Ao abrir uma empresa, certamente todos os empreendedores esperam ter ótimos resultados em vendas e faturamento. Porém, em muitos casos não é isso que acontece, principalmente em função da falta de um planejamento e administração adequados. Para você ter uma ideia, segundo o SEBRAE, a maioria das pequenas empresas brasileiras fecham em menos de um ano. Dessas, cerca de 50% decorre da falta de conhecimento dos empresários sobre o lucro ou prejuízo do próprio negócio.
Outros dados interessantes da pesquisa são que 20% dos empreendedores encerram o negócio por falta de capital e 7% deles por falta de lucro. A partir daí, é possível constatar que o fim de muitos negócios acontece em função de uma gestão inadequada dos seus recursos.
Dentro dessa gestão, um dos componentes mais importantes é o lucro obtido ao longo do tempo. Afinal de contas, ele é o responsável pelo bom andamento do negócio e seu faturamento. Sem os lucros dos produtos ou serviços, certamente o que acaba por ocorrer é a falência.
O lucro nada mais é do que o rendimento positivo conquistado por meio de uma venda. Ou seja, o valor que sobra após a empresa pagar os gastos que teve com a produção, armazenagem, transporte e comercialização de seus produtos.
Nesse sentido, há dois conceitos importantes de se entender: o lucro bruto e o lucro líquido. Veja quais são as diferenças entre eles e como calcular:
O lucro bruto é a diferença entre a receita líquida de uma venda ou prestação de serviço e o custos dos bens e serviços vendidos.Veja o cálculo:
lucro bruto = receita total – custos variáveis.
Já o lucro líquido é o que sobra do bruto menos os gastos com impostos e outras taxas.O calculo nesse caso é o seguinte:
lucro líquido = receita total – custo total.
E como a empresa pode lucrar mais? Um dos fatores mais importantes para o seu bom rendimento é a margem de lucro aplicada em cada item. Essa margem é a porcentagem que o negócio ganha em cima do que é vendido.
Não existe uma margem padrão, cada empreendimento deve definir a sua de acordo com alguns fatores, como os custos envolvidos, o preço de venda aceito pelo consumidor e a concorrência. Independente disso, para todas as empresas, esse é o principal indicador que deve ser observado para se obter lucro.
Para medir a margem de lucro deve ser usada a seguinte fórmula:
margem de lucro = (valor do lucro / receitas) x 100
Uma empresa sem uma lucratividade satisfatória está fadada ao fracasso. E, para saber como está o funcionamento do negócio e sua real situação financeira, o cálculo de margem de lucro é essencial, pois ele mostra qual o retorno real da empresa.
Dessa forma é possível, por exemplo, analisar as operações e criar estratégias para aumentar a rentabilidade, ajustar remunerações, tomar decisões sobre novos investimentos e mensurar os resultados da lucratividade ao longo do tempo. Isso, sem dúvidas, contribui para que o crescimento e o desenvolvimento do negócio aconteçam de forma sólida, baseados em uma boa administração.
Independentemente do segmento de atuação, o que qualquer empresa espera é ter uma boa lucratividade para que se mantenha sólida e prospere, não é mesmo? E como fazer isso na prática? É possível aumentar a margem a partir das dicas a seguir. Confira:
Buscar resultados e obter lucro é algo que todo empresário deseja, mas como você viu é preciso planejamento, quer saber mais informações? Conheça 15 estratégias de como reduzir os custos da sua empresa.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…
View Comments
Oferecer mais, com qualidade, a um custo operacional aceitável e lucrativo. Esse é o grande segredo de uma boa administração de negócios.