Destaque

Cultura Organizacional e a Importância para o Sucesso do Negócio

Você já se deparou com empresas que parecem ter um ambiente de trabalho incrível, onde os funcionários estão sempre motivados e satisfeitos? E aquelas que possuem uma atmosfera tóxica, com colaboradores desengajados e alta rotatividade? A diferença entre essas organizações muitas vezes está na sua cultura organizacional.

Mas afinal, o que é isso e como ela pode impactar nos negócios?

Continue acompanhando esse texto e confira!

 

O que é cultura organizacional?

Segundo o conceito de Edgar Schein, um dos principais estudiosos do tema, cultura organizacional é:

“Um padrão de pressupostos básicos compartilhados que um grupo aprendeu à medida que resolvia seus problemas de adaptação externa e integração interna; que funcionou bem o suficiente para ser considerado válido; portanto, deve ser ensinado aos novos membros como forma correta de perceber, pensar e sentir-se em relação àqueles problemas”.

Em outras palavras, a cultura organizacional refere-se ao conjunto de valores, normas, crenças, práticas e comportamentos compartilhados pelos membros de uma organização.

É como o DNA de uma empresa, que molda a identidade e define o modo como as coisas são feitas. É algo que permeia todas as camadas e influencia desde a contratação de funcionários até a forma como as decisões são tomadas.

Ainda, segundo o modelo proposto por Schein, podemos classificá-la em diferentes níveis:

  • Nível superficial: são os aspectos visíveis e tangíveis da cultura, como a estrutura física, o logotipo, o uniforme, o slogan, os rituais, os símbolos, etc.
  • Nível intermediário: são os valores declarados e as normas que regem a conduta dos membros da organização, como a missão, a visão, os objetivos, as políticas, os procedimentos, etc.
  • Nível profundo: são os pressupostos básicos que estão na base da cultura e que são inconscientes e implícitos, como as crenças, as percepções, as emoções, as motivações, etc.

A cultura organizacional pode variar de acordo com o tamanho, o segmento, a história e a estratégia da empresa.

Não existem culturas superiores ou inferiores, mas sim aquelas que são mais ou menos adequadas à realidade e aos objetivos da organização.

 

Quais são os quatro tipos de cultura organizacional?

Segundo o modelo de Charles Handy, existem quatro tipos básicos de cultura organizacional, que variam conforme o grau de formalidade, de centralização e de participação dos colaboradores. São eles:

 

Cultura do poder

É uma cultura caracterizada pela alta concentração de poder e autoridade nas mãos de um líder ou grupo restrito. As decisões são tomadas de forma rápida e unilateral, sem muita consulta ou debate.

Os colaboradores têm pouca autonomia e dependem da aprovação do líder para realizar suas tarefas. A comunicação é vertical e a hierarquia é rígida. Esse tipo de cultura é comum em empresas familiares, pequenas ou em crise.

 

Cultura de papéis

É uma cultura baseada na definição clara e precisa dos papéis e das responsabilidades de cada colaborador. As regras, os procedimentos e os controles são valorizados e seguidos à risca.

A comunicação é formal e burocrática. A hierarquia é respeitada e a obediência é esperada. Os colaboradores têm pouca flexibilidade e criatividade. Esse tipo de cultura é típico de empresas públicas, grandes ou tradicionais.

 

Cultura de tarefas

É uma cultura focada na solução de problemas e na realização de objetivos. Os colaboradores têm mais liberdade e autonomia para definir como executar suas tarefas. A comunicação é horizontal e a hierarquia é flexível.

A cooperação, a inovação e a aprendizagem são estimuladas. Os colaboradores são avaliados pelos resultados que entregam. Esse tipo de cultura é frequente em empresas dinâmicas, competitivas ou empreendedoras.

 

Cultura de pessoas

É uma cultura centrada nas pessoas e nas suas necessidades individuais. Os colaboradores têm mais participação e influência nas decisões da empresa, que possui uma comunicação aberta e transparente. A hierarquia é mínima e a confiança é mútua.

A motivação, o desenvolvimento e o bem-estar dos colaboradores são priorizados. Os colaboradores são vistos como talentos que agregam valor ao negócio. Esse tipo de cultura é encontrado em empresas humanizadas, sociais ou criativas.

É importante ressaltar que esses tipos de cultura organizacional não são excludentes nem definitivos. Eles podem se combinar ou se alterar ao longo do tempo, dependendo das mudanças internas ou externas que afetam a instituição.

 

Quais são os elementos para a composição da cultura organizacional?

Como vimos anteriormente, a cultura organizacional pode ser composta por diversos elementos visíveis e invisíveis que expressam a identidade da empresa.

Alguns dos principais são:

  • Missão: é a razão de ser da empresa, o propósito que orienta suas ações e decisões;
  • Visão: é o futuro desejado pela empresa, o objetivo que ela pretende alcançar a longo prazo;
  • Valores: são os princípios éticos e morais que norteiam o comportamento da empresa e dos seus colaboradores;
  • Crenças: são as verdades assumidas pela empresa e pelos seus colaboradores sobre si mesmos, sobre os outros e sobre o ambiente em que atuam.
  • Normas: são as regras formais ou informais que regulam o comportamento dos colaboradores dentro da empresa;
  • Símbolos: são os elementos visuais que representam a identidade da empresa, como o logotipo, o slogan, o uniforme, etc.

 

Qual é o impacto de uma cultura bem definida para a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é o conjunto de processos e práticas que visam atrair, desenvolver, motivar e reter os colaboradores que fazem parte da empresa. Ela envolve aspectos como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, remuneração e benefícios, clima organizacional, comunicação interna, entre outros.

A cultura organizacional tem um impacto direto e indireto na gestão de pessoas, pois define o perfil, as competências, as expectativas e os comportamentos esperados dos colaboradores, bem como as formas de reconhecimento, de feedback e de recompensa que a empresa oferece.

Além disso, ela influencia o nível de satisfação, de engajamento e de comprometimento dos colaboradores com a empresa e com seus objetivos.

Uma cultura bem definida e alinhada com a gestão de pessoas pode trazer os seguintes benefícios:

  • Facilitar o processo de recrutamento e seleção ao permitir atrair candidatos que se identificam com os valores e com a proposta da empresa;
  • Reduzir a rotatividade e o absenteísmo dos colaboradores por aumentar a sensação de pertencimento, de orgulho e de lealdade à empresa;
  • Melhorar o clima organizacional ao promover um ambiente de trabalho mais harmonioso, respeitoso e colaborativo;
  • Estimular o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores por incentivar a busca por novos conhecimentos, habilidades e desafios;
  • Potencializar o desempenho e a produtividade dos colaboradores ao gerar mais motivação, confiança e autonomia para realizar as tarefas;
  • Fortalecer a imagem e a reputação da empresa no mercado ao transmitir uma mensagem positiva e consistente sobre os seus valores e diferenciais.

 

Quais são os problemas mais comuns nas empresas sem cultura organizacional?

Empresas que não possuem uma cultura organizacional bem estabelecida frequentemente enfrentam diversos problemas, tais como:

 

1. Falta de identidade e propósito

Sem uma cultura clara, os funcionários podem sentir-se perdidos, sem saber qual é o propósito da organização e como contribuir para seu sucesso. Isso pode levar a uma falta de engajamento e motivação.

 

2. Conflitos e desalinhamento como consequência da falta de cultura organizacional

Quando não há uma cultura compartilhada, os membros da equipe podem ter diferentes expectativas, valores e formas de trabalhar. Isso pode levar a conflitos, desentendimentos e dificuldades na colaboração.

 

3. Baixa produtividade e retenção de talentos

Uma cultura fraca ou inexistente pode afetar negativamente a produtividade dos funcionários e a capacidade da empresa de reter talentos. Sem um ambiente inspirador e gratificante, os colaboradores podem se sentir desmotivados e procurar oportunidades em outras organizações.

 

4. Falta de inovação e de adaptação

As empresas sem cultura organizacional não têm uma mentalidade aberta nem uma postura proativa para enfrentar as mudanças e os desafios do ambiente externo. Elas não conseguem gerar novas soluções nem aproveitar oportunidades. Isso gera estagnação, resistência e obsolescência.

 

Quais são as vantagens para as empresas de ter uma cultura bem definida?

Por outro lado, as empresas que investem na criação de uma cultura organizacional forte e positiva colhem diversos benefícios, como:

 

Ter sentido e direção

Uma cultura bem definida permite que a marca tenha uma identidade própria, uma missão clara e uma visão inspiradora. A partir disso, é possível entender a identidade da organização, o que faz, para quem faz e como faz, além de definir seus objetivos, estratégias e planos de ação.

 

Criar um diferencial competitivo como uma das vantagens da cultura organizacional

Uma cultura sólida permite que a empresa se destaque da concorrência ao expressar seus valores, princípios e diferenciais. Ela ajuda a construir uma imagem positiva e consistente no mercado, fidelizando clientes e atraindo novos públicos.

 

Gerar um ambiente favorável

Uma cultura positiva permite criar um clima organizacional saudável, harmonioso e colaborativo. Isso ajuda a promover uma comunicação efetiva, integração entre as áreas e cooperação entre os colaboradores. Além disso, contribui para prevenir e resolver conflitos, crises ou problemas internos.

 

Desenvolver o potencial humano

Uma cultura bem definida permite que a empresa invista no desenvolvimento profissional e pessoal de seus colaboradores. Também ajuda a identificar, capacitar, motivar e reter os talentos que fazem parte de sua equipe. Além disso, estimula a criatividade, a inovação e a aprendizagem contínua dos seus colaboradores.

 

Aumentar os resultados e o desempenho através da cultura organizacional

Uma cultura forte permite alcançar resultados melhores e ter uma performance superior. Ela ajuda a otimizar os processos, recursos e produtividade, além de contribuir para melhorar a qualidade, eficiência e eficácia da empresa.

 

Promover a adaptabilidade e Inovação

Uma cultura saudável promove a adaptabilidade e a inovação, permitindo que a empresa se ajuste rapidamente às mudanças do mercado e se antecipe às necessidades dos clientes. Isso pode ser um diferencial competitivo significativo.

 

Considerações finais

A cultura organizacional é um elemento-chave para o sucesso de qualquer negócio. Ela molda a identidade da organização, influencia o comportamento dos colaboradores e afeta a maneira como as coisas são feitas.

Agora que você sabe a importância da cultura organizacional, veja sobre gestão estratégica de pessoas: cuidando bem das pessoas e da empresa.

 

Publicado em 17 de julho de 2019.

Atualizado em 17 de julho de 2023.

Redação Empresas e Cooperativas

Recent Posts

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

5 meses ago

Principais desafios da Gestão de Pessoas na Indústria

Gestão de pessoas na indústria é o conjunto de processos, estratégias e ações que visam…

5 meses ago

Trabalho Remoto: Benefícios e Malefícios Percebidos

O trabalho remoto é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado,…

9 meses ago

Inteligência Artificial no RH: Entenda Todos os Impactos

A inteligência artificial (IA) no RH pode ser uma ferramenta que auxilia em diversos aspectos,…

10 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

10 meses ago

8 Tipos de Empresas Existentes no Brasil: Qual é a sua?

Você já pensou em abrir seu próprio negócio no Brasil? Com a variedade de tipos…

11 meses ago