Empreendedorismo

Inadimplência, como reduzir e administrar esse mal

A inadimplência é o nome dado ao ato de não cumprir com uma obrigação financeira, seja o pagamento de uma prestação do carro ou até mesmo as parcelas de uma compra feita no cartão de crédito.

Nas empresas, a inadimplência é algo que comumente presente pela falta, afetando assim o fechamento financeiro e também a execução e planejamento para novos projetos. A dificuldade de receber o valor sobre as vendas pode trazer problemas no fluxo de caixa prejudicando sua saúde financeira.

No Brasil, o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor é responsável por registrar mensalmente todas as pessoas físicas que apresentam estado de incumprimento de suas obrigações de pagamento de dívidas.

No estudo da área de análises de informações o Serasa mostra o perfil do inadimplente brasileiro, que em sua maioria possui apenas uma dívida (37,3%) e 30,7% dos consumidores negativados possuem quatro dívidas ou mais.

No âmbito das pessoas jurídicas dados de novembro/18 apontaram que a inadimplência de todos os setores ainda não apresentavam sinais de recuo. O total de empresas registradas nos cadastros de devedores em setembro/18 foi de 9,39 superior ao do mesmo mês do ano de 2017, segundo o Indicador de Inadimplência da Pessoa Jurídica, apurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

 

Principais problemas gerados pela inadimplência nas empresas

 

  • Falta de controle financeiro: Desorganização administrativa é o vilão de um negócio. É importante saber das obrigações, dividas e controle do caixa de sua empresa, entradas, saídas, provisionamento, necessidade de investimento, etc.. A falta de controle pode contribuir para o declínio e até fechamento do negócio.
  • Desgaste da relação com o cliente: Junto com a inadimplência está a cobrança de créditos, que quando não realizada de forma profissional, pode prejudicar o relacionamento gerando, inclusive, o encerramento do contrato. É fato que, faz parte da própria relação contratual, o comprometimento do contratante com o compromisso financeiro assumido, mas é preciso ter parâmetros claros de cobrança para casos esporádicos e os reincidentes.
  • Impacto nos processos da empresa: Com acúmulo de dívidas e diminuição de clientes é, simplesmente, impossível fazer a sua empresa crescer, pois acaba desorganizando os planos e fluxos de trabalho da empresa, colocando em risco o crescimento do seu negócio. Para uma boa estratégia de crescimento e melhor administração das cobranças de sua empresa, separamos algumas dicas para a redução da inadimplência e melhores resultados para o seu negócio;

 

Práticas para evitar a inadimplência na sua empresa

 

  • Formalize todas as dívidas e cobranças: Ter tudo bem documentado, esclarecido e registrado é extremamente importante para prevenir e tratar casos de inadimplência. Por isso, trate todos os processos de sua empresa por meio de contratos, notas formalizem as etapas. De forma clara, estabeleça as informações sobre quebras de contratos e atraso de pagamento e dividas. Adote sistemas para melhor controle para evitar a perda de prazos e também para demonstrar seriedade e profissionalismo, contribuindo para que as expectativas estejam alinhadas entre as partes.
  • Tenha métodos mais efetivos de cobrança: Parece algo obvio de fazer, mas alguns empreendedores têm problemas para executar essas ações, já que a cobrança é uma prática extremamente constrangedora para ambas as partes. Portanto, para auxiliar o gestor já existem softwares de cobrança automática que otimizam a abordagem da empresa. Um lembrete por e-mail, enviado um ou dois dias antes do vencimento, funciona muito bem para esse fim, mas lembre-se, seja gentil e no lembrete deixe enfatizado – “Esse e-mail é apenas um lembrete”, por exemplo.
  • Crie incentivo para pagamentos à vista:  Sabemos que existem várias formas de pagamento, cartões, cheques, boletos, mas o pagamento a vista é uma maneira importante para reduzir possíveis atrasos no pagamento. Por isso, ofereça atrativos para receber à vista. Essa estratégia é eficiente, pois o cliente percebe que há uma vantagem econômica em já realizar o pagamento, em vez de parcelá-lo.
  • Otimize seu tempo operacional: Organizar todas as informações da empresa pode ser um processo trabalhoso. Tenha um sistema que ajude a sua empresa a manter as informações de forma organizada facilitando a previsibilidade dos pagamentos, vencimento de contratos, etc.

 

Os softwares Enterprise Resource Planning (ERP) – que nada mais é, em português que; Planejamento dos Recursos da Empresa – são alguns dos mais utilizados em instituições. De pequenos empreendimentos a multinacionais, vários gestores e empresários usam essa ferramenta otimizando tarefas e afim de problemas eventuais.

Agora que já conversamos sobre os riscos da inadimplência, confira as 5 dicas para se conquistar o equilíbrio financeiro.

Redação Empresas e Cooperativas

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