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Qual é o Papel da Comunicação na Liderança?

A comunicação é uma ferramenta usada pelos líderes para influenciar comportamentos. O objetivo da comunicação na liderança é criar confiança entre os líderes e os colaboradores.

A comunicação possui um papel fundamental na liderança, porque, por meio dela os gestores usam estratégias para engajar os funcionários e isso impacta de forma positiva no clima organizacional.

Quando esse processo de comunicação possui falhas, pode desencadear uma série de problemas, como:

  • Atrasos nas entregas;
  • Problemas nos relacionamentos interpessoais;
  • Desalinhamento dos projetos.

Portanto, o líder com boa comunicação contribui muito para a empresa, fazendo com que todos os envolvidos estejam motivados para realizar um trabalho de qualidade.

Quer saber mais sobre a importância da comunicação na liderança? Acompanhe o post abaixo!

 

 

O que é comunicação?

A palavra comunicação vem do latim communicare, ou seja, tornar comum. A comunicação é um processo básico nas relações humanas.

O processo de comunicação é a troca de informações entre os indivíduos e por meio dela é desenvolvida a personalidade individual e coletiva.

A comunicação só é eficaz quando a mensagem passada é entendida pelo receptor, se não houver a compreensão, a comunicação falhou.

Sob a ótica empresarial, a comunicação possui um papel fundamental, pois corresponde ao processo de troca de informações entre gestores e empregados.

Dentro das instituições, a comunicação pode ser analisada das seguintes maneiras:

  • Produção e controle: A comunicação tem o objetivo de instruir os funcionários em relação à realização do trabalho, qual o resultado esperado e qual será o controle de qualidade;
  • Inovação: Nesse tópico, a comunicação é responsável por informar mudanças de procedimentos e ideias que vão mudar o negócio;
  • Manutenção e socialização: É responsável por informar como o trabalho deve ser executado.

Portanto, para as companhias a comunicação é uma ferramenta usada de forma estratégica que visa o aumento da credibilidade, melhora a sua imagem no mercado e aumenta as vendas.

 

 

 

Qual a importância da comunicação na liderança?

Vimos que a comunicação é um processo nato do ser humano e que é utilizado em todos os campos da sua vida, inclusive no ambiente de trabalho.

Independente do porte da corporação, a comunicação na liderança possui um papel primordial, pois é a base para o bom funcionamento das atividades organizacionais e auxilia na execução das operações, trazendo resultados positivos.

O líder deve ser um bom comunicador e passar as informações que deseja de forma clara. Ele deve transmitir confiança no que diz, pois isso engaja e motiva a equipe.

Apesar disso, é importante também que ele seja um bom ouvinte, para entender quais são as dores dos colaboradores e pensar como pode ajudar.

No ambiente empresarial, o comunicador é um influenciador. Ele guia as pessoas a uma determinada conduta e ideias. Ele é capaz de inspirar o espírito de equipe e promover um ambiente em que todos sejam participativos.

Se a comunicação na liderança não está tendo êxito ela pode desmotivar o colaborador das seguintes formas:

  • Falhas de compreensão e retrabalho como consequência;
  • Falta de alinhamento das expectativas e tarefas;
  • Ausência de feedbacks ou apenas feedbacks ruins.

Essa situação traz consequências negativas, pois aumenta a rotatividade dos colaboradores e gera custos com desligamentos e admissões.

 

 

 

Os principais desafios da boa comunicação na liderança

Conforme o que vimos anteriormente, os gestores das organizações precisam desenvolver uma boa comunicação para serem bons líderes. Entretanto, alguns possuem dificuldades e acabam enfrentando alguns desafios como consequência:

 

1 – Conectar comunicação e estratégia:

A comunicação na liderança é uma ferramenta que deve ser usada de forma estratégica para unificar todas as áreas e os colaboradores das organizações.

Portanto, é necessário fazer um planejamento seguindo essas estratégias:

  • Onde a companhia deseja estar daqui alguns anos?
  • Quais os meios utilizados para atingir esse objetivo?
  • Como a comunicação pode mostrar os objetivos?

A partir dessas perguntas, os gestores podem definir de qual maneira as ferramentas de comunicação serão usadas para atingir as metas.

 

 

2 – Demonstrar confiança:

Se o gestor se comunica de forma clara e passa confiança para os funcionários, ele motiva a equipe.

Os colaboradores sabem quando podem confiar no líder. Quando ele está ali para além de fazer apenas avaliações sobre o trabalho, mas alguém com quem você pode aprender e se desenvolver.

A confiança é estabelecida quando o líder consegue se comunicar com clareza e se preocupar em manter um diálogo honesto com a equipe.

 

 

3 – Resolver situações:

Quando uma companhia passa por uma crise e possui falhas na comunicação, isso pode se tornar um grande desafio para solucionar o problema.

Para enfrentar as adversidades, todos precisam estar cientes da situação e do papel que desempenham na estabilização da empresa.

 

 

4 – Não aderir conceitos modernos:

Para a comunicação na liderança ser eficaz, as organizações precisam proporcionar aos colaboradores ferramentas para poderem emitir suas ideias e opiniões.

Se ainda está sendo usado modelos antigos para os colaboradores se comunicarem (ex: caixa de sugestões, jornais, mural de recados), não existe a acessibilidade que o funcionário precisa.

Por isso, é importante se atualizar para que o profissional consiga emitir opiniões. E o principal: sem medo de julgamentos. Em alguns casos, o próprio sistema de gestão (ERP) possui recursos eficientes de comunicação interna.

 

 

Como a boa comunicação na liderança influencia a empresa e seus resultados?

O clima organizacional possui muito impacto na forma que os empregados executam suas tarefas.

Quando o ambiente é saudável e agradável, o colaborador tende a produzir mais. A comunicação na liderança auxilia nesse processo, pois cria boas relações entre os trabalhadores.

Caso a comunicação na liderança não esteja sendo executada da melhor maneira, pode gerar crises que desmotivam o funcionário e, assim, o seu rendimento tende a abaixar e ele não tem vontade de executar suas tarefas.

Os gestores devem ser treinados para que a comunicação seja transmitida de forma correta para que os processos de troca de informações funcionem e que haja boas relações entre os funcionários.

Vamos ver como a comunicação na liderança influencia os resultados:

 

 

1 – Alinha as expectativas e melhora a produtividade

Se a empresa não dispõe de um sistema de comunicação eficiente, é possível que cada pessoa envolvida no processo tenha uma informação diferente e isso pode gerar trabalhos executados de forma errada.

Quando a comunicação na liderança é efetiva, o nível de retrabalho reduz significativamente.

 

 

2 – Escuta ativa

Ser um bom gestor é dar espaço para outros falarem e ouvir de forma genuína, por isso tenha uma escuta ativa.

Caso você esteja tendo algum problema, veja se alguém pode te auxiliar, escute os funcionários que estão no dia a dia da operação, eles podem ter ideias que irão te ajudar na solução.

Escute o que os colaboradores têm a dizer, as dúvidas e sugestões que eles podem levantar.

Isso motiva os funcionários, pois mostra que você se importa com eles e você também pode se beneficiar nessa troca.

 

 

3 – O colaborador se sente parte da empresa

Se as organizações possuem muitos colaboradores, elas podem sofrer com uma alta rotatividade.

Uma forma de evitar isso, é mostrar que o colaborador está conectado com a companhia e que a sua presença ali é importante.

Para isso, os coordenadores devem compartilhar quais os desafios estão enfrentando e mostrar como o trabalho de cada um ajuda a superar os obstáculos.

Outro ponto é que os funcionários se sentem valorizados quando as suas ideias são ouvidas e colocadas em prática pelos líderes.

 

 

4 – Evita fofocas

Quanto maior o número de funcionários, mais boatos irão circular pelos corredores. Isso ocorre, principalmente, quando a comunicação na liderança é deficiente.

Tente evitar ao máximo esse tipo de situações, pois isso impacta de forma negativa o trabalho do funcionário e pode diminuir a sua produtividade.

Sempre que houver alguma situação que caiba aos funcionários saberem o que está acontecendo, seja transparente, principalmente em situações de desligamento e sobre a situação financeira da organização.

 

 

5 – Reduz custos e evita desperdícios

Em ocasiões na qual a comunicação na liderança está tendo problemas, pode gerar custos desnecessário, como:

  • Trabalho em dobro: Quando dois ou mais funcionários executam a mesma tarefa porque não ficou claro quem tinha que fazer;
  • Retrabalho: Quando o colaborador não entende o que precisa ser feito ou caso alguém não tenha explicado, ele pode fazer da maneira errada e será necessário ajustar;
  • Inatividade: Os trabalhadores ficam sem tarefas pois não foi passado o que deveria ser feito;
  • Entregas fora do prazo: Se as informações não foram passadas de forma clara, o empregado pode não saber o momento da entrega e atrasar as atividades.

Sendo assim, a comunicação na liderança deve ocorrer de forma eficiente para que tudo esteja de acordo com os objetivos estabelecidos.

 

 

6 – Aumenta os ganhos financeiros

No momento em que a comunicação atinge todos os funcionários de forma clara, as atividades são executadas dentro do prazo e orçamentos estabelecidos. Isso causa redução nos gastos e, por consequência, melhora os resultados financeiros.

Além disso, quando os funcionários estão motivados eles produzem mais, portanto, não é necessário contratar mais pessoas para realizar as atividades.

 

 

7 – Gera competitividade no mercado

Uma forma da empresa se manter competitiva no mercado, é ter um ambiente interno eficiente. A comunicação na liderança ajuda a construir esse cenário positivo.

Tendo uma comunicação na liderança efetiva, você poderá beneficiar muito o seu negócio.

 

 

 

Como um líder deve se comunicar?

Vimos que a comunicação na liderança é uma habilidade essencial para os gestores e traz muitas vantagens para a empresa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como o gestor deve se comunicar com a equipe:

  • Crie uma rotina de comunicação: Um bom líder deve estar presente no dia a dia dos funcionários, deve ser objetivo nas reuniões, dar feedbacks com frequência e criar momentos para alinhar expectativas e reconhecer as conquistas da equipe;
  • Passar informações com clareza: Para que todos entendam as informações que você está transmitindo, você deve ser o mais claro possível. Cite qual o objetivo da tarefa, qual o prazo para execução, passo a passo para realizar e alinhe as expectativas de ambos;
  • Use os canais de comunicação: O gestor deve conhecer quais os meios de comunicação mais efetivos para a sua equipe. Para que a mensagem chegue a todos de forma objetiva, use as ferramentas a seu favor.
  • Objetividade: Ao se comunicar, o gestor deve ser claro e objetivo. Não dê muitos detalhes técnicos ou informações irrelevantes, defina o foco da sua fala e envolva os ouvintes.

 

 

 

Boas práticas para aprimorar o seu poder de comunicação

Para ser um bom gestor você deve dominar a arte da comunicação, entretanto alguns gestores podem possuir dificuldades em se comunicar.

Por esse motivo, vamos listar algumas dicas para que você possa desenvolver a habilidade de comunicação na liderança:

 

 

Use um meio de comunicação eficiente

De acordo com o tema que precisam debater, o gestor deve verificar qual o melhor meio para realizar a comunicação, e-mail ou chat, por exemplo.

 

 

Dê feedbacks

O feedback é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento das pessoas dentro da organização. É um processo que deve fazer parte do dia a dia da equipe.

Crie um diálogo construtivo com a equipe, assim todos saberão o que esperar de cada atividade.

O feedback possibilita corrigir falhas e melhorar processos empresariais, além de valorizar o trabalho de cada integrante.

 

 

Ouça a equipe

Além de saber se comunicar bem, é importante que o gestor também ouça o que os outros têm a dizer.

Quando alguém quiser falar algo com você, se mostre interessado e não dê apenas respostas rápidas.

Dessa maneira, você cria um vínculo com os colaboradores e quando for a sua vez de falar a pessoa estará disposta a te ouvir também.

 

Conheça as pessoas que estão te ouvindo

Dentro de uma organização cada pessoa é diferente, sendo assim, você precisa entender cada uma delas para saber de qual maneira você deve se comunicar.

Adeque o seu nível de linguagem e saiba qual o grau de interesse de quem está te ouvindo, assim você terá uma comunicação assertiva.

 

 

Saiba como e qual o momento certo de falar

Use a linguagem adequada para se comunicar com os funcionários. Evite usar palavras negativas, palavrões e gírias.

Ser claro na comunicação não significa ser grosso. Use o tom de voz e palavras apropriadas.

Dependendo do assunto a ser discutido, não fale na frente de todos, chame a pessoa para uma reunião e discutam os assuntos.

Essas práticas farão com que a comunicação na liderança seja ainda mais eficiente.

É fundamental que os colaboradores estejam bem-informados e integrados nos processos e isso ocorre através de uma comunicação assertiva.

Gestores que se preocupam com esse aspecto criam bons relacionamentos interpessoais – o que contribui para que o clima organizacional seja harmônico.

Quando a comunicação na liderança possui falhas, pode ocasionar conflitos e discordância entre os membros da equipe. E isso pode diminuir a produtividade dos funcionários.

Então, é fundamental que os gestores sejam bons comunicadores e estejam dispostos a ouvir seus funcionários.

Na sua empresa, a comunicação na liderança está sendo efetiva? Quer saber quais os tipos de liderança e como impactam a empresa? Confira.

 

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Redação Empresas e Cooperativas

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