Empreendedorismo

7 erros básicos na hora de empreender

Empreender não é uma tarefa fácil. O processo de abrir uma empresa demanda tempo e análises minuciosas de mercado para criar um plano de negócios que preencha todas as lacunas antes da parte burocrática desse processo.

As etapas para o sucesso não são fáceis e exigem planejamento e objetivos bem traçados para saber exatamente todas as informações necessárias para o desenvolvimento das ideias até a entrada no mercado.

Não é uma tarefa fácil passar por essa jornada de empreendedorismo sem percalços. É impossível não cometer algumas falhas durante o processo de abrir sua própria empresa e quando se é empreendedor de primeira viagem a chance pode ser um pouco mais elevada.

Falhar é um caminho para alcançar o sucesso. É totalmente compreensível o medo de errar quando se é o responsável por um empreendimento, porém algumas falhas são previsíveis e podem ser antecipadas para não comprometer seriamente os negócios.

Vai abrir uma empresa ou começar um novo empreendimento? Confira nossas dicas para não cometer alguns erros básicos.

1 – Empreender é uma jornada longa

O sucesso não acontece da noite para o dia e trará muitas dores de cabeça durante esse processo. Muitas pessoas imaginam que serem donos de sua própria empresa é a solução para ganhar dinheiro da forma mais rápida possível.

Trilhar o caminho de forma responsável e respeitando todos os processos é fundamental para vislumbrar lucros. Pensar a longo prazo e entender os desafios de empreender são fatores fundamentais para entender o momento em que a empresa trará lucros.

2 – Defina sua proposta de valor

Um dos primeiros passos antes de criar um empreendimento é pensar nos produtos ou serviços que serão vendidos por sua empresa. Estudar detalhadamente os aspectos do mercado consumidor e das suas ofertas é necessário para entender quem, como e com o que você atingirá seu público.

Seu produto ou serviço vai solucionar algum problema? Qual valor ele entregará para os consumidores? Quais produtos e serviços vamos entregar para cada perfil de cliente?

Responder essas perguntas é fundamental para entender mais do próprio negócio e definir melhor como ele será apresentado ao mercado. Em muitas ocasiões, os consumidores não querem saber dos detalhamentos técnicos, os benefícios e as funções de seu produto – eles anseiam por soluções para seus problemas.

3 – Crie um plano de negócios

Não entre de cabeça no mercado apenas achando que seu produto ou serviço é inovador e vai se vender sozinho ou que suas habilidades irão atrair consumidores de modo orgânico. Planejar é fundamental durante o processo para não desistir logo no primeiro problema.

O plano de negócios é fundamental para entender todo o contexto mercadológico que sua empresa enfrentará e requer tempo para ser elaborado. Um modelo de negócios bem executado é uma das chaves para entender a viabilidade do empreendimento.

Valide suas ideias, estude o mercado, conheça e domine seu campo de atuação, defina seus preços e análise seus diferenciais. Todo esse método de plano de negócios mitigam as chances de falhar e torna mais claro o caminho a ser traçado.

Para auxiliar no processo de estruturação de um negócio, uma ferramenta poderosa a ser utilizada é o Business Model Canvas, ou apenas Canvas. Um mapa visual com nove blocos que o empreendedor deve preencher para validar seu negócio e planejar o seu negócio.

4 – Vá para a rua e entenda seu cliente

Saia de sua zona de conforto e valide suas ideias com a pessoa mais importante para o seu negócio, seus clientes. São eles que vão definir o sucesso de seu empreendimento e nada melhor que consultá-los antes de investir seu tempo e dinheiro em um projeto.

Crie uma ou mais personas, representação semifictícia do seu cliente ideal baseada no consumidor que você deseja para seu negócio. Definir quem vai ser o seu alvo é fundamental no momento de validar suas ideias com o público e traçar suas estratégias.

As ruas serão seu guia para entender melhor seus clientes. Faça perguntas, anotações, aplique alguns questionários para realmente entender as necessidades que seu produto deve buscar atingir.

Se o empreendimento for em um local físico, ande pelas cercanias e entenda melhor o bairro em que sua empresa deseja se instalar. Não tenha medo de ouvir respostas ruins, elas vão moldar seu empreendimento e trarão benefícios futuros para não ter que errar para aprender.

5 – Não empreenda apenas por necessidade

A crise elevou potencialmente o número de desempregados no Brasil e muitas pessoas tiveram que “dar seus pulos” para conseguir formas de renda. Quando o emprego está escasso, muitas pessoas abrem seu próprio negócio para conseguir pagar as contas.

A medida muitas vezes é necessária para não ficar parado, mas não se deve empreender apenas pela necessidade. Investir tempo e dinheiro em uma empresa não é um processo fácil e a solução pode acabar se tornando mais um problema.

Avalie todos os riscos e pense se você tem o desejo de empreender e as habilidades necessárias para abrir o seu próprio negócio. Muitas pessoas acabam contraindo dívidas por investir sem planejamento e o tiro sai pela culatra.

6- Entenda seu produto

Quais são seus diferenciais? Essa pergunta deve surgir para entender como você vai se destacar em seu nicho de mercado e a resposta exige um estudo abalizado de sua concorrência.

Avalie maneiras diferentes de apresentar um produto ou serviço, entenda as dores do consumidor e veja como você pode mudar o modo como o mercado atua. Fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes não trará benefícios ao seu negócio.

Esteja atento ao mercado e conheça profundamente seu produto ou serviço, você será o responsável por vendê-lo aos consumidores e deverá entender todos os aspectos negativos e positivos que ele pode ofertar aos clientes.

7 – Viabilidade financeira

Abrir o próprio negócio exige um aporte financeiro inicial para custeio antes do lucro começar a aparecer. É possível fazer uma projeção de lucro e entender o momento em que seu empreendimento começará a ficar com saldo positivo.

Para garantir que não falte dinheiro em sua empresa, defina o seu capital de giro, o montante necessário para manter todas as despesas de seu empreendimento. Esse valor deve sempre à disposição no caixa da empresa, pois ele é o saldo necessário para custear todas as despesas.

O fluxo de caixa deve ser seu norte para definir todas as ações da parte financeira do empreendimento. Quanto dinheiro entra e quanto sai de sua empresa mensalmente? O fluxo de caixa deve ser monitorado com extrema perícia para não escapar nenhum detalhe e comprometer financeiramente seu empreendimento.

Um bom planejamento financeiro é essencial para sua empresa conseguir manter o sonho de empreender vivo. Entender os momentos em que o dinheiro deve ser aplicado, quando cortar custos, e o momento de expandir, tudo passa pela viabilidade financeira de seu empreendimento.

Redação Empresas e Cooperativas

View Comments

Recent Posts

Competências Comportamentais: Entenda como Elas Interferem na sua Empresa

As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…

2 semanas ago

O Papel da Enfermagem na Biossegurança

A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…

2 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

2 meses ago

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

6 meses ago

Principais desafios da Gestão de Pessoas na Indústria

Gestão de pessoas na indústria é o conjunto de processos, estratégias e ações que visam…

6 meses ago

Trabalho Remoto: Benefícios e Malefícios Percebidos

O trabalho remoto é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado,…

10 meses ago