O ambiente corporativo foi totalmente revolucionado ao longo dos anos pelas inovações tecnológicas. A gestão 4.0 refere-se à adaptação da administração empresarial incorporando essas soluções para aumentar o desempenho dos negócios.
Inteligência artificial, Big Data, robótica, automação, softwares de gestão, computação em nuvem… Se essas ferramentas já fazem parte da sua rotina organizacional, provavelmente você é um gestor 4.0.
Acompanhe a leitura e saiba mais sobre esse novo modelo de gerenciamento.
Esse novo método administrativo surgiu juntamente com as mudanças provocadas pela quarta revolução industrial, que está diretamente ligada ao conceito de Indústria 4.0.
A gestão 4.0 é a evolução da forma de administrar, utilizando os avanços tecnológicos a favor da empresa.
Não estar atualizado em relação a esses recursos significa estagnar e perder competitividade.
Considere o gestor desatualizado como aquele que ainda usa um celular antigo em um mundo corporativo dominado pelos smartphones e suas diversas funcionalidades.
A gestão 4.0 é composta por 5 premissas que norteiam esse novo método de administração empresarial. São elas: automação, integração, centralização, virtualização e análise. Conheça com mais detalhes cada uma delas a seguir:
2. Integração dos canais de comunicação: Todos os meios de contato do cliente com a marca precisam estar alinhados com a mesma linguagem. Isso melhora a experiência dos consumidores e aumenta a conexão com a empresa.
3. Interação com o consumidor: Assim como a forma de gestão se transformou devido às tecnologias, o comportamento dos consumidores também sofreu modificações. Atualmente, as pessoas desejam ter um contato mais próximo e informal com as marcas. Portanto, as interações devem ser mais humanas e empáticas.
4. Virtualização dos processos: Consiste na digitalização das tarefas físicas, fazendo com que elas funcionem eletronicamente e até mesmo de forma remota. Recentemente, diversas empresas tiveram que fazer isso forçadamente devido ao isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.
5. Análise de informações: No ambiente digital dados são coletados a todo instante de diferentes fontes. De forma isolada, eles não representam nenhum valor para a empresa. No entanto, após a junção, tratamento e conversão desses dados em informações relevantes, é possível tomar decisões mais certeiras para o desenvolvimento do negócio.
Organização 4.0 refere-se a empresas que utilizam evoluções tecnológicas em seus processos, e possuem gestores e funcionários capacitados para lidar com esses recursos e as transformações que eles causam no cenário mercadológico em que estão inseridas.
Agora que você já sabe o que é a Gestão 4.0 e quais as suas premissas, chegou a hora de conhecer as habilidades mais desejadas nos gestores das organizações modernas.
A gestão 4.0 pode ser implementada por qualquer tipo de organização, independentemente do seu segmento ou porte.
Empresas que utilizam esse modelo obtém inúmeras vantagens, veja as principais abaixo:
E aí, você já atua em uma organização 4.0?
Acompanhar as transformações digitais pode ser a chave que faltava para abrir a porta do sucesso empresarial.
O papel do gestor é incentivar o uso dessas inovações para aumentar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Opções disponíveis no mercado não faltam, basta apenas encontrar a melhor forma de implementá-las nos processos organizacionais.
Agora que você sabe como funciona uma gestão 4.0, veja tudo o que você precisa saber para inovar transformando seu negócio em uma empresa digital: clique aqui.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…