Destaque

ESG: Entenda O Que é Essa Sigla Indispensável Às Empresas

Atualmente as empresas têm buscado realizar atividades mais sustentáveis e que não impactam o meio ambiente. Para isso, muitas têm colocado em prática as medidas propostas pelo ESG.

Essas ações podem beneficiar a empresa a conseguir novos investimentos e promover uma imagem positiva para os consumidores.

Esse termo não é novo no mercado, mas muitos gestores ainda possuem dúvidas quanto a sua importância e aplicação no dia a dia da organização.

Por isso, vamos abordar sobre o seu significado e como é possível promover ações voltadas ao cuidado com o meio ambiente, a sociedade e a governança das empresas.

Possui dúvidas sobre este assunto?

Então acompanhe o artigo abaixo e boa leitura!

 

Qual é o significado da sigla ESG?

ESG é uma sigla derivada do inglês e significa “Environmental, Social and Governance” (no português: ambiental, social e governança).

Essa sigla corresponde a um conjunto de práticas ambientais, sociais e governamentais que guiam o consumo das empresas com o intuito de promover a sustentabilidade.

A partir desses critérios é possível medir os impactos causados pelos investimentos que as empresas realizam. Ou seja, após a adoção das medidas ESG, é possível mensurar as ações que estão sendo realizadas para reduzir os danos causados ao meio ambiente.

Entenda o significado de cada letra que compõe a sigla:

 

Environmental (ambiental)

A letra “E” diz respeito às práticas exercidas pela empresa em relação à conservação do meio ambiente. Isso engloba os temas como poluição do ar e da água, aquecimento global, desmatamento, escassez de água e outros.

Social

A letra “S” corresponde a maneira que a empresa se relaciona com os funcionários e com a comunidade em seu entorno. Ou seja, como ela cuida dos dados pessoais de cada colaborador, se ela promove a diversidade na equipe e se as regras previstas na legislação trabalhista estão sendo seguidas.

 

Governance (Governança)

Por último, a letra “G”, representa a forma de gestão da empresa. Por exemplo, como é a conduta corporativa da organização, estrutura do comitê de auditoria, relação com o governo, entre outros.

 

O que é estratégia ESG?

Os negócios têm mudado conforme as exigências dos consumidores mudam. Hoje em dia, os clientes buscam por empresas que praticam a sustentabilidade e não busquem lucro de forma desenfreada.

Tendo em vista esse novo modelo de consumo, a estratégia ESG surgiu para que as empresas promovessem ações sustentáveis, procurando crescer sem degradar o meio ambiente e causar impactos negativos para a sociedade.

Essa ferramenta desenvolveu uma mentalidade de cuidado e preocupação com as pessoas que estão envolvidas com o negócio.

As empresas vão buscar se relacionar com outras organizações que também adotam essas ações. E todas os envolvidos no processo devem estar atentos às medidas propostas pelo ESG.

 

Para que serve ESG?

O principal objetivo do ESG é medir a consciência das organizações em relação às questões ambientais, sociais e governamentais.

Os resultados obtidos, serão avaliados e será possível mensurar o valor da empresa diante do mercado.

Esses dados também são levados em consideração na escolha de novos investimentos e aquisições de produtos e serviços.

Quando a empresa cria ações seguindo as diretrizes do ESG, ela mostra que se preocupa com os seus parceiros.

Sendo assim, é necessário analisar se eles também praticam os critérios do ESG dentro das organizações. Por isso, adotar essas práticas fornece uma boa imagem para a empresa.

 

Como o ESG pode ser incorporado nas estratégias de uma organização?

As medidas ESG estão se tornando mais populares nas empresas. Os gerentes estão descobrindo que isso não é bom apenas para o meio ambiente, mas também ajuda a agregar valor para a marca no mercado.

Por isso, é importante saber quais as formas de implantar essa estratégia nas organizações. Veja a seguir:

 

1 – Saiba o que é ESG

O primeiro passo para incorporar o ESG na organização é entender o seu significado, os critérios e as práticas que ele determina.

Os gestores precisam envolver os profissionais desde o momento da implementação e monitorar o andamento, pois as alterações podem não estar ocorrendo como esperado.

Dessa maneira, será possível identificar se a mudança está integrando todas as áreas.

 

2 – Criar um conselho para o ESG

Após identificar a necessidade de implementar o ESG, é o momento de definir quem serão os responsáveis pela criação das estratégias para atingir os resultados.

Portanto, é importante criar o conselho ESG com representantes de diversas áreas da empresa. Se for necessário, é possível contratar novos profissionais para liderar o conselho, entretanto, deve sempre prezar pela diversidade.

Quando o conselho estiver formado, será a hora de definir as atividades e metas de cada integrante, quais os objetivos e prazos para serem alcançados.

 

3 – Utiliza o compliance

O conselho ESG pode realizar a revisão das práticas que a empresa já realiza, verificando as ações em relação ao meio ambiente, governança e a sociedade.

Para isso, é importante revisar as políticas internas da empresa e analisar a atuação de cada departamento e, se houver necessidade, adequar as ações para seguir os critérios da ESG.

 

4 – Faça adoção de novas práticas e indicadores

Uma vez que a empresa tenha decidido quais práticas serão adotadas, os gestores devem definir quais estratégias serão seguidas e o que indicará se as metas estão sendo alcançadas ou não.

Crie um cronograma de como será a implementação, quais os objetivos em cada etapa e a maneira que os resultados serão mensurados.

Após obter os resultados, faça a divulgação das informações com os stakeholders para que eles vejam que as ações estão impactando a empresa de forma positiva.

 

5 – Conscientize os colaboradores

É fundamental que a empresa conscientize os colaboradores sobre a importância das medidas do ESG e os benefícios que ele proporciona para a empresa, para a sociedade e para o meio ambiente.

Dessa maneira, a implementação ocorrerá de maneira mais fácil e os funcionários contribuem para que as ações sejam executadas no dia a dia.

Incorporar essas ações nas organizações, vai agregar mais valor para a empresa diante dos consumidores e investidores.

 

Como aplicar ESG nas empresas?

Os fundos de investimentos analisam as empresas de acordo com as práticas de ESG que estão sendo adotadas. Ou seja, para direcionar os aportes eles dão preferências para as empresas que adotam boas práticas.

Portanto, os negócios que apostam nessas estratégias têm mais vantagens em relação aos investidores.

Veja quais as iniciativas as empresas podem ter para aplicar ESG:

 

Ambiental

Nesse tópico a empresa deve analisar as medidas que vão reduzir os impactos no meio ambiente e podem ser:

 

Social

O social é relacionado ao relacionamento entre a equipe e os gestores, por isso, pode ser criado as seguintes ações:

 

Governança

Para a governança, é importante analisar como os gestores se relacionam com outras empresas e como é a relação dela com o governo. Por isso, as ações devem ser voltadas para:

 

Por que as empresas devem adotar ESG?

Ao longo do artigo, vimos algumas vantagens que a ESG proporciona para as empresas. Porém, vamos destacar outros benefícios:

  • Ter o ESG como parte da estratégia da empresa, permite atrair e reter talentos e investidores;
  • Os profissionais altamente qualificados procuram por empresas que tenham essas diretrizes, que tenham valores claros e propósitos bem definidos;
  • Terá mais chances de receber investimentos;
  • Reduz os custos e desperdícios;
  • Proporciona melhor desempenho financeiro;
  • Garante a fidelização do consumidor.

 

O impacto do ESG nas empresas é extremamente importante do ponto de vista econômico, pois gera benefícios tangíveis e intangíveis para o negócio.

É possível perceber que, com o uso de estratégias ESG, a empresa se preocupa com os fatores ambientais e sociais. Também comprova que os gestores realizam uma gestão eficiente com foco nos resultados de longo prazo.

 

Exemplo de empresa brasileira que já adota ESG

A Natura é um exemplo de empresa que adota o ESG na política interna. Ela possui um longo histórico de práticas voltadas para a sustentabilidade, e transforma os desafios socioambientais em oportunidades de negócio.

Vamos analisar as principais iniciativas realizadas conforme os 3 temas do ESG:

 

Meio ambiente:

  • Construção do ecoparque, para realizar pesquisas e proporcionar empregos para as pessoas da região;
  • Em 2014, a Natura foi a primeira empresa a receber o certificado B Corp, que são empresas que associam o crescimento econômico ao bem-estar social e ambiental;
  • Foi a primeira empresa da América Latina a receber o certificado de Cruelty free, em 2018 e essa prática se estende aos fornecedores.

 

Social:

  • A Natura promove a inclusão e diversidade das equipes. Atualmente, conta com 48% de mulheres em cargos de liderança;
  • Possui forte relacionamento com as comunidades locais e gera renda para mais de 8 mil famílias;
  • A empresa conta com uma rede de mais de 8 milhões de consultoras e mede o IDH delas para entender o perfil e o que pode ser melhorado. Através dessa análise, surgiu o Natura Pay, uma conta bancária para as consultoras. E a empresa possui convênios que dão descontos em medicamentos e consultas médicas.

 

Governamental:

  • A organização promove uma política de remuneração fixa e variável;
  • A alta liderança possui metas em relação às iniciativas de ESG;
  • O conselho possui 13 membros, dentre eles, 9 são conselheiros independentes.

 

Como vimos, a Natura possui muitas ações voltadas para a sustentabilidade e isso reforça o seu compromisso com a sociedade com as práticas do ESG.

 

Considerações finais

Ao longo deste artigo, é possível perceber a importância da aplicação do ESG tanto para as empresas quanto para a sociedade em geral.

Estar atento às exigências do mercado, proporciona negócios mais inovadores e engajados. E, ainda, que estejam preocupados com o meio ambiente e promovendo redução de custos.

De acordo com uma pesquisa recente da agência de pesquisa norte-americana, Union + Webster, divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis na hora de fazer as suas compras, ou investimentos.

E aí, o que falta para você implementar o ESG? Inclusive, você sabe o que é Compliance? Clique aqui e conheça tudo o que você precisa saber.

Redação Empresas e Cooperativas

Recent Posts

Competências Comportamentais: Entenda como Elas Interferem na sua Empresa

As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…

2 semanas ago

O Papel da Enfermagem na Biossegurança

A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…

2 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

2 meses ago

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

6 meses ago

Principais desafios da Gestão de Pessoas na Indústria

Gestão de pessoas na indústria é o conjunto de processos, estratégias e ações que visam…

6 meses ago

Trabalho Remoto: Benefícios e Malefícios Percebidos

O trabalho remoto é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado,…

10 meses ago