O ano de 2018 trouxe com ele mais esperanças para os pequenos e médios empresários brasileiros. O produto interno bruto (PIB), por exemplo, deve crescer 2,90% esse ano, o que significa um maior poder de compra. Nada melhor para os negócios, não é mesmo?
Inclusive, uma Sondagem Conjuntural do Sebrae, publicada recentemente, mostra que aproximadamente 43% dos empreendedores acreditam em uma melhora na economia no próximo ano. Essa é a melhor marca já registrada pelo estudo, que, sem dúvida, traz otimismo.
Porém, apesar dos números animadores, muitos empresários, principalmente de empresas que não tem relação com os eventos, podem estar preocupados, uma vez que esse ano haverá Copa do Mundo e Eleições, o que pode causar alterações na rotina e no faturamento.
Esse é o seu caso? Pois saiba que é possível olhar além dessa perspectiva, se organizar para que o seu negócio não seja prejudicado e pegar carona nas boas previsões.
Como dissemos, o Brasil está dando sinais de recuperação após alguns anos de grave crise econômica.
São dados positivos relacionados, por exemplo, ao aumento de emprego, à inflação e aos juros, à confiança dos empresários de diversos setores e ao superávit do setor público e da arrecadação.
Dessa forma, ao invés de desanimar com os eventos que vem por aí, aproveite as oportunidades! Quer saber como? Veja algumas dicas:
A primeira coisa que você deve fazer é definir onde sua empresa deve chegar até o final do ano. Para isso, crie um planejamento de metas a serem alcançadas, como a conquista de novos clientes, novos mercados ou aumentos nos rendimentos.
O importante é saber os caminhos que se deve tomar daqui para frente, independente do calendário.
Assim como as grandes corporações, sua empresa pode aproveitar os grandes eventos que vem por aí como um gancho de comunicação com os clientes ou mesmo para proporcionar ações relacionadas a eles.
Além disso, análise de que maneiras seu negócio pode informar o mercado sobre as soluções que ele oferece para que, assim, aumente sua cartela de clientes e, consequentemente, as vendas.
Estamos em uma realidade em que o “conteúdo é rei”. Isso porque temos um novo perfil de consumidor, mais informado, conectado e exigente.
Nesse caso, uma dica muito importante para que sua empresa aproveite os bons resultados da economia, é se comunicar constantemente com o mercado.
Para isso, é possível utilizar estratégias de Marketing, Marketing Digital e de relacionamento, como o envio de cartões de aniversário com vale-presente, os quais demonstram valorização ao cliente.
Como comentamos acima, para que sua empresa atinja os objetivos é necessário promover ações que contribuam para isso. Então, se a meta do seu negócio é conquistar clientes, que tal promover encontros que abordem as soluções oferecidas por ele?
Essas reuniões podem ser bem simples e até mesmo com um tom mais informal, sejam elas em seu próprio local de trabalho ou em um restaurante, por exemplo. O importante é manter o relacionamento de forma mais próxima para que gere frutos no futuro.
Muitos segmentos do Brasil têm expectativa de crescimento para esse ano, e entre eles estão a indústria, o agronegócio, a construção civil e os e-commerces. Esse último, por exemplo, tem previsão de faturamento na casa dos R$87 bilhões esse ano.
E, se sua empresa faz parte das 600 mil lojas virtuais brasileiras, a ordem é inovar para ter mais sucesso em um ano de Copa do Mundo e eleições presidenciais.
Isso inclui oferecer preços mais competitivos, tecnologia adequada, produtos diferenciados e de qualidade, segurança nas transações e entrega eficiente.
Independentemente de menos dias de trabalho no calendário, dispensa de funcionários e manifestações políticas que possam gerar contratempos, o PIB brasileiro não deve ser afetado de forma significativa.
Portanto, esteja otimista e tome as atitudes necessárias que sua empresa seja uma das beneficiadas e vitoriosas quando o ano terminar.
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Os empresários devem sempre estar preparados para aproveitar essas oportunidades, para isso é necessário obter conhecimento e ter, acima de tudo, perseverança. Mais que acreditar no Brasil, é acreditar em si mesmo.
Dicas valiosas para quem não perde as oportunidades. Sonho+Foco +meta+ objetivos +planejamento + trabalho duro= conquistas!