Empreendedorismo

Inspire-se: Cacau Show – de um Fusca para o topo do mundo

Aos 17 anos, um jovem rapaz do bairro da Casa Verde, Zona Norte da cidade de São Paulo, decidiu ter uma renda própria e vender chocolates em sua vizinhança, ali começava a história da Cacau Show. Filho de um tecelão e uma vendedora de produtos de beleza a domicílio, Alexandre Tadeu da Costa utilizou os contatos dos pais para conquistar seus primeiros clientes e vender de porta em porta seu produto.

A empreitada inicial no mundo dos chocolates rendeu frutos logo em seu início e 2.000 ovos de páscoa de 50 gramas foram encomendados para a Páscoa de 1988. Com o compromisso firmado, Alexandre se deparou com um problema sério, o fornecedor não fabricava ovos com esse peso.

O jovem empreendedor precisou arregaçar as mangas e produzir seu próprio produto. Com a ajuda de “Dona Cleusa”, uma senhora que fazia chocolates caseiros, comprou os materiais e os dois trabalharam em uma pequena cozinha por 18 horas diárias, durante três dias, para darem conta da demanda.

Após tanto trabalho para entregar a encomenda, Alexandre teve um lucro de US$ 500 e a experiência revelou um mercado pouco explorado no brasil – os chocolates artesanais. Com o dinheiro dos 2.000 ovos de páscoa como aporte inicial decidiu abrir sua empresa, a Cacau Show.

O início da Cacau Show

Alexandre dividia o trabalho de produção com um amigo e vendiam os chocolates em padarias e supermercados contando com a ajuda de revendedores. O processo de pagamento por comissões e os prazos para receber das vendas domiciliares começaram a inviabilizar o negócio e o empreendedor decidiu mudar a estrutura da Cacau Show.

Pegou seu Fusca 78 branco e começou a ir pessoalmente nos pontos de venda para comercializar suas trufas e bombons de chocolate e criou um catálogo de vendas para encomendas particulares.

A experiência de lidar com dono de bares, lanchonetes, padarias e supermercados foi o diferencial para Alexandre começar a entender o mercado e seus compradores para visualizar o processo como um todo – da fabricação até o cliente – e expandir gradualmente seu mercado, chegando aos varejistas.

Se tudo estava caminhando a passos largos para a empresa de Alexandre Costa, em 1992 um problema quase encerrou a Cacau Show. O verão chegou e as vendas de seus produtos caíram, para piorar, o produto começou a estragar nas prateleiras pelo seu tempo de vida útil curto com o calor brasileiro.

Sua solução foi trocar os produtos de graça para os varejistas, mas ao injetar esse dinheiro na empresa, Alexandre se viu com um problema: não havia caixa para cobrir a operação. A Cacau Show então começou a vender panetones e montar quiosques para expor seus produtos em feiras de natal juntamente com salgadinhos e sucos comprados de terceiros, produtos mais adequados para a época do ano.

A solução conseguiu manter as operações da Cacau Show e supriu os problemas sem precisar se endividar. Durante toda a história da empresa, Alexandre Costa se orgulha de nunca ter recorrido à empréstimos bancários ou capital externo.

De um Fusca para o topo do mundo

Depois do susto, começou a se especializar em chocolate com os melhores profissionais do mundo. Decidiu fazer um curso de chocolate na Bélgica, o país mundial da iguaria, e estudou muito para aprender tudo sobre a arte do produto derivado do cacau – fabricação, conservação, embalagem e todos os processos envolvidos.

O sucesso no fornecimento, distribuição e as vendas domiciliares de chocolates obrigaram Alexandre a inaugurar sua primeira loja física.  O dono da Cacau Show percebeu que muitos clientes não queriam esperar muitos dias para o produto chegar, preferiam consumir diretamente em um loja.

Porém, a primeira loja, inaugurada em 2001 na cidade de Piracicaba, veio por falta de espaço para estoque. Um distribuidor comprou mais chocolate do que podia armazenar em seu apartamento e a solução foi criar um depósito e a loja na frente.

O império do chocolate começava. Com o passar dos anos, a Cacau Show saiu de uma loja para dezoito, depois eram 130 e assim por diante. As franquias não paravam de crescer e a expansão obrigou a empresa a mudar sua sede para Itapevi, um parque industrial de 70 mil m².

De maior redes de chocolates finos do Brasil, a Cacau Show se tornou líder mundial do segmento em 2008 ao ultrapassar a norte-americana Rocky Mountain. Atualmente, a empresa possui mais de 2000 lojas espalhadas por todo o país, sendo a maior rede do setor de alimentação do Brasil.

Com cinco fábricas – Itapevi, Curitiba, Campos do Jordão e São Paulo – para atender a demanda de 12 mil toneladas anuais de chocolate, a Cacau Show hoje produz mais de 250 tipos de produtos e um faturamento de 3 bilhões de reais em 2016.

Gostou dessa história de empreendedorismo? Temos algumas outras histórias para você se inspirar. Que tal aprender agora com Jack Welch, o líder que conduziu a General Eletric do patamar de US$12 bilhões para mais de US$ 400 bilhões de valor de mercado?

Redação Empresas e Cooperativas

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