A área da saúde, assim como qualquer outro setor, precisa de uma administração organizada e focada em bons resultados. Por isso, é essencial que exista uma gestão hospitalar eficiente.
A gestão hospitalar é responsável pelo planejamento, organização e gerenciamento de hospitais públicos e privados, unidades de saúde, clínicas, laboratórios, casas de repouso, entre outros.
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue acompanhando esse texto!
A gestão hospitalar é uma área da administração que envolve o gerenciamento dos mais variados sistemas de saúde, incluindo processos, colaboradores, materiais e equipamentos.
Esse tipo de gestão está diretamente ligado aos resultados da instituição, por isso, deve ser feita de maneira eficaz.
Quando realizada dessa forma, ela gera resultados na agilidade e eficácia dos processos, assim, impactando positivamente a vida dos pacientes atendidos por esses serviços.
A gestão hospitalar é composta por algumas atividades, separamos as principais para você conferir:
Como comentamos, em qualquer segmento é essencial que haja uma boa administração para gerenciar e controlar os processos do dia a dia. E, certamente, um dos modelos de gestão mais complexos do mercado é o de gestão hospitalar.
Afinal, essa é uma área que envolve a saúde e bem-estar de pessoas, a qual está diretamente ligada com a qualidade dos profissionais envolvidos e da infraestrutura.
Além disso, é importante lembrar que o ambiente hospitalar é envolto por situações de estresse e pressão, o que exige uma resposta rápida tanto dos profissionais de saúde quando dos processos que serão utilizados por eles para o diagnóstico e tratamento dos pacientes.
Portanto, um dos requisitos para atuar nessa área que o profissional faça curso superior de Gestão Hospitalar para que se adquira o conhecimento e aplique-o no dia a dia da instituição.
Gerenciar ambientes como os da área de saúde é enfrentar desafios diariamente. Para manter a qualidade dos serviços, a satisfação dos pacientes e, consequentemente, um bom faturamento, é essencial evitar alguns problemas que podem comprometer uma boa gestão hospitalar.
Veja alguns deles:
Após identificar deficiências que deixem claro a necessidade de mudanças na gestão hospitalar, o planejamento deve ser a primeira ação a se tomar antes de colocar qualquer estratégia em prática.
Do contrário, a administração pode tomar atitudes precipitadas que podem expor a empresa a uma série de riscos, que podem trazer complicações no futuro.
No planejamento é importante que sejam contemplados a situação atual da organização, objetivos a serem alcançados, profissionais envolvidos na mudança, recursos disponíveis e necessidades para médio e longo prazo.
Os ruídos de comunicação entre as equipes são um dos principais responsáveis pelo mal andamento da gestão hospitalar. Isso porque esses podem trazer lentidão nos processos a partir das incertezas, informações desencontradas ou imprecisas.
Quando isso acontece é sinal de que os profissionais estão despreparados e necessitam de orientação dos gestores para que possam atuar com melhor performance.
Nesse cenário, é essencial aprimorar o desempenho e desenvolver competências, além de fazer com que as equipes atuem de forma integrada, respeitando e seguindo padrões e políticas para que os processos sejam uniformizados.
Antes de acreditar que em função do bom desempenho é possível expandir os negócios, é primordial que a gestão hospitalar considere o aumento nas despesas e reflita o quanto o mercado é promissor e se a demanda irá suprir esse crescimento que implicará em custos.
Ter um conhecimento aprofundado da situação financeira da instituição, portanto, fará com que a empresa não acabe tendo prejuízos que podem levá-la até mesmo à falência.
Agora que você já sabe sobre o conceito, sua importância e os principais problemas relacionados à gestão hospitalar, chegou a hora de listarmos algumas boas práticas que podem ajudar uma instituição a ter mais sucesso. Veja quais são elas:
Conforme você leu, a gestão hospitalar é essencial para que os processos e procedimentos andem de forma eficaz dentro das instituições de saúde. Dessa forma, ela impacta na experiência do paciente e nos resultados que são gerados.
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Publicado em 1 de fevereiro de 2019.
Atualizado em 19 de abril de 2022.
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