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Gestão da inovação: Descubra o que ela pode fazer por sua empresa

A gestão da inovação é a estruturação de um processo concreto de inovação, que identifica gaps e cria ações práticas de inserção de rotinas inovadoras.

A palavra inovação tem sido cada vez mais pronunciada dentro do ambiente corporativo. Afinal, a sociedade está passando por mudanças profundas e irreversíveis, que devem ser acompanhadas pelas empresas. Porém, apesar de muito discutido, muitas organizações ainda não sabem como se tornar, de fato, inovadoras. Isso pode ser feito por meio da gestão da inovação.

Seus processos são capazes de transformar o potencial inovador do seu negócio em realidade concreta e lucrativa. Quer saber mais sobre o conceito e como aplicá-lo? Então acompanhe o nosso post!

O que é gestão da inovação?

Inovar é criar algo surpreendente a partir de coisas preexistentes. Entre elas podem estar rotinas, processos, atividades, serviços, produtos e modelos de negócios.

A partir do momento em que uma empresa inova, gera valor, abre novos mercados e cria diferenciais competitivos importantes. Como é de se imaginar, isso se reflete em melhores resultados.

Nesse sentido, a gestão da inovação é a estruturação de um processo concreto de inovações, que deve conter o planejamento de ações, realização e mensuração de resultados.

Qual a importância desse tipo de gestão?

A inovação tem sido um dos principais diferenciais competitivos das empresas de sucesso na atualidade.

Isso porque as que se utilizam da gestão da inovação conseguem se posicionar de forma mais adequada no mercado, conquistar uma imagem positiva perante os consumidores e se adaptar rapidamente as mudanças mercadológicas. Isso faz com que consigam oferecer as melhores soluções em um menor espaço de tempo.

Ao contrário do que muitos ainda possam pensar, inovar não é sinônimo de altos investimentos. Por meio de ações criativas e boas ideias, aliadas à ferramentas muitas vezes simples, é possível se destacar dos concorrentes e conquistar o público por meio da afetividade e proximidade, por exemplo.

Como construir uma cultura de inovação?

Fazer com que haja uma cultura de inovação dentro de uma organização não é uma tarefa tão complicada quanto possa parecer. Por meio de alguns passos fáceis de implementar, é possível dar início à ela de forma facilitada.

Veja quais são eles a seguir:

  • delegue a gestão da inovação a uma área específica da empresa, que no caso deve ser a liderança. Essa tem total autonomia para desenvolver novos processos e, além do mais, é responsável por guiar as políticas e propósitos organizacionais;
  • desenvolva a cultura de inovação por meio de cursos, palestras, treinamentos, congressos, e tudo mais que contribua para o conhecimento dos colaboradores e abra suas mentes;
  • mostre que a liderança da empresa valoriza a inovação e incentiva o espírito inovador em suas equipes;
  • inclua a inovação dentro das estratégias do negócio, de forma com que haja sinergia entre as ações e os objetivos da empresa;
  • crie mecanismos que demonstrem a gestores e colaboradores a importância da inovação para o sucesso do negócio;
  • abra espaço para a implementação de novas ideias, de maneira com que elas realmente saiam do papel;
  • conte com ferramentas tecnológicas de gestão de projetos para que possa acompanhar de perto todos os processos;
  • busque outras empresas e fornecedores para criar parcerias inovadoras que beneficiem a ambas;
  • saiba vender suas ideias para equipes de produção, inovação, diretoria, investidores e mercado.

Como você viu, a gestão da inovação é fundamental para que uma empresa conquiste o consumidor atual, se destaque em relação à concorrência e tenha resultados que ultrapassem expectativas. Então descubra aqui quais são as áreas mais promissórias no momento.

Quer um exemplo de história inovadora? Conheça a de Rick Chesther, esse ex-ambulante inovou transformou água – um recurso em abundância – em sucesso! E hoje é um empreendedor próspero.

Redação Empresas e Cooperativas

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  • Inovação nada mais é do que reinventar-se. Criar novas e melhores formas de fazer algo ou alguma coisa de uma maneira que possa agregar valor e consequentemente trazer benefícios. Para que isso se torne uma realidade e um diferencial é necessário o comprometimento e uma visão clara de planejamento.

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