Você já ouviu falar em empresas cooperativas? Talvez, mesmo sem saber, você já tenha tido contato com algumas cooperativas ao longo de sua vida.
Em 2018, estimava-se que havia cerca de 6.800 cooperativas no Brasil. Elas são responsáveis por gerar empregos para a sociedade e movimentar a economia do país.
Nesse texto vamos falar sobre o que é uma cooperativa, como ela funciona e quais são as principais características desse modelo de negócio.
Quer saber mais? Acompanhe!
O cooperativismo é mais do que um modelo de negócio para as empresas, ele pode ser considerado como uma ideologia que tem o objetivo de transformar o mundo em um local mais justo e equilibrado.
De acordo com a Lei Nº 12.690/2012 as empresas cooperativas são compostas por profissionais que possuem o objetivo de conquistar melhores condições de trabalho.
Ou seja, são profissionais autônomos com a mesma profissão ou ofício, que se reúnem com o propósito de ter melhores condições de trabalho e que desejam prestar algum tipo de serviço à sociedade.
Quando o profissional ingressa em uma empresa cooperativa, ela passa a ser sócio dessa empresa. E as decisões são tomadas por todos os sócios. Vale ressaltar que a gestão das cooperativas é feita de forma democrática.
As empresas cooperativas também são responsáveis por evitar que os profissionais aceitem exercer atividades insalubres e com salários abaixo do valor adequado para determinada função.
As cooperativas podem desenvolver as atividades voltadas para dois segmentos, são eles:
Nesse modelo, os sócios que fazem parte da cooperativa contribuem com o trabalho de produção de bens e detém os meios de produção.
Exemplo: Cooperativas de reciclagem e artesanato.
Já no modelo de serviço, os sócios das empresas cooperativas prestam algum tipo de serviço especializado para terceiros e não há vínculo empregatício entre as partes.
Exemplo: Serviço de tradução, contabilidade, financeiro etc.
No modelo de negócio representado pelas empresas cooperativas, os profissionais que fazem parte da empresa são considerados como donos do negócio.
Outra característica é que o objetivo das cooperativas não é o lucro, mas sim atender as necessidades dos sócios e dos cooperados.
Ou seja, enquanto as empresas priva das visam o crescimento e o lucro financeiro, as empresas cooperativas buscam a união dos profissionais para obter melhores condições de trabalho.
A maioria das empresas privadas possuem um conselho diretor onde são tomadas as decisões por pessoas específicas. Já nas cooperativas, todos os cooperados fazem parte do processo de tomada de decisão e são donos do capital da empresa.
Veja o quadro abaixo com as principais diferenças entre uma empresa e uma cooperativa:
Quais são as principais características de uma cooperativa?
As empresas cooperativas funcionam de forma diferenciada. Portanto, elas possuem algumas características específicas para melhorar seu funcionamento.
Veja a seguir quais são as características das cooperativas de acordo com o Art. 1.094 da L ei nº 10.406/202:
I – Variabilidade, ou dispensa do capital social;
II – Concurso de sócios em número mínimo necessário a compor a administração da sociedade, sem limitação de número máximo;
III – limitação do valor da soma de quotas do capital social que cada sócio poderá tomar;
IV – Intransferibilidade das quotas do capital a terceiros estranhos à sociedade, ainda que por herança;
V – Quórum, para a assembleia geral funcionar e deliberar, fundado no número de sócios presentes à reunião, e não no capital social representado;
VI – Direito de cada sócio a um só voto nas deliberações, tenha ou não capital a sociedade, e qualquer que seja o valor de sua participação;
VII – distribuição dos resultados, proporcionalmente ao valor das operações efetuadas pelo sócio com a sociedade, podendo ser atribuído juro fixo ao capital realizado;
VIII – indivisibilidade do fundo de reserva entre os sócios, ainda que em caso de dissolução da sociedade.
Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB, existem três tipos de empresas cooperativas e elas variam de acordo com o tamanho e o objetivo de cada uma.
Conheça a seguir as classificações:
As empresas cooperativas que se enquadram nesse modelo são caracterizadas como uma cooperativa para pessoas.
Ou seja, o objetivo dela é prestar serviços direto aos associados. E a sua formação deve ser composta por, no mínimo, 20 cooperados.
As cooperativas de 1º grau podem contratar pessoas jurídicas, entretanto elas não devem estar no mesmo meio econômico exercido pela organização.
No 2º grau as cooperativas são destinadas para outras cooperativas. O objetivo é organizar os serviços prestados pelas filiadas e facilitar a sua utilização.
Elas são constituídas por, no mínimo, três empresas cooperativas singulares.
As empresas cooperativas de 3º grau são para as federações. Ou seja, elas são formadas por, no mínimo, três cooperativas federais (2º grau) de qualquer segmento, e possuem o objetivo de organizar os serviços das filiadas em uma escala maior.
Nós abordamos quais os tipos de cooperativas que existem no mercado, porém, cada empresa possui o seu segmento de atuação.
Veja a seguir:
Esse segmento compõe todos os produtores rurais e toda a cadeia produtiva: cultivo, colheita, comercialização, compra de insumos, armazenamento e industrialização dos processos.
Nesse modelo, as cooperativas são responsáveis pela atividade de abastecimento dos estoques do comércio varejista.
Ou seja, elas abastecem locais como farmácias, supermercados e outros que necessitem de insumos (roupas, alimentos, medicamentos etc.).
Através desse armazenamento, os produtos poderão ser distribuídos aos consumidores com condições mais vantajosas de preço.
Essas cooperativas são destinadas aos profissionais de saúde. O principal objetivo é beneficiar a população oferecendo o acesso às clínicas, hospitais, planos de saúde e outros serviços.
Uma das maiores cooperativas da área da Saúde é a Atesa. Ela oferece dois tipos de serviços:
As empresas cooperativas de trabalho são as que mais crescem atualmente. Elas são formadas por profissionais do mesmo ramo que fornecem serviços a terceiros.
Alguns exemplos dessas cooperativas são os artesãos, trabalhadores de construção civil, reciclagem, limpeza e outros.
Dentro desse segmento, podemos destacar as seguintes empresas:
Essas cooperativas atuam na prestação de serviço de transporte de cargas e passageiros.
Elas prestam serviços em várias modalidades como: transporte individual de passageiros (táxis), transporte coletivo de passageiros (ônibus e vans), transporte de cargas (caminhões), entre outros.
A contratação de empresas cooperativas pode ser muito vantajosa para as empresas tomadoras, assim são chamadas aquelas que as contratam.
Separamos os principais benefícios para você conferir:
Ao longo desse artigo podemos entender que as empresas cooperativas são formadas pelos próprios profissionais que atuam no dia a dia.
O seu principal diferencial é que as cooperativas não visam o lucro, tal como as empresas privadas. Portanto, o seu objetivo é satisfazer as necessidades econômicas dos cooperados.
Para isso, as empresas cooperativas seguem alguns princípios básicos que norteiam as atividades visando atingir os objetivos propostos.
No Brasil, as cooperativas estão em crescimentos e atuam em diversos setores econômicos. Elas geram milhões de renda aos trabalhadores e proporcionam melhores condições de trabalho, contribuindo para o crescimento econômico do país.
Por mais que a gente não saiba, as empresas cooperativas estão presentes no dia a dia de muitos brasileiros.
Conforme pontuamos, as cooperativas de trabalho são as que mais crescem na atualidade. Quer conhecer mais sobre elas? Clique aqui!
Publicado em 14 de janeiro de 2022.
Atualizado em 29 de abril de 2022.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…