Os indicadores de desempenho, ou Key Performance Indicator (KPI), que têm o objetivo de demonstrar se uma empresa está tendo bons resultados, são dados que representam de forma concreta o desempenho das estratégias em determinado período.
Antigamente, para medir os resultados de uma empresa bastava somar tudo que foi investido e calcular a diferença do montante sobre os lucros obtidos. Porém, hoje em dia, para quem pretende saber se a empresa está no caminho certo, muitos outros dados devem ser considerados. E todas as informações importantes podem ser medidas por meio dos indicadores de desempenho, ou Key Performance Indicator (KPI).
Você sabe como está o andamento do seu negócio? Se está em dúvida, o que pode tê-lo feito chegar até aqui, acompanhe o nosso post e saiba o que são esses indicadores, sua importância e quais aplicar em sua empresa.
Os KPIs são dados que demonstram, de forma precisa, o desempenho das ações executadas em períodos pré-determinados. Para ficar mais claro, no caso de uma loja, por exemplo, pode ser o quanto os clientes estão gastando, ou quanto ela teve de lucro em um mês.
Hoje, os indicadores de desempenho podem ser considerados elementos fundamentais dentro das estratégias de gestão de qualquer empresa que pretende crescer (e alguma espera o contrário?). Isso porque essas métricas contribuem para um melhor acompanhamento e gerenciamento do nível de eficiência de qualquer ação importante.
A partir do uso dos KPIs, as organizações podem entender como está o andamento das estratégias e traçar novas metas e objetivos a partir dos resultados, como por exemplo, investir mais naquelas que estão tendo sucesso e readaptar aquelas que não estão tendo um bom retorno.
Os indicadores de desempenho são divididos em várias categorias, como Produtividade, Marketing, Caixa, Gestão de Pessoas e Vendas. Como contam com diferentes opções de análise, é importante que as empresas foquem naquelas que são essenciais para a sua área de atuação em particular.
Agora que você já conhece o conceito e a importância de aplicar os indicadores de desempenho na gestão estratégica, confira 4 deles, considerados fundamentais de se colocar em prática:
Esse indicador é responsável por mostrar o comportamento do cliente em relação à marca, ou seja, a satisfação dele com a empresa. Em linhas gerais, o ticket médio representa uma taxa média dos valores gastos em produtos pelos consumidores. Quanto maior ele for, mais eles estão investindo nas soluções que sua empresa oferece.
Para calculá-lo, é necessário dividir o faturamento em determinado período pelo número de pedidos. Por exemplo, seu negócio faturou, em um semestre, o valor de R$200 mil, e nesse tempo houve um total de 400 pedidos. Nesse caso, o ticket médio seria de 500.
O indicado é que esse índice seja verificado mensalmente, para que a empresa possa ter uma noção concreta sobre sua evolução, ou, ainda a necessidade de criar estratégias para elevar a métrica.
Uma boa parte dos empreendedores tem a preocupação com o faturamento da empresa, mas esquece da importância de calcular também os lucros, já que muitas vezes o resultado pode ter sido positivo, porém não sobra um montante razoável ao final do mês. Ou seja, algo pode estar errado.
Esse cálculo ajuda a empresa a entender certas falhas ou custos elevados que podem estar ocasionando a baixa lucratividade e trabalhar para reverter a situação. Uma dica para verificar a saúde do seu negócio nesse quesito é fazer uma análise de como anda a concorrência.
Esse indicador de desempenho diz respeito à rotatividade de colaboradores dentro de uma organização. Avaliar essa métrica permite saber como estão as questões internas da empresa, já que taxas elevadas podem significar uma série de problemas, como falhas no clima organizacional e na própria liderança.
O índice de turnover é calculado da seguinte forma: (nº de demissões + nº de admissões) /2, dividido novamente pelo total de colaboradores. É fundamental contar com essa KPI, já que dessa forma a organização poderá trabalhar para resolver possíveis erros ou falhas que esteja cometendo junto aos funcionários ou à gestão e buscar as soluções adequadas.
As vendas são o objetivo final de todo negócio, não é mesmo? E, por meio da taxa de sucesso de vendas, é possível medir como está o desempenho de sua equipe em relação às oportunidades que são oferecidas a ela. Essa taxa deve ser medida pela relação entre o número vendas que foram fechadas e o total de possibilidades que surgiram em um mês, por exemplo.
Caso o resultado seja positivo, o gestor e a equipe de vendas podem seguir no mesmo caminho e, em caso contrário, a empresa deve rever processos e detectar possíveis problemas, os quais devem ser resolvidos rapidamente, já que o negócio está deixando de lucrar.
Depois de ler o nosso artigo sobre os indicadores de desempenho, que tal começar a
colocá-los em prática na sua empresa agora mesmo? Para aumentar o seu conhecimento, aprenda a calcular o ROI da sua empresa!
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…
View Comments
Como dizia Peter Drucker: "Se você não pode medir, não pode gerenciar" Os KPIs são essenciais e primordiais para gerir um negócio com eficiência. Sem eles, é quase inviável administrar.