Gestão

Governança Corporativa: Conheça os 4 Pilares Principais

A gestão de uma empresa não é um processo fácil e a governança corporativa é a resposta. As diretrizes, valores e pretensões devem ser claras dentro do estatuto social para entender a imagem que a empresa deseja passar para o mercado.

As transformações decorrentes do avanço das transações financeiras e das globalizações exigiram das empresas uma readequação das estruturas de controle a partir do fluxo acelerado do crescimento das atividades.

Esse crescimento do mercado trouxe alguns conflitos internos em algumas empresas. Os diversos sócios, o acionista proprietário e os administradores precisam falar a mesma língua para garantir os interesses da empresa a frente de pensamentos pessoais dentro do ambiente corporativo.

Lidar com diferentes pessoas e linhas de pensamento exigiu uma solução das empresas para garantir um ambiente saudável de trabalho em que o corporativo esteja acima do pessoal. Como proceder quando dois sócios discordam? Assim surgiu a Governança Corporativa.

 

Os quatro pilares da Governança Corporativa

O conceito baseia-se na criação de um sistema para direção das empresas. Os sócios, membros do conselho, fiscalização interna e controle participam do processo de criação de regras para a gestão dos processos administrativos.

Os interesses devem estar alinhados para não gerar choques dentro da empresa e todos entenderem claramente a hierarquia interna durante as tomadas de decisões.

Como em um jogo de xadrez, todos devem saber claramente o seu papel na empresa. Os processos de Governança Corporativa contribuem para a organização dos empreendimentos, uma vez que otimizam a gestão da organização.

A Governança Corporativa se apoia em quatro pilares principais: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa – de acordo com o IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

 

Transparência

Todas as decisões tomadas devem ser claras para todos dentro de uma empresa. Do governo ao cliente, dos investidores à sociedade, as informações não devem ser restritas para as partes interessadas.

 

Equidade

Os sócios e stakeholders devem receber tratamento justo e igualitário dentro de uma empresa.

 

Prestação de contas

As empresas devem prestar contas de todas as atividades realizadas para seus sócios e para as demais partes interessadas de forma clara, concisa e compreensível.

 

Responsabilidade Corporativa

Os agentes de governança devem ter uma visão ampla da empresa para zelar pela viabilidade econômico-financeira e todas as variações possíveis nesse processo.

 

Mostre seus valores para o mercado

Os comportamentos adotados pela governança corporativa refletem benefícios internos e externos dentro de corporações. Empresas extremamente estruturadas e com alto valor de mercado utilizam das práticas para mostrar seus valores de forma clara.

A eficiência administrativa para resolução de conflitos internos e a transparência agregam valor à empresa, pois a adoção de boas práticas não beneficia apenas o interesse de seus donos, mas do mercado como um todo.

As empresas mais estruturadas e com maior longevidade são apostas de baixo risco para os investidores. Os conceitos adotados pela Governança Corporativa são essenciais para avaliar retornos de investimento e garantir a melhor opção no mercado.

A aplicação dos conceitos de Governança Corporativa contribuem efetivamente para o funcionamento adequado dos processos, maior eficiência e, portanto, melhores resultados.

Você conhece o ESG? Sabe o que é essa sigla indispensável às empresas? Confira aqui.

 

Redação Empresas e Cooperativas

View Comments

  • Bela e enriquecedora matéria! Acrescentaria nesses pilares a Responsabilidade Social, que hoje faz a diferença para o consumidor final.

Recent Posts

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

5 meses ago

Principais desafios da Gestão de Pessoas na Indústria

Gestão de pessoas na indústria é o conjunto de processos, estratégias e ações que visam…

5 meses ago

Trabalho Remoto: Benefícios e Malefícios Percebidos

O trabalho remoto é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado,…

9 meses ago

Cultura Organizacional e a Importância para o Sucesso do Negócio

Você já se deparou com empresas que parecem ter um ambiente de trabalho incrível, onde…

10 meses ago

Inteligência Artificial no RH: Entenda Todos os Impactos

A inteligência artificial (IA) no RH pode ser uma ferramenta que auxilia em diversos aspectos,…

10 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

10 meses ago