A avaliação de desempenho busca mensurar de maneira sistemática o desempenho dos colaboradores de uma empresa, contemplando as metades, os resultados a serem obtidos e a capacidade de cada colaborador.
Uma empresa que acompanha o trabalho de seus colaboradores e o seu desenvolvimento só tende a ganhar. E isso pode ser feito por meio da avaliação de desempenho, ferramenta aplicada pela gestão de recursos humanos com o objetivo de identificar como está a atuação de funcionários, seu desempenho, integração, motivação, entre outros.
Dessa maneira, é possível detectar os pontos positivos de cada um, os quais envolvem talentos e potencialidades que podem agregar à empresa e também as problemáticas e pontos fracos. A partir daí, os gestores podem aplicar medidas que exaltem o que é bom e auxiliem em possíveis dificuldades para que os aspectos negativos sejam revertidos.
Apesar de cada empresa implementar a ferramenta da maneira que mais se adeque à cultura organizacional, a avaliação de desempenho deve ser aplicada basicamente a partir das seguintes etapas:
O objetivo dessa avaliação é sempre equilibrar as metas da empresa com o que se espera dos colaboradores, juntamente com o seu bem-estar e motivação.
Como falamos, cada empresa pode aplicar uma metodologia diferente no que diz respeito à avaliação de desempenho, porém há alguns métodos bastante utilizados, e entre eles os 4 a seguir:
Essa é uma das mais completas formas de avaliação, pois, além do avaliado, todo seu círculo de interação também é analisado, como os gestores, colegas, fornecedores e até mesmo clientes.
Como o nome sugere, nesse caso é o colaborador que se auto analisa a respeito de seu desempenho, dificuldades, performance, atuação e motivação. Porém, esse método pode contar com a falta de sinceridade e, por isso, os resultados devem ser discutidos posteriormente entre gestor e funcionário. Além disso, é indicado que aconteça em conjunto com outras metodologias.
A avaliação de potencial é focada na carreira do colaborador a médio e longo prazo. Seu objetivo é detectar e analisar os pontos fortes que poderão contribuir para o desenvolvimento de atividades futuramente. Além disso, a empresa pode descobrir talentos que não estão sendo utilizados e aproveitá-los da melhor forma.
Esse método, criado por professores de Harvard, faz uma análise de desempenho a partir das perspectivas financeira do cliente, dos processos internos e aprendizado e crescimento. A partir das avaliações, são definidos objetivos para cada uma das perspectivas e as tarefas para que possam ser alcançados.
Pelo que você leu até agora, possivelmente já esteja ciente sobre a importância de se aplicar avaliações de desempenho em sua empresa. Confira agora mais algumas de suas vantagens:
A partir das avaliações, as empresas podem ter um panorama geral sobre a atuação do colaborador, o que inclui suas habilidades. Conhecendo os talentos de seus funcionários, é possível melhorar performances a partir de diferentes ações. Isso, sem dúvida, só trará benefícios para o andamento das atividades.
Quando um colaborador percebe que a empresa realmente se importa em conhecê-lo, aproveitar os seus talentos e melhorar os pontos fracos, automaticamente se sente mais motivado.
A partir do momento em que há a avaliação de desempenho e, com ela, a explanação sobre os objetivos e metas da empresa envolvendo o colaborador, ele sabe exatamente os caminhos a seguir e as falhas que precisam ser reparadas.
As avaliações de desempenho trazem ao colaborador um retorno sobre o seu trabalho e, mais do que isso, mostram os pontos que podem ser desenvolvidos e como a empresa pode ajudar.
A partir desse feedback, o funcionário começa a investir em seu desenvolvimento, melhora o desempenho e, com isso, contribui de forma mais eficiente com o sucesso da empresa.
Fazer avaliações de desempenho de forma constante, independentemente do porte da empresa, pode trazer mudanças muito positivas para a gestão de pessoas. Por meio delas, é possível identificar talentos e promover cursos e capacitações que auxiliem no desenvolvimento dos colaboradores, entre outras estratégias que contribuem para melhores resultados no futuro.
Além disso, ao detectarem deficiências, tanto a empresa quanto funcionários podem ser esforçar no sentido de fazer com que elas sejam revertidas e os processos melhorem.
Gostou do nosso artigo sobre avaliação de desempenho? Saiba também como reduzir a rotatividade dentro do seu negócio.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…
View Comments
A Avaliação de Desempenho dentro de uma organização demonstra o quão é importante valorizar o capital intelectual. A avaliação não tem caráter punitivo, como alguns colaboradores pensam ou imaginam, às vezes por falta de informação, ela tem como primazia descobrir, motivar e potencializar talentos.