“Nós tivemos três grandes ideias na Amazon que continuaram conosco durante esses 22 anos e elas são responsáveis por nosso sucesso: colocar o cliente em primeiro lugar; inovar; ser paciente”.
Jeff Bezos, CEO Amazon.
A Amazon, uma das maiores empresas de e-commerce do mundo, começou no ano de 1994 em Seattle dentro de uma garagem. Com o espírito empreendedor, o engenheiro Jeff Bezos percebeu o mercado em potencial que crescia juntamente com a internet e resolveu largar seu emprego como analista em uma empresa na Wall Street para investir em seu próprio negócio.
Na fase de planejamento, a primeira escolha de nome foi “Cadabra”, pois, assim como o nome, ele queria que seu negócio fosse mágico. A ideia foi descartada quando seu advogado alegou não ser uma boa escolha por ser muito semelhante a palavra “cadáver”. Após o descarte da primeira opção, Jeff escolheu o nome “Relentless”, que traduzido do inglês significa implacável.
Ambas escolhas foram descartadas, porém – por teimosia de Jeff – pelo endereço relentless.com é possível ser direcionado para o site atual da Amazon.
Em 1995, quando a empresa teve sua inauguração oficial, a marca já possuía o nome Amazon. A escolha do nome tem origem brasileira. Sentiu semelhança com algo importante do Brasil? O palpite está correto. O Rio Amazonas é conhecido por ser o maior em extensão e fluxo de água por vazão. A inspiração veio do conceito da Amazon ser a maior em seu segmento da mesma forma que o rio.
Outro fator interessante envolvido no nome, é o poder de marca que ele possui. Se você notar, a seta liga as letras A e Z, indicando de maneira sutil que a empresa fornece uma vasta variedade de produtos de a à z.
Um dos fatores imprescindíveis para o sucesso da empresa em um nicho que estava começando a se desenvolver, foi o modelo de negócios e todo o planejamento desenvolvido ao longo de um ano.
Inicialmente a empresa tinha sua sede principal na garagem da casa de Jeff e sua esposa Mackenzie. A escolha de produtos foi definida após ambos elencarem as opções de CDs, peças de hardware, softwares e livros. Pela variedade e demanda, o casal optou pela comercialização de livros.
O pensamento metódico e calculista de Jeff Bezos, foi um fator determinante para que ele obtivesse sucesso. Muitos empreendedores no início de suas carreiras se apressam na hora de abrir seus negócios, esquecendo-se da importância de um bom planejamento e estruturação do negócio.
Ter paciência e examinar as possibilidades, deve ser um hábito crucial para aqueles que desejam ter negócios de sucesso.
Logo no primeiro mês de funcionamento, a Amazon já possuía pedidos de todos os estados dos EUA, mostrando de cara para o que veio e, consequentemente, incomodando os gigantes do mercado.
Já no segundo ano de empresa, a Amazon possuía 2,5 milhões de livros no catálogo e 148 milhões de dólares em venda. Um dos fatores fundamentais para esse sucesso todo, foi a visão estratégica que Bezos teve ao fechar acordo com atacadistas e distribuidores espalhados pelo país. Dessa forma, era garantido que teria o produto em estoque e que o mesmo chegaria rapidamente ao consumidor final.
A junção de toda logística, planejamento e obtenção de resultados, tornou a Amazon uma empresa que despertava a atenção do mercado acionista. Seus números eram bastante expressivos para uma empresa com tão pouco tempo de trajetória.
Em 2000 inseriu o Marketplace, sendo este um dos fatores importantes para impulsionar o market share da marca. O serviço consistia em fornecer espaço no site para que empresas pudessem anunciar seus produtos, pagando para a Amazon uma taxa sobre as vendas.
No entanto, Jeff alertou a quem estava interessado e aos que já eram acionistas, que a empresa só teria lucros após o período de cinco anos, pois ao longo desse tempo, a verba arrecadada seria investida para o crescimento do negócio.
Bezos era, de fato, um visionário. Suas expectativas estavam corretas e, somente no ano de 2001, a empresa obteve pela primeira vez lucros.
Como em todos os âmbitos de nossas vidas, crises vem até mesmo para os mais bem preparados. O crescimento evidente do mercado online, provocou uma supervalorização nos preços das ações, o que provocou no dia 10 de março de 2000 a queda da bolsa de valores de Nova York.
As ações da Amazon antes desse acontecimento, estavam na casa dos US$ 100,00 e despencou para a quantia de US$ 6,00. Esse evento conhecido por “estouro da bolha da internet”, fez com que a empresa quase fechasse as portas e provocou um grande volume de demissões na época.
Muitas empresas não conseguiram se reerguer e, as poucas que conseguiram (a exemplo a Amazon), não tiveram um caminho de recuperação dos mais fáceis, porém a habilidade da Amazon de se reerguer foi um fator crucial para que a marca alavancasse após esse período de crise.
O que torna a Amazon um case de sucesso é a incessante busca por inovações. Jeff Bezos não se atentou somente a atender somente a um segmento, mas sempre buscou inovar e agregar valor à sua marca, disponibilizando os mais diversos nichos de mercado em uma plataforma só.
Do ramo tecnológico até o alimentício, a Amazon preza pela excelência e investe em inovação, conforto e comodidade para que possa agradar aos seus clientes.
É possível ver a marca atuando em plataformas de streaming, e-books, livros, filmes, redes de supermercado, tecnologias e, em um futuro breve, estuda disponibilizar a entrega de seus produtos através de drones.
E os lucros do CEO Jeff Bezos não vem somente dos frutos da gigante Amazon, ele possui também uma empresa voltada para o segmento astrológico e, através dos lucros obtidos, possui capital para investir do próprio bolso na Amazon.
O principal aprendizado que deve ser retirado da incrível história de Jeff Bezos, é a importância que deve ser dada ao planejamento e ao estudo, no que se refere as estratégias adotadas pelos empreendedores.
Jeff nos mostra que planejar e calcular os passos que serão dados, torna o caminho consistente e nos permite realinhar em momentos de crise, pois se sabe aonde quer chegar e como se chegou até ali.
É imprescindível delimitar aonde se quer chegar e quais os meios necessários para isso. Investir em inovação e possuir uma boa percepção do que está acontecendo no mundo, se tornam fatores indispensáveis para aqueles que buscam o sucesso.
E o mais importante: é necessário persistir. Somente com a persistência e busca incessante pelos objetivos almejados, se torna possível crescer e conquistar seu espaço no mundo dos negócios.
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Planejar nada mais é do que criar método para alcançar um objetivo. É moroso de se fazer, sim. É tenso de se fazer, sim. Mas, é algo importante e necessário.