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Médico especialista em empreendedorismo. Descubra a história do Habib’s

Nascido em Portugal, Alberto Saraiva veio para o Brasil com apenas seis meses de idade, foi criado no Paraná e aos 17 anos embarcou para São Paulo com a vontade de cursar medicina. Quase desistiu do sonho por ter passado apenas no 3º ano de vestibular.

Como meio de sustento a Família de Saraiva tinha uma padaria na região do Brás, zona central da cidade de São Paulo. Ainda no primeiro ano de curso, uma fatalidade mudou drasticamente os planos de Saraiva. Em um assalto ao estabelecimento, seu pai foi morto e ele precisou dividir o tempo dos estudos que o curso de medicina exigia com o negócio que trazia sustento para a família, afinal ele era o filho mais velho.

Saraiva passou por dificuldades ao gerir a padaria, pois não tinha experiência na área e precisou conhecer com mais profundidade o negócio para não depender apenas de seus funcionários. Após um período de amadurecimento, o negócio prosperou e o português teve o seu primeiro lucro comercial em 1976, quando vendeu a padaria por um valor 16 vezes maior que seu pai tinha investido.

Na mesma época em que começou a prosperar, Alberto concluiu o seu curso de medicina, mas não exerceu a profissão. Ao invés da área médica, Saraiva optou por dar continuidade no empreendedorismo. Com o dinheiro da venda da padaria, ele investiu em uma lanchonete na Rua Cerro Corá, no bairro da Lapa. Aquela foi a primeira de muitas negociações que estavam por vir.

 

Sacada

Enquanto administrava a lanchonete, Alberto conheceu o libanês Paulo Abud, um dos melhores cozinheiros árabes de São Paulo, e os dois observaram que os restaurantes especializados em comida árabe eram raros em São Paulo e com preços elevados.

Saraiva viu em Paulo a oportunidade de expandir seu negócio e o libanês se tornou o responsável pelo conhecimento de comida árabe que Saraiva precisava. Foi Paulo também quem mostrou a Saraiva que a comida árabe além de gostosa poderia ser barata. E assim, em 1988 o Habib’s inaugurou sua primeira loja, no mesmo local em que anteriormente havia a lanchonete.

 

Franquias, o caminho para a  expansão

A ideia de tornar a comida árabe mais acessível e com preços populares foi um sucesso. O negócio prosperou e em 1992 o Habib’s ganhou sua primeira loja franqueada, sediada em Santo André – SP. Quando completou 10 anos no mercado, o Habib’s já contava com mais de 100 lojas e uma marca bastante sólida entre seus consumidores.

 

UTI do Franqueado

O Habib’s criou um departamento especial apenas para as franquias que não estão indo bem: a UTI do franqueado. Quando uma franqueado está enfrentando dificuldades em seus negócios ele é direcionado para esse setor e acontece uma espécie de “internação”, tal como na UTI de um hospital. Nesse caso, um gestor permanece no estabelecimento em período integral durante 10 dias fazendo um diagnóstico do que está interferindo nos resultados da franquia. Feito isso, é criado um plano de ação como um “tratamento” para que a loja se restabeleça.

 

Superação

A história de Alberto Saraiva tem muita a ensinar sobre superação, pois mesmo ao perder o pai de forma repentina e inesperada, ele conseguiu dar continuidade não apenas aos negócios da família – construindo um verdadeiro império – mas também em sua formação em medicina.

 

Da padaria ao topo

Atualmente, o Habib’s já vendeu mais de 9 bilhões de esfihas, tem mais de 200 milhões de visitantes anuais, 22 mil funcionários e 430 unidades em 20 estados e no Distrito Federal.

“Somos a maior rede de fast food de culinária árabe do mundo. E com orgulho de ser genuinamente brasileira” – Saraiva.

Além do Habib’s, Alberto Saraiva é também presidente de outras redes que incluem a Ragazzo, Arabian Bread, Ice Lips, Promilat, Vox Line e Centrais de Produção em território nacional.

Quer continuar se inspirando? Clique aqui e confira os ensinamentos do Bill Gates para a sua empresa, afinal, a Microsoft que começou na garagem também tem muito para ensinar sobre empreendedorismo.

 

Redação Empresas e Cooperativas

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  • Uma bela e inspiradora história. Achei um ponto muito interessante, intitulado UTI do franqueado, esse suporte ao empreendedor "internação", denota a preocupação com o franqueado, principalmente no ramo alimentício onde o produto e principalmente o serviço são os grandes diferenciais.

    • Com certeza, mostra também o compromisso com a marca além do dinheiro, o suporte ao investidor diferencia as empresas vencedoras daquelas que estão focadas apenas na multiplicação da rentabilidade e contribui para a construção de uma marca sólida.

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