas, que continuarão com esse ciclo dentro da empresa.
Ou seja, tudo o que é assimilado acaba sendo disseminado, o que beneficia toda a organização.
Ao implementar a aprendizagem organizacional os processos podem ser pensados de maneira a que atendam, da fato, as necessidades dos clientes. E eles, ao notarem que a empresa está em constante evolução e se preocupa em atender bem, automaticamente ficarão satisfeitos e serão fidelizados.
Agora você sabe do que se trata a aprendizagem organizacional e alguns motivos para implementá-la em sua empresa, que tal começar por uma avaliação do seu negócio para observar como anda a disseminação do conhecimento? Depois disso, defina como cada um dos fatores podem ser melhorados.
Acha que esse artigo pode ser útil também para os seus conhecidos? Conheça também os benefícios da gestão por competência na sua empresa.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…
View Comments
Aprendizagem Organizacional um grande benefício não só para as corporações como para os colaboradores. Informação bem trabalhada gera conhecimento. Conhecimento bem aplicado cria um diferencial competitivo.