A gestão da inovação é a estruturação de um processo concreto de inovação, que identifica gaps e cria ações práticas de inserção de rotinas inovadoras.
A palavra inovação tem sido cada vez mais pronunciada dentro do ambiente corporativo. Afinal, a sociedade está passando por mudanças profundas e irreversíveis, que devem ser acompanhadas pelas empresas. Porém, apesar de muito discutido, muitas organizações ainda não sabem como se tornar, de fato, inovadoras. Isso pode ser feito por meio da gestão da inovação.
Seus processos são capazes de transformar o potencial inovador do seu negócio em realidade concreta e lucrativa. Quer saber mais sobre o conceito e como aplicá-lo? Então acompanhe o nosso post!
Inovar é criar algo surpreendente a partir de coisas preexistentes. Entre elas podem estar rotinas, processos, atividades, serviços, produtos e modelos de negócios.
A partir do momento em que uma empresa inova, gera valor, abre novos mercados e cria diferenciais competitivos importantes. Como é de se imaginar, isso se reflete em melhores resultados.
Nesse sentido, a gestão da inovação é a estruturação de um processo concreto de inovações, que deve conter o planejamento de ações, realização e mensuração de resultados.
A inovação tem sido um dos principais diferenciais competitivos das empresas de sucesso na atualidade.
Isso porque as que se utilizam da gestão da inovação conseguem se posicionar de forma mais adequada no mercado, conquistar uma imagem positiva perante os consumidores e se adaptar rapidamente as mudanças mercadológicas. Isso faz com que consigam oferecer as melhores soluções em um menor espaço de tempo.
Ao contrário do que muitos ainda possam pensar, inovar não é sinônimo de altos investimentos. Por meio de ações criativas e boas ideias, aliadas à ferramentas muitas vezes simples, é possível se destacar dos concorrentes e conquistar o público por meio da afetividade e proximidade, por exemplo.
Fazer com que haja uma cultura de inovação dentro de uma organização não é uma tarefa tão complicada quanto possa parecer. Por meio de alguns passos fáceis de implementar, é possível dar início à ela de forma facilitada.
Veja quais são eles a seguir:
Como você viu, a gestão da inovação é fundamental para que uma empresa conquiste o consumidor atual, se destaque em relação à concorrência e tenha resultados que ultrapassem expectativas. Então descubra aqui quais são as áreas mais promissórias no momento.
Quer um exemplo de história inovadora? Conheça a de Rick Chesther, esse ex-ambulante inovou transformou água – um recurso em abundância – em sucesso! E hoje é um empreendedor próspero.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…
View Comments
Inovação nada mais é do que reinventar-se. Criar novas e melhores formas de fazer algo ou alguma coisa de uma maneira que possa agregar valor e consequentemente trazer benefícios. Para que isso se torne uma realidade e um diferencial é necessário o comprometimento e uma visão clara de planejamento.