De acordo com uma pesquisa feita pelo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cada 10 empresas abertas no Brasil, seis fecham as portas antes de completar cinco anos. Por isso, muitos acreditam que o empreendedorismo no Brasil é um desafio.
Mas será que é realmente uma tarefa impossível? Continue lendo esse texto e descubra como enfrentar esses desafios.
O empreendedorismo é a capacidade de identificar as oportunidades e desenvolver soluções para empresas ou criando novos negócios.
Os empreendedores são aqueles que conseguem inovar através das soluções promovendo desenvolvimento e criando valores.
No Brasil, os empreendedores enfrentam diversos desafios. Conheça os principais:
De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, 45% dos entrevistados cobram do governo mais linhas de crédito. Quando falamos sobre o MEI, a cobrança por essas linhas aumenta para 51%.
Isso aconteceu devido as restrições necessárias para conter a disseminação do vírus, onde muitos comércios tiveram a necessidade de fechar suas portas para o público.
O setor financeiro é o coração de uma empresa. Isso porque quando ele não está bem pode gerar diversos prejuízos e, em casos mais graves, o fechamento do negócio.
Caso o controle não seja realizado de maneira correta, pode acarretar problemas para a empresa na forma de pagamentos atrasados, multas, execuções fiscais, entre outros.
Muitos negócios consideram os esforços de uma estratégia de marketing como um complemento em vez de utilizá-los como forma de crescimento. A consequência dessa escolha é a perda de uma grande oportunidade de progresso.
Esse investimento tem sido um dos desafios enfrentados pelos empreendedores, mas é essencial que mesmo em momentos de crise os negócios priorizem esse setor.
Nesse momento vale fazer a pergunta: Por que há empreendedores no Brasil que começam do zero e fazem a coisa acontecer enfrentando os mesmos obstáculos que todos? O que os fazem transcender a dificuldade, contrapor as estatísticas e fazer o negócio decolar? No nosso portal temos algumas boas histórias para se inspirar, como a da Magazine Luiza, Sodiê Doces e do Carlos Wizard, entre outros.
Certamente ficar dando voltas ao redor das adversidades do empreendedorismo no Brasil e salientando apenas a dificuldade não foi a principal escolha.
Então, como transformar dificuldades em oportunidades? Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas. Confira abaixo:
Os impactados de uma crise econômica são para todos, especialmente os consumidores. Busque entender as demandas do público em épocas de vacas magras para criar novas formas de atuação, atender às necessidades do mercado e aumentar suas vendas.
Conhecer a fundo o seu público-alvo garante opções de ação para atraí-lo mesmo durante períodos de cortes de gastos. Crie uma fidelização de seus principais clientes para promover relacionamentos duradouros e ser lembrado e recomendado por seus fiéis seguidores.
Se todos decidem congelar os gastos durante crises econômicas, devemos pensar em novas estratégias para manter o fôlego para velejar por mares intranquilos. Apenas cortar investimentos pode estagnar o seu negócio.
Busque inovação para criar soluções para os problemas apresentados. Invista em pesquisa e desenvolvimento de sua empresa, seja criativo para pensar processos mais eficazes para garantir o retorno esperado a sua empresa, contrate profissionais qualificados e os mantenha por perto compartilhando os desafios para que contribuam com boas ideias.
Saia de sua zona de conforto se reinvente e faça uma jornada de autoconhecimento para lidar com situações difíceis.
A crise não faz com que pessoas parem de viver e empresas parem de produzir. As readequações precisam ser feitas com racionalidade e serenidade para encontrar novas soluções diante de um cenário de recessão.
Os fatores de crises econômicas criam gaps no mercado e quem conseguir enxergá-los primeiro sai na frente para gerar novas oportunidades de crescimento e se destacar em meio aos concorrentes. Trace metas e estratégias claras para garantir o êxito em seu planejamento.
A comunicação deve ser algo fundamental para vender seu peixe de forma eficaz no ambiente virtual que é um canal onde é possível alcançar resultados sem investimentos gigantescos.
Elabore um planejamento de comunicação da marca, invista no marketing e crie estratégias para alcançar seu público de forma efetiva. Gerencie as verbas usadas para essa área de forma que ela gere o impacto necessário para a sua empresa.
Diversas ferramentas estão disponíveis para todo o tipo e tamanho de negócios para gerar uma boa presença na internet – seja ativo em redes sociais, crie estratégias de e-mail marketing.
Essas pequenas ações geram retornos mensuráveis com as ferramentas certas e podem ser uma boa solução para chegar ao seu consumidor sem gastos elevados.
Buscar ajuda para resolver os problemas de sua empresa não é motivo algum para ter vergonha. Atualmente, uma gama de materiais sobre os mais diferentes assuntos pode ser encontrada na internet para auxiliar empresários dos mais diversos ramos de atuação.
Utilize sua rede de contatos para conversar com pessoas que entendam das áreas essenciais a sua empresa, busque cursos para o aperfeiçoamento e atualização profissional e conte com auxílio de entidades de capacitação e promoção de desenvolvimento, como o SEBRAE.
O mercado não é uma estrutura estática e ajustar o planejamento estratégico de acordo com reais perspectivas e novos cenários do mercado é algo fundamental para identificar oportunidades.
Você deve saber se adaptar a diferentes tipos de situações que possam aparecer durante períodos de incertezas e turbulências na economia e ao mercado em que está inserido.
A pandemia gerada pelo coronavírus mostrou que é necessário a adaptação para conseguir se destacar e manter sua empresa em meio a crise. Por isso, priorize sistemas e investimentos mais flexíveis para sobreviver aos momentos de crise.
Já sabemos que não é da natureza do empreendedorismo no Brasil trilhar caminhos estáveis, tranquilos, previsíveis e monótonos. Muito pelo contrário, a jornada do empreendedor geralmente está em constante transformação, cheia de desafios e muitas vezes com movimentos bruscos.
As dificuldades podem criar um ambiente de desânimo e frustração, mas quem tem o empreendedorismo na veia não fica preso nos obstáculos, reclamando da vida e de como as coisas poderiam ser.
É preciso lembrar continuamente de alguns postos-chave para se manter motivado e não jogar a toalha:
O objetivo desse texto é trazer ao leitor que o empreendedorismo no Brasil poderia ser mais fácil, e talvez algum dia seja, mas não se pode perder tempo e deixar que os problemas falem mais alto do que a sua vocação e talento.
Supere, faça, levante, continue até chegar ao seu alvo!
Agora que você sabe quais os empreendedorismos no Brasil, já sabe qual é o seu? Confira aqui os tipos de empreendedorismo.
Publicado em 7 de junho de 2019.
Atualizado em 12 de novembro de 2021.
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Para se empreendedor, não só no Brasil, já é um grande desafio, imagine, no Brasil? Só tendo mesmo muita motivação e vontade de vencer!