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Contratação Remota: Saiba quais erros evitar

O contratação remota já era um processo que estava se popularizando ao longo do tempo devido aos avanços tecnológicos que possibilitaram novas formas de trabalho.

Entretanto, devido ao isolamento social causado pelo coronavírus muitas empresas foram obrigadas a recorrer a esse modelo de contratação.

Porém, sabemos que muitos profissionais foram pegos de surpresa e ainda não estão capacitados para conduzir as etapas de um recrutamento e seleção totalmente a distância.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com diversas dicas para contratar certo e quais erros devem ser evitados. Confira!

 

O que é contratação remota?

A contratação remota, é quando todas as etapas do recrutamento, seleção e admissão de um novo profissional são feitas exclusivamente online.

Ou seja, nesse modelo de admissão não há uma visita do candidato a empresa para realização de entrevistas ou inteirar-se sobre o ambiente da organização.

Por esse motivo é que muitas pessoas têm dificuldades de implementar com sucesso esse tipo de contratação e admitir o profissional ideal para a vaga.

 

Melhores práticas para uma boa contratação

Existem algumas etapas que podem te auxiliar no processo de contratação remota, veja a seguir:

1.      Faça um planejamento da vaga e necessidades:

Essa primeira etapa visa estabelecer os critérios da vaga, local de publicação e identificar o perfil profissional buscado pela organização, bem como quais conhecimentos ou experiências serão desejáveis para ocupar o cargo.

É importante que o novo talento esteja alinhado à cultura da empresa. Esse passo é fundamental para realizar uma descrição assertiva da vaga e que vai atrair os candidatos mais apropriados.

2.      Comunicação clara e eficaz:

É importante manter uma boa comunicação com cada candidato desde o primeiro contato, explicando que todo o processo de recrutamento será feito 100% online. Desse modo, é interessante perguntar se a pessoa já trabalhou dessa forma antes e se ela está confortável com a situação.

Explique como serão todas as etapas do processo seletivo e demonstre que a empresa está preparada para recebê-lo virtualmente, isso traz uma sensação de segurança para o candidato, aumentando as chances de interesse.

E ainda, disponibilize um canal para manter a comunicação com o candidato caso ele precise esclarecer dúvidas.

3.      Organize a entrevista:

Estabeleça antecipadamente como serão feitas as entrevistas. Defina uma pessoa responsável por realizar e conduzir as reuniões, pré-determine qual será o tempo de duração de cada uma e quais perguntas serão feitas.

Além disso, avalie todas as ferramentas disponíveis para realizar esse processo e faça um teste com antecedência, para ir se familiarizando e garantir que tudo ocorrerá conforme o previsto.

Como avaliar o candidato?

Analise bem o currículo do candidato para ter a total certeza de que ele se encaixa na vaga, considere quais são as suas competências e habilidades e se ele já teve alguma experiência exercendo o cargo desejado.

Dê preferência para entrevistas através de videoconferências, desse modo permite ter uma maior noção do perfil do candidato e da sua personalidade, analisando suas expressões faciais e linguagem corporal, além de ser uma opção mais eficaz e rápida.

Além disso, existem plataformas de recrutamento e seleção que disponibilizam diversos testes focados nas atividades a serem realizadas por cada função. Isso permite fazer uma triagem rápida dos candidatos com base nos resultados obtidos.

Ferramentas aliadas para o processo de contratação remota

A contratação remota é feita basicamente por meio de tecnologia, utilizando softwares, plataformas, sites, formulários, e-mails e outros. Confira agora uma lista com as principais ferramentas que podem te auxiliar durante esse processo:

Ferramentas para videoconferências:

  • Zoom
  • Skype
  • Microsoft Teams
  • Google Meet
  • GoToMeeting
  • me
  • Hangouts

 

Plataformas de recrutamento e seleção online:

  • LinkedIn
  • Catho
  • InfoJobs
  • Indeed

 

Ferramentas para organização de projetos em grupo:

  • Trello
  • Asana
  • Jira
  • Wunderlist
  • Breeze
  • Evernote
  • Office 365 Planner

 

Principais erros na contratação remota

Ao contratar um profissional online é preciso ter muito mais cautela do que em um processo tradicional, veja a seguir os principais erros cometidos durante uma contratação remota e que podem custar caro.

  1. Não analisar a postura profissional: A postura profissional nada tem a ver com a estética ou beleza do funcionário, mas sim com a sua atitude e comportamentos. É preciso avaliar se as características do profissional se adequam as necessidades do cargo. Por exemplo, se você está entrevistando uma pessoa extremamente tímida e fechada, tem uma alta probabilidade de ela não se sair bem trabalhando em uma vaga que demande comunicação e simpatia.
  2. Não confirmar as informações do currículo: Em um cenário repleto de Fake News e índice de desemprego crescente, é preciso estar atento quanto a veracidade dos dados do currículo dos candidatos. Confirme se informações como cursos, fluência em um segundo idioma e demais habilidades realmente são verdadeiras, isso porque um nível intermediário de inglês pode significar um básico, por exemplo.
  3. Deixar o recrutamento para a última hora: Não planejar com antecedência o processo seletivo pode fazer com que você perca a chance de encontrar profissionais realmente qualificados para a vaga. Com certa urgência, você fica condicionado a contratar o primeiro candidato que parecer se adequar a vaga.
  4. Não analisar as redes sociais: Atualmente, nas redes sociais podemos saber muito sobre o perfil e comportamento de uma pessoa. Ao avaliar esses pontos é possível identificar se o profissional possui os mesmos valores que a empresa, proporcionando uma contratação remota mais assertiva.

Considerações finais

Esperamos que as nossas dicas de contratação remota tenham sido úteis e possam te auxiliar nesse processo da sua empresa.

Após a admissão não esqueça de fazer o onboarding remoto para integrar o colaborador cultura da organização.

Além disso, acompanhe os primeiros dias do novo contratado, dando orientações e pedindo feedbacks, dessa forma o profissional se sente mais seguro e acolhido.

Redação Empresas e Cooperativas

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