Líderes são pessoas com grande capacidade de influenciar outros indivíduos na adesão a algum tipo de causa ou propósito de interesse comum. Diante desse contexto, surge o conceito de liderança situacional.
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Trata-se de um modelo de gestão bastante utilizado em empresas de praticamente todos os segmentos de mercado. Nele, o líder toma as decisões adequando todas as suas habilidades técnicas e seu comportamento de acordo com o momento vivenciado pelas pessoas lideradas.
Na liderança situacional, o líder precisa ter um alto nível de maturidade emocional para entender qual é o verdadeiro momento que sua equipe está inserida, antes de tomar quaisquer decisões.
Paul Hersey e Kenneth Blanchard foram os responsáveis pelo desenvolvimento dessa poderosa técnica. Esses estudiosos constataram que a liderança situacional tinha que ser mutável e estar sempre de acordo com as necessidades dos colaboradores.
Portanto, o modelo é considerado o mais indicado em situações de crise nas empresas, pois a função da liderança é motivar e coordenar pessoas, principalmente em situações críticas.
A liderança situacional pode trazer, a curto e longo prazo, diversos benefícios para todos em uma empresa. Confira alguns deles:
Um líder situacional deve saber escutar com atenção sua equipe. Assim, pode identificar eventuais conflitos e a origem de reclamações.
Além disso, torna-se possível encontrar soluções viáveis propostas por algum membro da equipe que conheça bem a rotina da organização.
Na liderança situacional existe uma comunicação muito mais assertiva e eficiente por parte do líder, que consegue deixar claro para seus subordinados os objetivos de todas as decisões. Isso contribui para o aumento da confiança da equipe em momentos de crise.
A liderança situacional precisa ser flexível, sem autoritarismo e arrogância com os demais. Tudo isso deixa o ambiente de trabalho mais fortalecido e os colaboradores motivados, além de tornar o clima organizacional mais harmônico.
A liderança situacional deve criar um ambiente de trabalho adequado, mesmo em condições adversas.
O objetivo é criar formas para que todos tenham condições de trabalhar juntos para alcançar os resultados. Dessa forma, a equipe fica muito mais resiliente no momento de enfrentar desafios.
O mapa da liderança situacional pode ser dividido em 4 fases:
Dentro do contexto da liderança situacional, existe a abordagem situacional, que se concentra no comportamento das pessoas lideradas. Toda a eficácia dessa abordagem depende das ações de seus liderados.
Pode-se dizer que é uma forma de liderança totalmente centrada no líder da equipe, nos liderados e na situação enfrentada por todos. Ou seja, se trata de uma abordagem baseada no contexto vivenciado pelo coletivo.
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