Gestão

O que é Gestão empresarial? Tudo o que você precisa saber

A gestão empresarial envolve um conjunto de estratégias que visam controlar, administrar e estruturar todos os processos de um negócio.

O empreendedorismo nunca esteve tão em alta. Por uma série de motivos, é grande o número de brasileiros que decidem abrir uma empresa. Para você ter uma ideia, até 2022, somente as de pequeno porte devem ser 17,7 milhões, um número 43% maior do que o atual. Porém, apesar de empreender estar na moda, alguns erros do passado ainda são cometidos e podem colocar todos os esforços a perder. Um deles é a falta de uma gestão empresarial eficiente.

Muitos, ao colocarem o sonho em prática, são movidos pela empolgação e acabam deixando de lado processos fundamentais para o bom andamento do negócio. E isso pode levar até mesmo ao seu fechamento por não conseguir se sustentar com base sólida. Segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em apenas três anos, 341,6 mil negócios fecharam as portas.

Para ajudar você a administrar sua empresa de forma com que não faça parte dessa estatística e alcance o sucesso, elaboramos esse post que explica o conceito de gestão empresarial, motivos para adotar e dicas de como colocá-lo em prática.

No que consiste a gestão empresarial?

A gestão empresarial é formada uma série de ações e estratégias com o foco em ampliar os resultados de uma organização. Isso envolve o controle, administração e estruturação de todos os seus processos.

O cuidado com a gestão é um fator decisivo para o sucesso de um negócio, pois busca traçar e realizar objetivos e metas a partir dos recursos disponíveis em cada caso, de forma mais assertiva e eficiente.

Em linhas gerais, é a aplicação de ações com o objetivo de aumentar os resultados, ou faturamento, de uma empresa, conduzir a atividade empresarial com harmonia, demonstrar quais são os seus objetivos sociais, entre outros fatores.

Tipos de gestão empresarial

Assim como as empresas se diferem em perfil, características e segmento, os estilos de administração também são variados.

A escolha da melhor técnica para gerir sua organização deve ser feita a partir de análises sobre qual tipo de liderança mais se parece com seus valores, posicionamento, cultura e propósitos.

Para facilitar a tarefa, listamos os principais tipos de gestão empresarial que podem ser aplicados nas empresas conforme as necessidades. Confira quais são eles:

Cadeia de valor

Esse modelo pode ser utilizado para analisar periodicamente a vantagem competitiva de uma empresa em relação ao mercado em que atua. Ao identificar o valor de cada processo, é possível criar estratégias para maximização a criação de valor, de maneira a reduzir custos e criar vantagens competitivas.

A formação ideal para colocar esse tipo de gestão empresarial na prática envolve a área de marketing. Isso porque, nesse caso, se utiliza técnicas de pesquisa de mercado que permitem uma melhor compreensão do cenário.

Ciclo de inovação

Como o nome sugere, o ciclo de inovação é um tipo de gestão com foco em ações inovadoras realizadas por uma empresa. Por inovação, nesse caso, se entende a pesquisa, planejamento e implementação de novos processos, produtos ou serviços.

Sua grande vantagem é o aumento na competitividade, já que em tese a organização se mantém à frente dos concorrentes. O modelo conta com três etapas: criação, implementação e capitalização.

Ciclo de Deming (PDCA)

O ciclo de Deming, também conhecido como PDCA, que significa Plan, Do, Check, Act, é uma técnica de gestão empresarial que visa a melhoria contínua de produtos e serviços.

É importante destacar que esse tipo de gestão pode ser aplicado em qualquer segmento de negócio, já que o principal objetivo é torna-los mais ágeis e eficientes, por meio de uma gestão clara e objetiva.

Essa procura entender não só como um problema surge, mas também como deve ser solucionado, focando na causa e não nas consequências.

E, quando são identificadas oportunidades de otimização, a organização implementa estratégias para promover as mudanças necessárias e, assim, atingir os resultados esperados.

Motivos para aplicar um modelo de gestão empresarial

Como você pôde ver até aqui, a falta de uma gestão empresarial estruturada por levar um negócio ao insucesso ou fracasso. Confira agora mais alguns motivos para aplicar o conceito na prática em sua empresa:

Identifica erros e promove melhorias

Uma boa gestão é capaz de identificar falhas e, a partir de análises, promover melhorias no ambiente organizacional. Ou seja, erros que estão acontecendo têm a possibilidade de serem resolvidos, muitas vezes facilmente, promovendo um melhor andamento para o negócio.

Aumento da produtividade

A gestão empresarial promove o aumento da produtividade de duas formas. A primeira delas é a partir da identificação de talentos e habilidades dos colaboradores para determinadas funções e a segunda é em relação à eficiência das tarefas, pois por meio das ações o gestor consegue identificar, por exemplo, quais atividades estão tomando mais tempo e corrigir as falhas para que o processo se encaminhe mais facilmente.

Finanças organizadas

As finanças de uma organização são muito beneficiadas quando se aplica a gestão empresarial, já que a partir dela há um domínio maior de entradas e saídas, um controle mais eficaz de fornecedores, menor desperdício nos custos de produção e otimização dos custos e investimentos em todos os departamentos da empresa.

Planejamento

O planejamento estratégico é um dos pilares de uma organização de sucesso, pois a torna mais competitiva, tanto para antecipar movimentos internos e externos quando para a inovação. E, quando há a gestão empresarial o planejamento também se beneficia, já que se torna mais apurado e capaz de apresentar melhores resultados com menores riscos.

Tecnologias a favor da gestão

A gestão empresarial moderna é composta de um número cada vez maior de dados, que devem ser integrados para que os gestores possam ter um panorama sobre os processos da organização de forma facilitada e ágil.

Portanto, por mais que as planilhas possam ser úteis, elas tem uma utilização muito mais limitada quando comparadas a softwares de gestão. Isso porque essas soluções não se limitam somente ao setor financeiro, por exemplo. Elas unem todas as áreas, reduzindo a chance de erros e otimizando a tomada de decisão.

Entre os principais sistemas disponíveis no mercado estão:

Conta Azul

O Conta Azul é um software de gestão empresarial que já conta com mais 400 mil clientes. O motivo para tanto sucesso se dá em função dos pacotes acessíveis para qualquer porte de empresa.

Entre as funcionalidades do recurso estão controle de estoque, controle financeiro e integração bancária. Sua utilização é simples e intuitiva. Além disso, a ferramenta disponibiliza uma série de relatórios que são gerados automaticamente, facilitando ainda mais os processos.

QuickBooks

O QuickBooks, da ZeroPaper, é indicado principalmente para profissionais liberais, MEIs, autônomos e microempreendedores. O software, que oferece uma gestão financeira simples e eficiente, tem como recursos contas a pagar e receber, relatórios, alertas via e-mail e SMS, além de boletos bancários.

Trello

Esse software tem como foco o gerenciamento de equipes, de projetos e de fluxos de trabalho. Sua utilização, por meio de paineis (dashboards) é bastante versátil  e permite o gerenciamento de diversas atividades. Entre elas estão a criação de funis de vendas, conteúdos, CRM, atendimento ao cliente e diversas outras tarefas.

Nibo

Essa plataforma de gestão financeira permite maior integração com o contador ou setor de contabilidade da organização, facilitando a administração contábil do negócio. O Nibo auxilia ainda na gestão de pessoas, emissão de notas fiscais e boletos, controle do fluxo e caixa e relatórios de gestão. Aqueles que contam com o sistema iOS ainda contam com um aplicativo gratuito.

Como aplicar a gestão empresarial na prática?

Depois de ver alguns dos motivos para aplicar a gestão empresarial em sua empresa, quer saber como aplicar o conceito na prática? Para te ajudar nessa tarefa, listamos algumas dicas:

Análise os processos

O primeiro passo para a realização da gestão empresarial deve ser analisar cada um dos processos do negócio, para assim conhecer pontos positivos e pontos negativos, gerar produtividade e pensar em inovações.

Faça um mapeamento

Após fazer o levantamento em todas as áreas da empresa, o segundo passo é colocar todas as informações no papel e criar um manual de procedimentos internos.

Esse deve conter, por exemplo, como o processo se inicia e como é a sua finalização, quais e quantos colaboradores são envolvidos, onde existem pontos de decisão e qual é o seu passo a passo.

Com essas informações documentadas, os funcionários têm mais facilidade na execução das atividades, pois contam com as ações detalhadas sobre cada etapa.

Além disso, com esse levantamento é possível fazer uma análise se existem e onde estão as falhas nos processos e em que pontos podem haver melhorias para reduzir o retrabalho e combater a desmotivação.

Estimule a comunicação entre equipes

Uma gestão empresarial eficiente depende, em boa parte, de uma comunicação assertiva entre setores. Por exemplo, imagine se os setores de Marketing e vendas decidem lançar a promoção de determinado produto, mas só detectarem que esse tinha baixo estoque quando as vendas começarem a ser fechadas.

Isso, certamente, pode causar transtorno e prejuízo, tanto para os clientes que esperavam ter aquele produto e não conseguiram, quanto para a organização que tem sua reputação e imagem comprometidas.

Portanto, incentive uma boa comunicação entre as equipes e crie formas de todos os envolvidos terem acesso às mesmas informações para que assim os processos permaneçam alinhados.

Utilize um sistema de gestão integrado

Assim como as equipes devem ter uma boa comunicação entre si para o bom andamento das atividades, contar com sistema de gestão empresarial é permitir a junção de todos os processos de forma automatizada, organizada e menos trabalhosa.

Uma alternativa é o ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, que traduzido significa Sistema de Integração de Gestão Empresarial.

Ele permite que todas as variáveis de uma empresa, como vendas, estoque, receita, cadastro de clientes e faturamento sejam administradas de maneira unificada.

Assim, o empreendedor pode cuidar de todas as atividades diárias do negócio e visualizar mais facilmente os números que formam a parte burocrática da empresa. Existem diversas opções de sistemas com essa finalidade no mercado, como o Dimba e o Conta Azul.

Análise os resultados do negócio

Para que a gestão empresarial realmente contribua para o bom andamento do negócio, é essencial analisar constantemente quais estão sendo os resultados das ações.

O empreendedor deve estar atento, entre outros fatores, ao fluxo de caixa, aos valores gastos com estratégias, a produtos parados em estoque e quais são os mais vendidos e como estão se desenvolvendo as atividades.

Com as informações em mãos, o empreendedor deve promover as melhorias necessárias e continuar acompanhando as estratégias para saber se estão ocorrendo como o esperado.

Como você viu a tecnologia é uma forte aliada para melhorar e otimizar o tempo dedicado aos processos.  Falando em empreendedorismo, você sabe quais são os 9 setores que mais crescem no Brasil? Confira aqui.

 

Redação Empresas e Cooperativas

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  • Um bom gerenciamento empresarial consiste em Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. E acima de tudo manter-se sempre em constante aprendizado.

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