As cooperativas estão presentes no dia a dia de muitos brasileiros. Ela atende vários setores do mercado como: agropecuário, crédito, educacional, saúde, consumo, entre outros. Você sabe quais são as diferenças entre os modelos de cooperativas? Sabe o que é uma cooperativa de consumo?
As cooperativas atuam em diferentes setores e hoje vamos falar sobre o que é e como funciona uma cooperativa de consumo.
Ficou interessado? Então acompanhe o post abaixo!
As cooperativas de consumo são as mais antigas que existem. A primeira surgiu na Inglaterra em 1844 e chegou ao Brasil no final do século 19, na região sudeste.
O principal objetivo dessas cooperativas é abastecer os seus cooperados, por meio de uma compra em comum.
Ou seja, as cooperativas oferecem aos seus cooperados produtos de alta qualidade e com preços mais acessíveis.
Contudo, a cooperativa de consumo se diferencia dos supermercados, pois, os associados têm grande importância para as cooperativas. Ele não é considerado apenas como um comprador, mas sim, um sócio do negócio.
Quando as cooperativas se unem para realizar uma compra de itens de consumo ela consegue negociar preços melhores.
Portanto, ao fazerem uma compra coletiva, as cooperativas conseguem melhores benefícios e ainda adquirem mercadorias de alta qualidade.
É importante lembrar que o objetivo das cooperativas não é o lucro, mas sim, criar uma empresa onde os cooperados são os donos do negócio e participam de forma econômica.
Segundo os princípios do cooperativismo, os cooperados têm direito igualitário de votos e podem participar das tomadas de decisão.
Ou seja, ela é uma instituição democrática, onde todos usufruem dos resultados positivos ou negativos.
Qualquer pessoa pode se tornar um cooperado, para isso é necessário apenas adquirir uma quota da empresa e, a partir daí, se torna um associado.
No Brasil, existem mais de 120 cooperativas de consumo, que geram mais de 10 mil empregos. A maioria está relacionada à aquisição de produtos alimentícios.
E elas são responsáveis por incentivar a agricultura familiar e uma economia mais solidária, por meio da inserção de pequenos produtores no mercado.
Isso demonstra quão grandes são essas empresas e o impacto que elas causam no mercado. A seguir, vamos conhecer as maiores cooperativas de consumo que atuam no Brasil:
Atualmente, a Coop é uma das maiores cooperativas de consumo da América Latina. Ela surgiu em 1954 na cidade de Santo André em São Paulo e com o passar do tempo foi se expandindo para a região do ABC e, posteriormente, para outras cidades.
Após 67 anos de atuação, hoje a Coop conta 31 unidades de supermercados com drogarias distribuídas pela região de São Paulo, 29 drogarias de rua e 20 drogarias anexadas a outras redes de supermercados.
Ela foi eleita pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercado) na 18ª posição do ranking nacional de supermercados.
A Cooper surgiu em 1944 em com a junção de um grupo de operários da indústria têxtil Companhia Hering.
Com o passar do tempo, a Cooper cresceu e, atualmente, conta com 16 filiais e 15 farmácias presentes na região Sul do país. Além de centros de distribuição e padarias.
São cerca de 300 mil cooperados e 3 mil colaboradores diretos que atuam na empresa.
Por último, uma das maiores cooperativas de consumo no Brasil é Languiru. Foi criada em 1955 por pequenos agricultores do Rio Grande do Sul.
Ela surgiu com o objetivo de auxiliar os agricultores na comercialização dos produtos que estavam sobrando e não tinham quem comprar.
Hoje em dia, a empresa conta com uma diversidade de mais 500 tipos de produtos. E ainda, 4 supermercados, 4 farmácias, postos de combustíveis e muito mais.
Por meio das cooperativas, as pessoas ganham mais força para realizar os objetivos comuns entre os cooperados. Esse modelo de negócio é baseado em esforço e benefícios para todos.
Além disso, existem outras vantagens de se associar ao cooperativismo. Confira a seguir quais são:
O cooperado não é apenas cliente da empresa, mas sim o dono. Portanto, ele deve participar de todo o processo de tomada de decisão dando a sua opinião. O modelo de gestão praticado é a democracia.
O ingresso na cooperativa deve ser feito de forma livre e espontânea.
Todos têm direito a se tornar um cooperado. Contudo, devem estar dispostos a lidar com as responsabilidades de ser um.
Como dissemos, as cooperativas são um modelo de empresa democrática. Portanto, todos os cooperados têm direito igual ao voto.
Na prática, isso significa que, um sócio terá direito a um voto, nem mais e nem menos. Assim, todos podem sugerir melhorias, participar das decisões e acompanhar o crescimento da empresa.
Quando uma pessoa se associa a uma cooperativa, ela consegue usufruir de vários benefícios oferecidos pela empresa.
Como exemplo temos:
Esses benefícios disponibilizados aos cooperados, são uma forma de atender as necessidades das pessoas sem que elas tenham que lidar com os juros abusivos.
Nas cooperativas de consumo, a vantagem é conseguir comprar alimentos com uma boa qualidade, pelo menor preço.
Uma das maiores preocupações das cooperativas são as pessoas da região em que ela está instalada. Conforme a cooperativa vai crescendo, ele favorece o desenvolvimento do local.
Pois ela gera mais empregos, mais movimentação no mercado da região e os investimentos trazem novas possibilidades para o local.
Como vimos ao longo do texto, as cooperativas de consumo são formadas por organizações que se unem para realizar a compra de itens para os seus associados.
No caso do consumo, os produtos adquiridos estão relacionados aos alimentos.
Através dessa união, a compra realizada será em quantidade maiores, o que permite às cooperativas negociar um valor que beneficia seus cooperados.
As cooperativas de consumo também são importantes para o crescimento e desenvolvimento da localidade em que ela atua.
Agora que você sabe tudo o que precisa sobre as cooperativas de consumo, confira as principais características das empresas cooperativas: clique aqui!
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…