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Competências Comportamentais: Como Elas Interferem na Sua Empresa?

Você sabe o que são as competências comportamentais e qual a importância delas no mercado de trabalho e crescimento empresarial?

O mercado de trabalho vive em constante transformação, ele está sempre se adequando ao tempo presente e a sociedade em que está inserido.

Atualmente, as competências comportamentais são uma parte importante desse cenário, e é sobre elas que falaremos aqui.

Vamos também apresentar as competências que um gestor, empreendedor e CEO devem ter.

Quer saber quais são? Continue lendo esse texto!.

 

O que é competência e quais são os tipos?

As competências são aptidões e características de cada pessoa. No mercado de trabalho elas determinam a personalidade do trabalhador.

Elas podem ser de diferentes tipos, presentes em áreas distintas, como as características técnicas e as comportamentais.

Vale ainda destacar que não se relacionam diretamente com coisas boas ou ruins, mas as habilidades que cada pessoa tem.

É a partir do conhecimento das competências que o profissional pode trabalhar suas habilidades e escolher a carreira em que irá se desenvolver melhor.

Elas podem ainda ser definidas através do conceito “CHA”, sigla para conhecimentos, habilidades e atitudes, que são o tripé das competências.

Esse conceito serve como norteador para definir em quais competências cada pessoa se desenvolve melhor.

É importante ainda esclarecer que elas não são consideradas dons, pois podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas de acordo com a necessidade.

 

O que são competências comportamentais?

As competências comportamentais estão diretamente ligadas às atitudes e hábitos de cada pessoa e pode ser definida como a personalidade de cada um.

Comunicativo, paciente, cauteloso e decidido… essas são algumas características que podem ser definidas como competências.

Mas você sabe por que elas se tornaram tão importantes para o mercado de trabalho?

Isso ocorreu porque o mercado se reinventou e se adaptou. Hoje, empresas e empresários já perceberam que é preciso mais do que conhecimento técnico.

As relações têm se tornado parte importante do desenvolvimento empresarial, principalmente para as empresas que se atentam à saúde mental.

Por isso, encontrar profissionais com habilidades comportamentais e alocá-los nas áreas em que podem se desenvolver tem sido a saída para o crescimento de maneira saudável.

Dessa maneira, é possível unir o crescimento do negócio com o desenvolvimento de seus profissionais, sem prejudicar a saúde física e mental deles.

 

Diferença entre as competências técnicas e comportamentais

Como já mencionamos, existem competências comportamentais e técnicas. Mas, você sabe diferenciar cada uma delas?

De maneira geral, as competências técnicas são aquelas adquiridas a partir da formação, com cursos, treinamentos e outras fontes de conhecimento.

Sendo assim, elas são a habilidade para desenvolver planilhas, escrever bem e criar programas, por exemplo.

São as competências técnicas que definem a profissão que vamos seguir: jornalista, engenheiro, dentista, médico, professor, entre outros.

Ela não é uma característica do ser, mas algo adquirido ao longo da vida através de estudos e prática.

Já a competência comportamental se relaciona aos hábitos e atitudes de cada um, a personalidade que temos e vamos desenvolvendo ao longo da vida.

Comunicativo, tímido, proativo, analisador… são habilidades que podemos observar em crianças e que com os anos vão se aprimorando.

No entanto, é possível desenvolver competências comportamentais.

Por exemplo, uma pessoa mais tímida pode buscar se tornar mais comunicativa, embora isso não seja algo da personalidade dela.

 

Quais são as principais competências comportamentais?

Dentre todas as competências comportamentais, podemos destacar: liderança, automotivação, trabalho em equipe, criatividade, comunicação e adaptabilidade.

Abaixo, vamos falar um pouco mais sobre cada uma e como elas se encaixam no âmbito do trabalho.

 

Liderança

Essa é a competência de líderes e gestores de uma equipe, projeto ou departamento.

Eles conseguem liderar pessoas e equipes, os inspirando para buscar os melhores resultados e pegando o melhor de cada talento do time.

 

Automotivação

Algumas pessoas se mantêm motivadas mesmo em tempos de crise, essas, são as eternas otimistas.

A automotivação é uma competência que ajuda no ambiente de trabalho, uma vez que essas pessoas conseguem sempre ver o melhor de tudo e encontrar uma saída.

 

Trabalho em equipe

Trabalhar em equipe é ser flexível para lidar com opiniões e personalidade diversas, conseguindo colaborar para o crescimento do time e da empresa.

 

Criatividade

A competência da criatividade está ligada à capacidade de inovação, encontrar soluções e criar oportunidades.

Pessoas criativas vão além do óbvio e ousam fazer as coisas de forma diferente.

 

Comunicação efetiva

Se comunicar bem é uma habilidade, e algumas pessoas a dominam bem.

Falar e ser compreendido para diferentes públicos não é uma tarefa tão simples assim, mas os que têm comunicação efetiva, conseguem.

 

Adaptabilidade

Essa á a capacidade de se adaptar a mudanças e novos ambientes de forma rápida, seja na mudança de gestão ou na programação da empresa.

Todas essas competências comportamentais são apenas algumas, das diversas existentes.

Elas estão relacionadas ao desenvolvimento de cada pessoa no ambiente de trabalho.

 

Boas práticas para desenvolver as competências comportamentais

Existem algumas boas práticas que te ajudam na tarefa de desenvolver competências comportamentais.

É isso que você vai ver no passo a passo abaixo:

 

1.   Defina uma meta

Em primeiro lugar, é importante ter uma meta e conhecer as competências que você quer desenvolver.

Mas lembre-se de priorizar. Qual competência é mais importante e requer um desenvolvimento mais rápido? Foque nessa.

Feito isso, é importante entender o que se busca com ela, para que o desenvolvimento tenha um objetivo e não seja em vão.

 

2.   Invista em conhecimento

As competências comportamentais podem ser desenvolvidas através de conhecimento, como em livros e cursos.

Além disso, é fundamental investir em autoconhecimento. Dessa maneira é possível entender o melhor caminho para alcançar seu objetivo.

 

3.   Coloque as competências comportamentais em prática

Por fim, é importante colocar as habilidades da competência em prática de maneira diária, mesmo que esteja no estágio inicial de desenvolvimento.

Por exemplo, para desenvolver a competência da adaptabilidade é importante não se apegar a rotinas e padrões, procurando ser mais flexível e compreensível.

Dessa maneira é possível desenvolver a competência para ter um desempenho melhor profissionalmente.

 

Quais são as principais competências comportamentais de um gestor?

Um gestor necessita de competências comportamentais específicas para o seu cargo, como liderança, motivação e comunicação efetiva.

Esses profissionais estão à frente da empresa e vão representá-la e guiar seus funcionários em busca do sucesso.

Sendo assim, um bom gestor precisa ter algumas competências comportamentais, como:

  • Liderança;
  • Trabalho em equipe;
  • Motivação;
  • Adaptabilidade;
  • Comunicação efetiva;
  • Equilíbrio emocional;
  • Negociação;
  • Criatividade.

 

Essas são competências para que gestores e líderes consigam alcançar a expectativa da empresa e de seus liderados de forma satisfatória para ambas as partes.

 

Quais as competências comportamentais essenciais de um empreendedor?

Ser empreendedor não é fácil e requer competências essenciais para empreender, como uma boa comunicação, inovação e organização.

Um empreendedor passa por muitas situações em sua rotina, seja com clientes ou fornecedores e precisam de tais competências para conseguirem lidar com elas.

Essas competências do empreendedor incluem:

  • Boa comunicação;
  • Liderança;
  • Inovação;
  • Autoconfiança
  • Criatividade;
  • Saber trabalhar em equipe;
  • Planejamento.

 

Se você é ou pretende se tornar um empreendedor, e não tem todas as competências citadas, não se preocupe.

Isso porque essas competências vão se desenvolver conforme experiências e situações na sua trilha do empreendedorismo.

 

Quais as competências indispensáveis para um CEO?

Um CEO é cargo com alto poder, e com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, portanto ele precisa ter competências como liderança, comunicação e influência.

Abaixo, listamos as principais competências indispensáveis para um CEO:

  • Poder de influência;
  • Comunicação efetiva;
  • Liderança;
  • Negociação;
  • Agilidade;
  • Inteligência Emocional;
  • Criatividade.

 

Essas competências são adquiridas em toda a sua prévia experiência no mercado de trabalho em cargos inferiores.

Entretanto, se um CEO “cai de paraquedas” nesse cargo, ele precisa estar preparado para os desafios que vai enfrentar e ir em busca do desenvolvimento das competências.

 

Considerações finais

Você aprendeu sobre as competências comportamentais e técnicas, as diferenças entre as duas e alguns exemplos das principais competências.

Além disso, também viu como elas são aplicadas nas empresas e quais são as competências para os gestores, empreendedores e CEO. Quer saber quais os passos para uma gestão de alta performance? Confira.

 

 

Redação Empresas e Cooperativas

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