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Qual é a Sua Principal Competência Individual?

Você já percebeu que algumas pessoas se destacam pelas habilidades que elas têm? Entenda melhor como possuir uma competência individual pode atribuir mais valor aos seus serviços.

Desenvolver uma competência individual pode ser a chave para otimizar suas relações pessoais e profissionais. Além de se tornar uma pessoa mais prestativa, você também pode virar um agente muito valioso para sua empresa.

Mas será que você realmente sabe quais são essas competências, sua importância e, ainda, como desenvolvê-las? Acompanhe esse artigo até o final e descubra estes e outros pontos essenciais. Boa leitura!

 

O que é competência individual?

De acordo com a tríade do modelo conhecido como CHA, que falaremos adiante, podemos definir competência individual como a capacidade de um indivíduo de realizar uma tarefa ou alcançar um objetivo com conhecimento, habilidade e atitude.

Muitas pessoas acreditam que competências e qualidades são a mesma coisa. Por isso, é importante diferenciar esses conceitos para que você não se confunda.

 

O que define uma competência?

Um traço importante das competências, que acaba estabelecendo essa diferença, é o fato de que elas podem ser adquiridas e desenvolvidas com bastante experiência e prática.

Exemplos de competências são:

  • Comunicação;
  • Ética;
  • Raciocínio lógico;
  • Liderança;
  • Inteligência emocional;
  • Entre outros.

 

O que é uma qualidade?

Já a qualidade é algo natural de uma pessoa, aquilo que dificilmente pode ser adquirido por meio da aprendizagem. Como, por exemplo:

 

  • Honestidade;
  • Humildade;
  • Paciência;
  • Carisma;
  • Entre outros.

 

É importante pontuar que as pessoas possuem diferentes características, profissões e estilos de vida, que podem exigir competências específicas. Isso pode facilitar o desenvolvimento dessas habilidades em relação às outras pessoas.

 

O que significa CHA?

A sigla CHA significa Conhecimento, Habilidades e Atitude. Ela foi apresentada no livro “The quest for competences” de Scott B. Parry, onde o autor destaca que o conjunto desses três elementos forma uma competência individual.

Pela linha de raciocínio de Parry, o conhecimento refere-se ao conjunto de informações, conceitos e aprendizado teórico que uma pessoa adquire através de estudos e treinamentos.

Já a habilidade está relacionada à aplicação prática dos conhecimentos, que visa ampliar o desenvolvimento técnico do indivíduo.

Por fim, a atitude se refere aos traços comportamentais, éticos e pessoais. É o ato de buscar saber se desenvolver e melhorar as habilidades, querer desempenhar as competências ou não.

 

Quais são os principais tipos de competências?

Podemos dividir os diferentes tipos de competência individual em quatro grandes categorias, que envolvem as principais capacidades das pessoas: técnicas, socioemocionais, comportamentais e gerenciais.

 

Competências técnicas

É o conjunto de habilidades e conhecimentos específicos para desempenhar determinada tarefa ou função. Elas são geralmente adquiridas através de treinamentos, aulas teóricas e pela experiência profissional.

Isso quer dizer que todo cargo profissional exige certo grau de competência técnica. É por isso que não podemos realizar qualquer atividade laboral sem ter o mínimo conhecimento especializado.

Basicamente, um médico não pode realizar um procedimento cirúrgico em um paciente sem saber como manusear um bisturi, e um cabeleireiro não pode fazer tratamentos químicos capilares sem conhecer os riscos de interações com os produtos já presentes no cabelo da sua cliente.

 

Competências socioemocionais

Essas estão ligadas à capacidade de controlar as emoções, interagir com as pessoas e atuar em equipe. Nós desenvolvemos essas capacidades desde a escola, onde nos relacionamos com diferentes personalidades diariamente.

Exemplos dessas competências são:

 

Competências comportamentais

Como o nome já diz, se referem aos comportamentos e atitudes que assumimos em diferentes situações. Elas são, muitas vezes, adquiridas conforme a vivência e experiência do indivíduo.

Algumas dessas capacidades são:

  • Proatividade;
  • Pontualidade;
  • Ética profissional.

 

Competências gerenciais

Refere-se às habilidades específicas de controle e administração geralmente realizadas por um gestor, mas que também podem fazer parte do conjunto de competências de qualquer outro colaborador.

Elas podem ser adquiridas tanto em cursos, quanto pela experiência de um profissional que precisa coordenar e motivar as equipes e grupos de trabalhadores. Entre todas, destacamos:

 

 

Lembre-se de que todas essas competências individuais formam um profissional mais qualificado e completo. Elas não são exclusivas de gestores e líderes, mas destacam o bom colaborador que visa o crescimento pessoal e da empresa.

 

Qual é a importância da competência individual na competência organizacional?

Você provavelmente já ouviu aquele ditado que fala “a união faz a força”, certo? E a importância da competência individual na organização está inserida nisso.

Resumidamente, podemos entender a competência organizacional como a capacidade de uma empresa ou organização de utilizar suas habilidades e recursos para alcançar seus objetivos e ter uma identidade própria para se apresentar com relevância no mercado.

Essa competência é formada pela união e integração das capacidades individuais. Ou seja, são as competências de cada colaborador e gestor que, agrupadas, farão as ações da empresa acontecerem de maneira fluida e eficiente.

Eis aí a importância de descobrir e desenvolver suas habilidades individuais: você se torna uma peça-chave e de grande valor dentro da organização profissional em que está inserido.

 

Como descobrir a sua principal competência individual?

Agora que você entende a importância das competências individuais, pode estar curioso sobre como descobrir as que você já tem e, ainda, como desenvolver novas habilidades. Você pode seguir estas orientações:

 

1 – Faça uma autoavaliação

O primeiro a se fazer é identificar as competências que você já tem. Faça uma reflexão sobre você, pense nas habilidades que adquiriu durante suas experiências profissionais e vivências sociais.

Você também pode pedir feedback aos seus amigos e familiares, para que eles te ajudem a pontuar seus talentos e pontos onde você pode melhorar.

 

2 – Elabore um plano de desenvolvimento de competência individual

Com isso, você precisará criar um plano de ação para estabelecer metas e prazos a serem cumpridos, que te ajudem a desenvolver as competências desejadas.

 

3 – Procure capacitação

Como falamos anteriormente, algumas capacidades envolvem treinamentos e cursos técnicos para serem desenvolvidas da melhor forma. Além da base formal e pedagógica, você pode utilizar a tríade da sigla CHA para aperfeiçoamento pessoal.

 

4 – Pratique a sua competência individual

Não deixe de praticar suas novas competências individuais e procure sempre se desafiar com diferentes situações para manter o ritmo.

 

Considerações finais

Conforme você pode notar, a competência individual é fundamental para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Mas, além dela, existem outros tipos de competências, como as comportamentais, por exemplo. Você sabia que é possível desenvolvê-las? Descubra como!

Redação Empresas e Cooperativas

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