Gestão

Quais as características das empresas mais valiosas do mundo?

Você sabe quais são as empresas mais valiosas do mundo? Conhecê-las e entender quais são as suas estratégias é muito importante para quem quer começar um negócio rentável ou direcionar um já existente.

Pensando nisso, trouxemos um ranking com as instituições mais valiosas do mercado, quais são as suas principais características, o que fazem para alcançar números tão expressivos e o que podemos aprender com elas. Confira!

 

Quais são as empresas mais valiosas do mundo

De acordo com o Top 500 Global Brands 2020 Ranking, as 5 empresas mais valiosas do mundo são:

  1. Amazon: US $ 221bilhões
  2. Google: US$ 160 bilhões
  3. Apple: US$ 141 bilhões
  4. Microsoft: US$ 117 bilhões
  5. Samsung: US$ 94 bilhões

 

Quais são as características comuns as marcas

As empresas mais valiosas do mundo se destacam nos processos criativos e inovadores, no lançamento de novos produtos e serviços e na forma de vender, transmitindo percepção de valor para os consumidores.

Além dessa característica inovadora, as marcas que hoje mais valem no mercado não possuem medo de arriscar ao tentar revolucionar, mesmo sabendo que erros podem acontecer durante esse processo.

A Apple, por exemplo, já tentou lançar o seu próprio console de games, o ‘Pippin’, mas não obteve sucesso. Apesar disso, não deixou de ser uma das maiores empresas do mundo.

Outra característica comum a essas organizações é o ‘pensar fora da caixa’, sabendo identificar oportunidades mesmo em meio a crises. Não é à toa que a maioria delas está há muitos anos presente no top ranking de marcas mais valiosas.

O que aprender com as empresas mais valiosas do mundo

Amazonas

  1. Não ter medo de inovar

Desde o seu surgimento a marca foi caracterizada pela inovação, nos ensinando que não se deve ter medo de inovar. Entretanto, é importante ressaltar que a Amazon antes de criar tendências realiza análises, planejamentos e estudo de mercado. A modernização não deve ser feita sem objetivo claro.

  1. Investir na experiência do usuário

Por meio da personalização do site, recomendações de produtos mais relevantes, preenchimento automático de pesquisas e outras funções, a Amazon oferece aos usuários uma boa experiência durante o processo de compra, o que pode tornar a navegação e o atendimento de pedidos mais satisfatórios.

Além de proporcionar uma boa experiência de compra, a marca também tem investido na área de logística porque obteve a patente de “entrega antecipada” e desenvolveu uma solução de entrega rápida para se destacar da concorrência.

 

  1. Estabelecer uma política de preços

Quando surgiu, a Amazon desenvolveu uma política de preços baixos e sua meta sempre foi obter lucros por meio de bastante vendas, para assim compensar as menores margens de lucro alcançadas.

 

Google

  1. Ambiente informal

Modelos de negócio tradicionais e rígidos não fazem parte da cultura da Google. A empresa incentiva a informalidade no trabalho, não só na questão das vestimentas, mas a todos os processos, tais como comunicação e postura.

Os problemas da empresa são solucionados sem burocracia em um ambiente que estimula a criatividade e inovação.

 

  1. Autonomia para os funcionários

O ambiente da empresa incentiva os funcionários a serem independentes e livres para expressar e organizar seu estilo de trabalho. O que pode parecer duvidoso para quem está habituado com o regime CLT.

Mas a verdade é que essa é uma estratégia muito eficaz para a produtividade e engajamento. Os colaboradores passam a trabalhar de modo mais otimizado. É importante mencionar que a Google não deixa de cobrar resultados, porém permite que os profissionais sejam livres para decidir a melhor maneira de atingir as metas estabelecidas.

 

maçã

  1. Transforme os clientes em admiradores

O que torna a Apple única é que ela observa tendências de comportamento, coleta fragmentos e peças e lança produtos de alta qualidade que preenchem lacunas.

Quando a Apple se tornou varejista, entendeu o comportamento e necessidades dos consumidores transformando suas lojas em uma espécie de ‘templo da marca’.

Nesses pontos de vendas estão presentes funcionários especialistas, capazes de explicar em detalhes as funcionalidades dos equipamentos, atraindo a atenção e fascinando os clientes.

Pode-se perceber inclusive, que os consumidores da marca na internet atuam como uma espécie de advogado, defendo e enaltecendo a Apple sempre que possível.

 

  1. As vezes aprimorar é melhor que inventar

Nem todas as tecnologias da Apple resultam de desenvolvimento interno. Isso porque a empresa é capaz de perceber o valor das criações de terceiros e aprimorar de acordo com as demandas de mercado.

O iPod, por exemplo, não foi inteiramente inventado pela Apple. Os reprodutores de música digital já estavam no mercado quando o dispositivo da marca foi lançado. O que a empresa fez foi ajustar o design e usabilidade do produto. Essa estratégia além simplificar e acelerar o fluxo de trabalho, ajuda a reduzir custos de inovação.

 

Microsoft

  1. Contrate funcionários inteligentes

Na Microsoft, uma expressão comum é “pessoas com alto QI”, que costuma significar pessoas inteligentes. Isso porque Bill Gates, fundador da empresa, tem a política de recrutar os melhores alunos recém formados para trabalhar na sua organização.

  1. Os Feedbacks são fundamentais

A empresa se concentra em obter feedback para conseguir informações mais precisas sobre seus produtos e envolver os clientes nas invenções da empresa.  Além disso, a marca enxerga as reclamações como incentivo para que os erros sejam corrigidos rapidamente.

 

Samsung

  1. Atenda a todos os públicos

Se formos analisar a marca Samsung, podemos perceber que ela atende a diferentes públicos, entregando padrões de qualidades distintos. Possuindo produtos top de linha ao mesmo tempo que produz equipamentos intermediários e de entrada.

  1. Saiba gerenciar crises

Em 2016, quando o smartphone da Samsung Note 7 começou a “explodir” por superaquecimento, a empresa respondeu com transparência e rapidez suficiente.

A marca prontamente se pronunciou para esclarecer o que estava acontecendo e orientou os consumidores a “desligarem imediatamente os aparelhos e substituírem”.

Desse modo, ela minimizou os danos à imagem e se mostrou leal ao público, restaurando a confiança deles na marca. Não é à toa que atualmente ela se encontra entre as 5 empresas mais valiosas do mundo.

 

Considerações finais

Agora você já sabe quais são as empresas mais valiosas do mundo e quais as características em comum que elas possuem.

Esperamos que essa leitura tenha sido uma ótima oportunidade para buscar insights e modificar processos no seu negócio.

Redação Empresas e Cooperativas

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