Empreendedorismo

O poder da Inteligência Emocional para líderes e empresas

Estamos ouvindo falar muito em inteligência emocional, mas para quem é empreendedor ou gestor e deseja ter uma equipe ou empresa bem sucedida é importante parar para entender um pouco o assunto. A inteligência emocional para líderes pode facilitar o caminho para atingir as metas.

Você acredita que no mundo corporativo apenas a quociente intelectual importa? A verdade é que está cada vez mais comprovado que a Inteligência Emocional faz toda a diferença no sucesso dos líderes e nos resultados das empresas.

O que é inteligência Emocional

Se ela é tão importante assim é essencial saber primeiro o seu significado. Inteligência Emocional é um conceito de Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimento e o dos outros, assim como a capacidade em se lidar com eles.

A inteligência emocional interfere nos negócios

Toda a empresa é formada por pessoas, ainda que seja uma pequena empresa em que só o dono atue, se este tiver inteligência emocional suas chances de ser bem sucedido são maiores do que a de um empreendedor sem esse domínio.

Sabe por quê? Por que além de colaboradores, para que um negócio prospere é preciso tratar com fornecedores, clientes e parceiros que são pessoas que agem segundo suas razões e emoções.

Sendo assim, quando se tem a capacidade de entender as emoções que estão por trás dos comportamentos nas diferentes situações e saber como agir diante deles aumenta e muito a sua capacidade de ser bem sucedido nas diferentes relações.

Quer um exemplo bem claro de como a inteligência emocional faz toda a diferença para líderes e para os resultados?

Inteligência Emocional x resultados da Seleção Brasileira

Se você é brasileiro, certamente, se lembrará dos resultados ruins na última passagem do técnico Dunga à frente da Seleção Brasileira de Futebol. Lembrou? O treinador foi demitido logo após o fiasco na Copa América no qual o Brasil foi eliminado na primeira fase do campeonato após empate com Equador, vitória sobre o Haiti e derrota para o Perú.

Com a mesma base de jogadores, o técnico que assumiu logo após, Tite, conseguiu garantir de forma antecipada a vaga para a Copa do Mundo e ainda resgatar o orgulho dos brasileiros pela Seleção Brasileira. É válido lembrar, que nas Olimpíadas a equipe estava apresentando resultados ruins e após uma visita do técnico Tite, entre outras mudanças, o time virou a chave e conquistou a medalha de ouro.

O poder do Tite

Um dos segredos dos resultados conquistados pelo técnico Tite, com certeza, está na sua capacidade de ser um líder democrático misturado com liberal. Ele sabe ouvir e envolver os liderados na tomada de decisões. Não impõe sua autoridade, mas é respeitado por todos.

Essas são habilidades possíveis de serem desenvolvidas com a Inteligência Emocional. Quer saber mais sobre elas? Baixe o nosso e-book exclusivo “A importância da Inteligência Emocional no Cenário Corporativo, clique aqui.

Redação Empresas e Cooperativas

View Comments

  • Enriquecedor artigo! O equilíbrio das emoções torna o ser humano mais consciente de que deve melhorar a cada dia, e que não está pronto e precisa estar em constante aperfeiçoamento.

Recent Posts

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

5 meses ago

Principais desafios da Gestão de Pessoas na Indústria

Gestão de pessoas na indústria é o conjunto de processos, estratégias e ações que visam…

5 meses ago

Trabalho Remoto: Benefícios e Malefícios Percebidos

O trabalho remoto é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado,…

9 meses ago

Cultura Organizacional e a Importância para o Sucesso do Negócio

Você já se deparou com empresas que parecem ter um ambiente de trabalho incrível, onde…

10 meses ago

Inteligência Artificial no RH: Entenda Todos os Impactos

A inteligência artificial (IA) no RH pode ser uma ferramenta que auxilia em diversos aspectos,…

10 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

10 meses ago