A contratação por cooperativa de trabalho pode ser muito vantajosa para as empresas que desejam reduzir custos e ter a possibilidade de focar em seu negócio.
Quer saber quanto custa contratar uma cooperativa de trabalho? Continue lendo o texto!
As cooperativas de trabalho são associações formadas por profissionais que possuem o mesmo interesse e são geridas de forma democrática.
Os sócios cooperados trabalham de maneira autônoma, prestando seus serviços as empresas que os contratam, que são chamadas de tomadoras.
Quando uma empresa decide contratar uma cooperativa de trabalho, ele faz a contratação da mão de obra dos sócios cooperados.
Ao fazer esse tipo de contratação, a empresa tomadora recebe os serviços de sócios cooperados de forma qualificada e tem a redução de diversos custos trabalhistas.
Os sócios cooperados não tem os custos trabalhistas de um profissional CLT, mas eles têm direito ao descanso semanal remunerado, descanso anual remunerado, cobertura do INSS e de Seguro de Vida.
Sendo assim, quando comparado ao regime CLT significa que a contratação por cooperativa de trabalho proporciona uma redução de até 60% de custo.
A empresa contratante tem o custo da remuneração + 7,15% de imposto + a taxa administrativa e os benefícios, que são de acordo com a política de cada empresa.
A Lei Nº 12.690, permite que os sócios cooperados prestem serviço nas instalações da empresa contratante, tendo duração de trabalho normal, não superior a 8 horas diárias e 44 (quarenta e quatro) horas semanais, exceto quando a atividade por sua natureza, demandar a prestação de trabalho por meio de plantões ou escalas, facultada a compensação de horários.
Os sócios-cooperados são profissionais autônomos que unidos buscam oportunidades de trabalho. Portanto, são os principais interessados na prestação de serviços qualificados para a empresa contratante.
Ao firmar parceria com uma cooperativa, o contratante informa quais são as qualificações do profissional desejado, a cooperativa de trabalho identifica entre os cooperados cadastrados no banco de dados aqueles que preenchem os requisitos solicitados, estes são convocados para palestra na cooperativa, orientados para a prestação de serviços e após a aprovação do contratante estão aptos a iniciar o trabalho.
Após a contratação, a cooperativa de trabalho continua sendo a responsável pelo profissional, fazendo o acompanhamento da produtividade, gestão de apontamento e os fechamentos da folha de pagamentos e de benefícios.
Todos os cooperados são orientados por um gestor que acompanha o desenvolvimento do desempenho e faz o elo entre empresa tomadora x cooperativa de trabalho x sócio cooperado.
Ou seja, para as empresas contratante, além da redução de custo, há uma série de serviços englobados na parceria com as cooperativas de trabalho, que também contribuem para a otimização de tempo e maior concentração no crescimento da empresa.
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Publicado em 14 de março de 2017.
Atualizado em 21 de dezembro de 2021.
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