Destaque

Gestão 4.0: Do Conceito aos Benefícios para sua Empresa

O ambiente corporativo foi totalmente revolucionado ao longo dos anos pelas inovações tecnológicas. A gestão 4.0 refere-se à adaptação da administração empresarial incorporando essas soluções para aumentar o desempenho dos negócios. 

Inteligência artificial, Big Data, robótica, automação, softwares de gestão, computação em nuvem… Se essas ferramentas já fazem parte da sua rotina organizacional, provavelmente você é um gestor 4.0. 

Acompanhe a leitura e saiba mais sobre esse novo modelo de gerenciamento. 

 

O que é Gestão 4.0?

Esse novo método administrativo surgiu juntamente com as mudanças provocadas pela quarta revolução industrial, que está diretamente ligada ao conceito de Indústria 4.0. 

A gestão 4.0 é a evolução da forma de administrar, utilizando os avanços tecnológicos a favor da empresa. 

Não estar atualizado em relação a esses recursos significa estagnar e perder competitividade.  

Considere o gestor desatualizado como aquele que ainda usa um celular antigo em um mundo corporativo dominado pelos smartphones e suas diversas funcionalidades. 

 

Premissas da Gestão 4.0

A gestão 4.0 é composta por 5 premissas que norteiam esse novo método de administração empresarial. São elas: automação, integração, centralização, virtualização e análise. Conheça com mais detalhes cada uma delas a seguir: 

  1. Automação dos processos: Tarefas repetitivas e que demandavam muito tempo e esforço passam a ser realizadas por máquinas, sistemas e outras ferramentas tecnológicas. Isso aumenta a produtividade, reduz custos, evita falhas humanas e impulsiona o crescimento da empresa.

       2. Integração dos canais de comunicação: Todos os meios de contato do cliente com a marca precisam estar alinhados com a mesma linguagem. Isso melhora a experiência dos consumidores e aumenta a conexão com a empresa. 

        3. Interação com o consumidor: Assim como a forma de gestão se transformou devido às tecnologias, o comportamento dos consumidores também sofreu modificações. Atualmente, as pessoas desejam ter um contato mais próximo e informal com as marcas. Portanto, as interações devem ser mais humanas e empáticas. 

         4. Virtualização dos processos: Consiste na digitalização das tarefas físicas, fazendo com que elas funcionem eletronicamente e até mesmo de forma remota. Recentemente, diversas empresas tiveram que fazer isso forçadamente devido ao isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. 

          5. Análise de informações: No ambiente digital dados são coletados a todo instante de diferentes fontes. De forma isolada, eles não representam nenhum valor para a empresa. No entanto, após a junção, tratamento e conversão desses dados em informações relevantesé possível tomar decisões mais certeiras para o desenvolvimento do negócio.  

 

O que é organização 4.0?

Organização 4.0 refere-se a empresas que utilizam evoluções tecnológicas em seus processos, e possuem gestores e funcionários capacitados para lidar com esses recursos e as transformações que eles causam no cenário mercadológico em que estão inseridas. 

 

Quais as habilidades indispensáveis aos gestores de uma organização 4.0?

Agora que você já sabe o que é a Gestão 4.0 e quais as suas premissas, chegou a hora de conhecer as habilidades mais desejadas nos gestores das organizações modernas.  

  • Postura de liderança: Esse novo modelo de administração rompe a postura de autoridade adotada antigamente por muitos gestores. Agora, há maior proximidade com os colaboradores de modo que o sentimento de pertencimento à empresa aumente, assim como a produtividade. O “chefe” passa a se tornar líder e parte da equipe.
  • Flexibilidade: Os avanços tecnológicos não estão estagnados, eles continuam acontecendo a cada dia e os gestores precisam de flexibilidade para se adaptar à essas novas soluções, trazendo-as para a realidade da empresa.
  • Conhecimento multidisciplinar: O gestor 4.0 precisa conhecer outras áreas além da sua formação para atuar com maior eficiência. Algumas habilidades desejadas são: empreendedorismo, tecnologia, matemática e informática.
  • Inteligência emocional: Empatia, autoconhecimento e autocontrole são alguns dos princípios da inteligência emocional, que é fundamental para que o gestor saiba lidar com as suas próprias emoções e com as da sua equipe.
  • Descentralização: É preciso dar abertura para que os colaboradores desempenhem suas funções com liberdade e criatividade, usando as habilidades de todos em benefício da empresa.
  • Educação continuada: O gestor 4.0 precisa estar em constante atualização visando o seu desenvolvimento profissional. Cursos, treinamentos, palestras e workshops fazem parte da rotina desse profissional.

 

 

As principais vantagens de adotar o modelo de gestão 4.0 para a empresa?

A gestão 4.0 pode ser implementada por qualquer tipo de organização, independentemente do seu segmento ou porte. 

Empresas que utilizam esse modelo obtém inúmeras vantagens, veja as principais abaixo: 

  • Melhora a comunicação com o cliente: A integração dos canais digitais permite uma maior aproximação com o público, promovendo respostas mais ágeis, assertivas e resolutivas. Isso também impacta diretamente no nível de satisfação dos consumidores.
  • Tomadas de decisões mais precisas: Soluções de Big Data permitem a análise e interpretações de grandes volumes de dados de forma mais ágil e simplificada, facilitando a tomada de decisão com base em informações mais precisas.
  • Mais tempo para focar no core business: A automatização de processos permite que os gestores tenham mais tempo para focar na atividade principal da empresa, aumentando assim o seu desempenho.
  • Redução de retrabalho: Com o apoio da tecnologia, as chances de erros e falhas humanas cai consideravelmente, reduzindo a necessidade de retrabalhos que custam tempo e dinheiro para a organização.
  • Aumento de receita: O estudo Future Systems mostra que empresas que investem em tecnologia têm mais que o dobro de receita do que as que não investem.

 

E aí, você já atua em uma organização 4.0?  
Acompanhar as transformações digitais pode ser a chave que faltava para abrir a porta do sucesso empresarial.  

O papel do gestor é incentivar o uso dessas inovações para aumentar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos. Opções disponíveis no mercado não faltam, basta apenas encontrar a melhor forma de implementá-las nos processos organizacionais. 

Agora que você sabe como funciona uma gestão 4.0, veja tudo o que você precisa saber para inovar transformando seu negócio em uma empresa digital: clique aqui. 

Redação Empresas e Cooperativas

Recent Posts

Competências Comportamentais: Entenda como Elas Interferem na sua Empresa

As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…

3 semanas ago

O Papel da Enfermagem na Biossegurança

A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…

2 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

3 meses ago

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

6 meses ago

Principais desafios da Gestão de Pessoas na Indústria

Gestão de pessoas na indústria é o conjunto de processos, estratégias e ações que visam…

6 meses ago

Trabalho Remoto: Benefícios e Malefícios Percebidos

O trabalho remoto é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado,…

10 meses ago