O contratação remota já era um processo que estava se popularizando ao longo do tempo devido aos avanços tecnológicos que possibilitaram novas formas de trabalho.
Entretanto, devido ao isolamento social causado pelo coronavírus muitas empresas foram obrigadas a recorrer a esse modelo de contratação.
Porém, sabemos que muitos profissionais foram pegos de surpresa e ainda não estão capacitados para conduzir as etapas de um recrutamento e seleção totalmente a distância.
Pensando nisso, preparamos esse artigo com diversas dicas para contratar certo e quais erros devem ser evitados. Confira!
A contratação remota, é quando todas as etapas do recrutamento, seleção e admissão de um novo profissional são feitas exclusivamente online.
Ou seja, nesse modelo de admissão não há uma visita do candidato a empresa para realização de entrevistas ou inteirar-se sobre o ambiente da organização.
Por esse motivo é que muitas pessoas têm dificuldades de implementar com sucesso esse tipo de contratação e admitir o profissional ideal para a vaga.
Existem algumas etapas que podem te auxiliar no processo de contratação remota, veja a seguir:
Essa primeira etapa visa estabelecer os critérios da vaga, local de publicação e identificar o perfil profissional buscado pela organização, bem como quais conhecimentos ou experiências serão desejáveis para ocupar o cargo.
É importante que o novo talento esteja alinhado à cultura da empresa. Esse passo é fundamental para realizar uma descrição assertiva da vaga e que vai atrair os candidatos mais apropriados.
É importante manter uma boa comunicação com cada candidato desde o primeiro contato, explicando que todo o processo de recrutamento será feito 100% online. Desse modo, é interessante perguntar se a pessoa já trabalhou dessa forma antes e se ela está confortável com a situação.
Explique como serão todas as etapas do processo seletivo e demonstre que a empresa está preparada para recebê-lo virtualmente, isso traz uma sensação de segurança para o candidato, aumentando as chances de interesse.
E ainda, disponibilize um canal para manter a comunicação com o candidato caso ele precise esclarecer dúvidas.
Estabeleça antecipadamente como serão feitas as entrevistas. Defina uma pessoa responsável por realizar e conduzir as reuniões, pré-determine qual será o tempo de duração de cada uma e quais perguntas serão feitas.
Além disso, avalie todas as ferramentas disponíveis para realizar esse processo e faça um teste com antecedência, para ir se familiarizando e garantir que tudo ocorrerá conforme o previsto.
Analise bem o currículo do candidato para ter a total certeza de que ele se encaixa na vaga, considere quais são as suas competências e habilidades e se ele já teve alguma experiência exercendo o cargo desejado.
Dê preferência para entrevistas através de videoconferências, desse modo permite ter uma maior noção do perfil do candidato e da sua personalidade, analisando suas expressões faciais e linguagem corporal, além de ser uma opção mais eficaz e rápida.
Além disso, existem plataformas de recrutamento e seleção que disponibilizam diversos testes focados nas atividades a serem realizadas por cada função. Isso permite fazer uma triagem rápida dos candidatos com base nos resultados obtidos.
A contratação remota é feita basicamente por meio de tecnologia, utilizando softwares, plataformas, sites, formulários, e-mails e outros. Confira agora uma lista com as principais ferramentas que podem te auxiliar durante esse processo:
Ao contratar um profissional online é preciso ter muito mais cautela do que em um processo tradicional, veja a seguir os principais erros cometidos durante uma contratação remota e que podem custar caro.
Esperamos que as nossas dicas de contratação remota tenham sido úteis e possam te auxiliar nesse processo da sua empresa.
Após a admissão não esqueça de fazer o onboarding remoto para integrar o colaborador cultura da organização.
Além disso, acompanhe os primeiros dias do novo contratado, dando orientações e pedindo feedbacks, dessa forma o profissional se sente mais seguro e acolhido.
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