Gestão

Melhores Práticas de Gestão de Pessoas em Home Office

A tradução de home office, uma das palavras mais faladas neste período de Pandemia da Covid-19, significa dizer “escritório em casa”, ou seja, as tarefas que antes eram executadas na empresa agora passam a ser realizadas de casa, de maneira remota. Mas, se a estratégia que até aparecia no radar de tendências precisou ser compulsoriamente adotada de um dia para outro, como fica a gestão de pessoas em home office?

Se trabalhar em casa não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas – segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn com dois mil profissionais, 62% estão mais estressados e ansiosos com o trabalho remoto – imagina como estão os desafios dos gestores de recursos humanos neste tempo de pandemia?

Principais dificuldades de gestão em home office

Uma das principais dificuldades é exercer a liderança à distância, afinal como é possível conduzir sua equipe, motivá-los e manter a sua produtividade sem ter um contato direto e o controle daquilo que está sendo feito?

Outra dificuldade que pode ser citada também é a dificuldade de adaptação dos colaboradores. Muitos podem não ter os equipamentos necessários para trabalhar na modalidade home office, como um computador ou conexão com a internet adequados, outros ainda podem apresentar uma certa dificuldade com os novos programas e ferramentas implementados.

Por fim, um último problema enfrentado pela gestão de pessoas em home office é o desânimo que essa modalidade costuma causar aos funcionários, por ter quebrado a rotina e promover um maior isolamento, ainda mais levando em consideração a situação externa causada pelo coronavírus que os levou ao Home Office, e que até o momento não tem previsão para acabar.

Como fazer o gerenciamento de pessoas em home office

Para evitar esses e outros problemas, é necessário ter em mente alguns pontos e tomar determinadas atitudes práticas, tanto para o gerenciamento do trabalho a ser feito, quanto dos responsáveis por essas tarefas.

Em relação à gestão de pessoas em home office, alguns pontos são fundamentais:

  • Consistência é algo que deve estar presente em todos os aspectos;
  • A comunicação deve ser clara e sempre presente, inclusive incentivando que sua equipe faça o mesmo, podendo ser feita por meio de plataformas como o Google Hangouts ou o Slack;
  • Alinhamento de expectativas, que também entra no ponto de comunicação, sobre o que deve ser feito e sobre a situação do setor e da empresa, por exemplo;
  • Divisão e rotação de responsabilidades, afinal nenhum colaborador deve ser sobrecarregado e é importante que todos se sintam produtivos e relevantes para a equipe;
  • Experimentação de diferentes ferramentas e processos, sendo cada equipe única e o que funciona para uma pode não funcionar para outra;
  • Transparência, pois é importante que a equipe saiba o que está acontecendo e como ela está se saindo;
  • Feedbacks, positivos ou negativos, eles continuam sendo importantes para orientar e manter a equipe motivada.

Garantindo a realização adequada das tarefas

Para que o trabalho em home office possa ser realizado de maneira integrada ao resto da equipe é necessário introduzir novas ferramentas e plataformas, e muitos colaboradores podem ter dificuldades nesse ponto.

Dessa forma, é preciso oferecer cursos e treinamentos à distância para ajudá-los a se acostumar e a tirar possíveis dúvidas, para assim viabilizar o trabalho home office.

Vale ressaltar que todos estamos em processo de transição, por isso, é preciso paciência para as adaptações necessárias.

Como motivar a equipe

Para motivar a sua equipe, se preocupe com eles. Pergunte como estão se saindo, incentive perguntas e a participação nas reuniões, encoraje o trabalho deles e tenha a comunicação como prioridade.

Vale ainda evitar sobrecarregar a sua equipe, dividindo as tarefas e fazendo a rotação de responsabilidades em apresentações, por exemplo. Isso é ideal para manter o trabalho fluindo e seus colaboradores satisfeitos.

Lembre-se também de passar todas as informações possíveis de maneira clara,  sobre as tarefas, metas, prazos e até mesmo sobre a empresa como um todo. É importante que todos tenham conhecimento sobre as dificuldades, ajustes e atitudes que estão sendo adotadas para superar este momento de dificuldade até os passos para o retorno.

A clareza das informações contribuem para manter a equipe motivada e com as expectativas alinhadas.

Avaliando desempenho

E como avaliar o desempenho nesse momento? Ao estabelecer metas e uma lista de tarefas você, como gerente de pessoas, conseguirá ter um controle daquilo que está sendo feito.

Além disso, existem também aplicativos que podem ser instalados, como o Hubstaff, OfficeVibe e o Kickidler, que permitem saber o tempo que está sendo dedicado aos projetos e o que cada colaborador fez durante esse período.

Cuidar dos profissionais também é importante para gestão de pessoas em home office

Cuidar dos subordinados também é um dos papéis de um líder. É necessário buscar fazer isso pensando tanto no trabalho propriamente dito quanto nas pessoas responsáveis por ele.

Dependendo do tamanho da equipe uma ideia pode ser entrar em contato, seja de maneira particular ou por e-mail, e perguntar sobre como eles estão em relação ao bem estar e à saúde mental, tentando entender as suas necessidades e buscando soluções viáveis para ajudá-los.

Um exemplo é o envio de informativos com auxílios para tornar o home office mais produtivo e estimulante, tais como: ter um espaço separado para o trabalho, vestir-se normalmente para o trabalho, fazer intervalos, se movimentar e manter uma rotina mais parecida o possível com o “normal”.

Também faz parte da gestão de pessoas em home office lembrar que muitos não tem apenas o trabalho para se preocupar. Por estarem dentro de casa existem outras distrações e responsabilidades relacionadas à casa e à família de cada um, sendo necessário levar isso em consideração em conjunto com os outros pontos citados.

 

Você já conhece a estratégia de gestão de pessoas? Sabe quais são os principais objetivos? Confira aqui!

 

Redação Empresas e Cooperativas

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