Estamos diante de um cenário jamais visto nos últimos tempos. A pandemia do coronavírus afetou o mundo todo e de forma muito rápida. Pessoas e empresas foram pegas de surpresa e nem todos estavam preparados para reagir de forma que não afetasse, de alguma maneira, suas atividades durante a quarentena.
A disseminação da Covid-19, impôs a quarentena e exigiu agilidade dos líderes empresariais. Eles precisaram agir com rapidez e estabelecer uma comunicação precisa com os diferentes públicos – colaboradores, clientes, fornecedores e mercado, sem esquecer de contabilizar os impactos nos negócios.
Segundo a Fundação Getúlio Vargas, mais de 30% das empresas sentiram impacto do coronavírus em março e o setor mais afetado foi o da indústria. Em seguida, vêm o comércio (35%) e os serviços (30,2%).
Já o Sebrae, aponta que, até o início de abril, 89% dos empresários de pequenos negócios declararam queda no faturamento na casa de 64%.
E qual a melhor maneira de manter uma empresa durante a pandemia? Esse não é um momento de pânico, mas sim, de preparação. Veja a seguir os desafios desse período e como se preparar para o fim da quarentena e o período pós-coronavírus.
De uma forma inesperada as empresas, das microempresas às multinacionais, precisaram se reinventar e buscar maneiras de continuar produzindo na quarentena, porém com uma realidade de trabalho completamente diferente e sem esquecer da segurança e da saúde dos funcionários.
Foi preciso melhorar os recursos de trabalho remoto e manter a equipe conectada e, sobretudo, motivada para permitir que os projetos continuem em andamento. Outro desafio foi elaborar uma comunicação efetiva e eficaz com diferentes públicos: colaboradores, clientes e parceiros, entre outros.
No caso de algumas atividades específicas, o desafio foi fechar as portas, por conta de uma proibição de alguns estados, mas manter, de alguma forma as vendas e o contato com os clientes.
Para enfrentar esse período de quarentena da melhor forma possível, é importante seguir alguns passos. Seguem sete indicações de como passar pela pandemia:
1 – Contatos atualizados
Antes de tudo, certifique-se de que os contatos de comunicação com todos estejam atualizados, principalmente, áreas como financeiro, RH e TI. O contato atualizado dos clientes também não pode faltar.
2 – Área de TI
A área de segurança de TI é uma das que mais terá atuação neste período. É preciso viabilizar o acesso à sistemas, programas, documentação e processos integrados, além de robusta ferramenta de armazenamento em nuvem. Alem disso, é o departamento que precisará dar o suporte necessário para as adoções de ferramentas de vídeo-chamadas, chats e outras formas de comunicação entre os colaboradores, mas também com os clientes, tudo isso com todos os cuidados para a manutenção da segurança da informação.
3 – Adaptação do negócio
Algumas empresas terão, também, que adaptar o tipo de negócio. No caso do varejo, por exemplo, ainda que se tenha que fechar a loja física, as alternativas passam por adotar entrega delivery, estratégias para manter contato com o cliente de forma direta ou por meio das redes sociais, aliadas importantes para manter a divulgação e venda dos produtos.
Aplicativos de comunicação ajudam a cativar os clientes que antes visitavam fisicamente as lojas e também tem o objetivo de estreitar a comunicação a fim de incentivar as compras.
Neste momento, é super indicado definir uma estratégia de relacionamento consistente e, sempre que possível, oferecer um benefício para os clientes, seja informação, dicas relevantes, ou mesmo vantagens na contratação dos produtos/serviços.
4 – Funcionários
Como preservar a saúde do seu funcionário? É necessário analisar a possibilidade de afastamento ou até de decretar as férias de alguns deles. Outra sugestão é afastamento remunerado ou o trabalho remoto, com o home office. Cada empresa terá que encontrar a melhor solução para preservação dos colaboradores e da empresa.
Para as empresas das áreas essenciais e que manterão as atividades é bom ressaltar as medidas de segurança que não podem ser deixadas de lado. O uso de máscaras e luvas e a lavagem das mãos com água e sabão, além do uso de álcool gel deve ser constantemente mantido.
Vale salientar que o Governo aprovou duas medidas provisórias – 927/2020 e 936/2020 que, dentro desde período de calamidade imposta pela pandemia, visam auxiliar a manutenção da estabilidade financeira das empresas e os empregos.
5 – Situação de fornecedores
Verifique a situação de seus fornecedores e qual a sua alternativa no caso da falta de um ou mais fornecedores. O objetivo é se prevenir e adotar as medidas necessárias para continuar as demandas, seja de produtos ou serviços.
Também é preciso avaliar a necessidade de ajustes dos pagamentos dos fornecedores, visando minimizar os impactos na sua empresa e também não gerar prejuízos. Vale lembrar que este é um momento de dificuldades para todos e a busca de acordo é o melhor caminho para a manutenção da parceria.
6- Capital de giro e negociação de dívidas
Outra dica importante é manter o capital de giro e aproveitar as medidas e benefícios anunciados pelo governo. O momento é de renegociação e de reduzir todo o tipo de gasto possível e uma das maneiras de diminuir as despesas é negociar o prazo para pagamento. A ideia é adiar ao máximo todos os vencimentos e parcelar dívidas já existentes.
7- Planejamento Financeiro
Este é o momento de rever as contas, analisando quais gastos podem ser cortados. Após a análise, verificar como as contas que não podem ser cortadas serão efetivamente pagas para evitar endividamento. Esse não é um exercício dos mais fáceis, mas fará a diferença ao final da pandemia.
Uma pandemia como a do coronavírus revela o poder de adaptação da forma de trabalho e também pode acelerar a mudança das atividades para fora de um espaço físico compartilhado. Essas modificações podem ser maiores do que muitas empresas imaginaram até agora e poderão ser sentidas em um prazo muito mais curto.
Algumas das adaptações feitas durante a pandemia, certamente, ficarão como um novo meio de trabalho visto que farão a diferença, darão certo e até deixarão os clientes e os funcionários mais satisfeitos. Outra mudança que pode permanecer é a modificação dos modelos de negócio tendo em vista a prestação de serviços a distância.
Financeiramente, algumas decisões também se farão presentes para o período pós-coronavírus, como por exemplo, a negociação de prazos e preços com fornecedores e a redução de custos. Além disso, a busca por crédito e qualificação podem ser alternativas para suportar as dificuldades e se preparar para a retomada da normalidade.
O período, definitivamente, não tem sido fácil para absolutamente ninguém, mas, certamente, ele passará. E quando isso acontecer, o melhor é estar preparado, por isso, planejamento é a palavra de ordem.
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