Destaque

Hospitais de Excelência: saiba quais são melhores do Brasil

Os hospitais fazem parte da vida das pessoas desde o momento nascimento. Por estar intrinsecamente ligado a saúde, maior bem, é natural que quando necessário, e possível, o consumidor busque por hospitais de excelência e que sejam referência no mercado.

Mas quais são os critérios que contribuem para posicionar um hospital entre os melhores? Você sabe quais são esses hospitais? Como funciona a regulamentação? Afinal, como surgiu o conceito de hospital? Descubra essas e outras informações no post abaixo!

Quais são os principais hospitais de excelência?

Segundo dados fornecidos pelo ranking da revista America Economia Intelligence de 2018, 16 hospitais brasileiros estão na lista de hospitais de excelência da América Latina.

Os principais critérios de avaliação da consultoria são de qualidade nos serviços prestados e a segurança dos pacientes. O levantamento indica que, em comparação com a avaliação anterior, nenhum hospital apresentou queda e todos evoluíram no período.

Confira abaixo o ranking:

1° Hospital Israelita Albert Einstein – São Paulo, SP

2º Hospital Samaritano de São Paulo – São Paulo, SP

3º Hospital Moinhos de Vento – Rio Grande de Sul, RS

4º Hospital Alemão Oswaldo Cruz – São Paulo, SP

5º Hospital Infantil Sabará – São Paulo, SP

6º Hospital São Vicente de Paulo – Rio de Janeiro, RJ

7º Hospital Santa Paula – São Paulo, SP

8º Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch – M’Boi Mirim, SP

9º Hospital Edmundo Vasconcelos – São Paulo – SP

10º Hospital 9 de Julho – São Paulo, SP

12º Hospital Marcelino Champagnat – Curitiba, PR

13° Hospital Brasília – Brasília, DF

14º Hospital Samaritano Botafogo – Rio de Janeiro, RJ

15° Hospital São Lucas Copacabana – Rio de Janeiro, RJ

16º Hospital Porto Dias – Belém, PA

 

 

É possível medir também a qualidade de um hospital segundo os critérios de qualidade impostos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que englobam uma avaliação mais precisa e acompanhamento da qualidade dos serviços de saúde prestados.

A fim de proporcionar maior transparência para os consumidores, a agência disponibilizou uma lista com os considerados hospitais de excelência e você pode ter acesso clicando aqui.

Quais critérios define um hospital de excelência?

Para medir a qualidade e o desempenho dos hospitais no Brasil, a ANS utiliza três indicadores como base comparativa, sendo eles o índice de readmissão hospitalar, o nível de segurança do paciente e a acreditação.

Índice de readmissão hospitalar

Esse indicador é utilizado para medir a capacidade do hospital de promover a recuperação do paciente de maneira eficaz, sendo de responsabilidade do prestador disponibilizar todo suporte necessário para que o paciente se recupere no menor tempo possível e de forma efetiva.

Nível de segurança do paciente

As unidades hospitalares devem fornecer, de acordo com a Resolução nº 36/2013 da Anvisa, todo o núcleo necessário para garantir a segurança do paciente, além de prover de maneira contínua a melhoria nos processos adotados e a utilização segura da tecnologia na saúde.

Acreditação

Por fim, a acreditação é considerada uma certificação importante e normalmente é emitida por ONGs após auditorias nos processos. Esse indicador mede a qualidade do hospital, avaliando todos os serviços prestados pela instituição. Apesar de sua importância, a acreditação é implantada de maneira voluntária pelos hospitais e, por isso, não podem ser configuradas como uma imposição ou medida regulamentar.

Entenda tudo sobre o processo de acreditação hospitalar clicando aqui.

Confira abaixo um pouco sobre a história dos hospitais

Como surgiram os hospitais?

O primeiro indício registrado de um hospital surgiu em meados de 437 a.C. em um lugar chamado Ceilão, correspondente hoje a região do Sri Lanka. Pouco tempo antes em uma data não-especificada, o imperador Asoka ordenou que fossem construídas na Índia instalações bastante semelhantes aos hospitais que temos hoje em dia.

Anos depois por volta de 300 a.C. na Roma e Grécia antiga, os templos religiosos eram utilizados como local de reabilitação e tratamento de pessoas doentes. Por conta da expansão do cristianismo, essa prática passou a se tornar cada vez mais comum e contribuiu para o surgimento de mais lugares com essa finalidade.

Os monastérios também cediam espaços para o tratamento de pessoas doentes, também conhecidos como infirmitorium (enfermaria). Nesses locais era comum encontrar também farmácias e jardins com plantação de ervas medicinais.

Primeiro hospital do Brasil

Historicamente, o primeiro hospital do Brasil foi a Santa Casa da Misericórdia de Olinda, fundado em 1540. A unidade hospitalar funcionava juntamente com a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia.

O hospital tinha como principal objetivo atender pessoas enfermas que chegavam de navios nos portos, atendendo também os moradores da região. O local funcionou até 1631 quando foi incendiado em uma invasão holandesa. Após o ataque, o lugar chegou a ser parcialmente restaurado por Maurício de Nassau e completamente reestabelecido após a saída dos holandeses.

A Santa Casa da Misericórdia de Olinda foi extinta 1860 com o surgimento da Santa Casa de Misericórdia do Recife.

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados?

Para chegar a excelência esses hospitais tiveram uma ótima gestão hospitalar, quer saber como? Conheça as melhores práticas para o sucesso.

 

Atualizado em 25/02/2021.

Redação Empresas e Cooperativas

Recent Posts

Os 10 Setores Que Mais Crescem no Brasil

No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…

5 meses ago

Segurança do Trabalho na Saúde Merece Atenção

Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…

6 meses ago

Competências Comportamentais: Como Elas Interferem na Sua Empresa?

As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…

8 meses ago

O Papel da Enfermagem na Biossegurança

A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…

8 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

9 meses ago

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

12 meses ago