As novas prioridades do mercado criam um fluxo de transformações no atual modelo de gestão. Novas habilidades são necessárias para as futuras gerações e os executivos devem sempre se reinventar de acordo com as mudanças apresentadas.
A relação com o tempo mudou, tudo é online, agora, e essa mudança não é novidade, mas ela se acelera ano após ano. Dez anos foram reduzidos para dois e vão diminuindo sistematicamente gerando transformações que tornam os negócios um ambiente cada vez menos previsível.
O “Choque do Presente”, termo cunhado por Douglas Rushkoff, descreve a era digital como uma forma frenética de informações e as novas peças-chave no mercado de trabalho precisam se adaptar continuamente para não ficarem obsoletas.
A nova geração exige tudo ao mesmo tempo, não se pode mais focar em apenas uma grande característica profissional, e sim ter a capacidade de pensar amplamente para buscar a excelência em diversas áreas e evoluir com o novo comportamento do mercado.
As inovações devem pautar a mente dos novos executivos. Estar sempre conectado, aberto a novas experiências e pensar fora da caixa sempre almejando o novo.
Toda essa gama de mudanças ininterruptas apresentadas diariamente cria novas características necessárias para os executivos do futuro. O resultado está atrelado às capacidades de desenvolvimento de habilidades estratégicas, gestão de pessoas e crises e sempre se reinventar para atender aos desafios propostos de buscar a inovação e ser um diferencial.
O mercado hoje apresenta uma grande rotatividade e um bom gestor deve apresentar qualidades para lidar com os funcionários e sempre manter uma equipe com uma alta performance e motivada para ir além dos resultados esperados.
As habilidades técnicas sempre serão de extrema importância para qualquer trabalho realizado, mas os atributos ligados à personalidade de um bom gestor otimizam a qualidade de toda uma equipe e diferenciam os grandes profissionais.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…
View Comments
O executivo moderno deve estar sempre atento a essas mudanças. A tecnologia já está intrínseca nas organizações, um caminho sem volta. Cabe, aos executivos desatualizados, fazer um upgrade das suas competências. Aos novos executivos, cabe continuar se aprimorando, ou seja, sempre estar num processo evolutivo.
Flexibilidade também deve ser uma característica do novo Executivo.