Empreendedorismo

Sua empresa está gerando lucro?

Ao abrir uma empresa, certamente todos os empreendedores esperam ter ótimos resultados em vendas e faturamento. Porém, em muitos casos não é isso que acontece, principalmente em função da falta de um planejamento e administração adequados. Para você ter uma ideia, segundo o SEBRAE, a maioria das pequenas empresas brasileiras fecham em menos de um ano. Dessas, cerca de 50% decorre da falta de conhecimento dos empresários sobre o lucro ou prejuízo do próprio negócio.

Outros dados interessantes da pesquisa são que 20% dos empreendedores encerram o negócio por falta de capital e 7% deles por falta de lucro. A partir daí, é possível constatar que o fim de muitos negócios acontece em função de uma gestão inadequada dos seus recursos.

Dentro dessa gestão, um dos componentes mais importantes é o lucro obtido ao longo do tempo. Afinal de contas, ele é o responsável pelo bom andamento do negócio e seu faturamento. Sem os lucros dos produtos ou serviços, certamente o que acaba por ocorrer é a falência.

Afinal, o que é lucro?

O lucro nada mais é do que o rendimento positivo conquistado por meio de uma venda. Ou seja, o valor que sobra após a empresa pagar os gastos que teve com a produção, armazenagem, transporte e comercialização de seus produtos.

Nesse sentido, há dois conceitos importantes de se entender: o lucro bruto e o lucro líquido. Veja quais são as diferenças entre eles e como calcular:

O lucro bruto é a diferença entre a receita líquida de uma venda ou prestação de serviço e o custos dos bens e serviços vendidos.Veja o cálculo:

lucro bruto = receita total – custos variáveis.

Já o lucro líquido é o que sobra do bruto menos os gastos com impostos e outras taxas.O calculo nesse caso é o seguinte:

lucro líquido = receita total – custo total.

E como a empresa pode lucrar mais? Um dos fatores mais importantes para o seu bom rendimento é a margem de lucro aplicada em cada item. Essa margem é a porcentagem que o negócio ganha em cima do que é vendido.

Não existe uma margem padrão, cada empreendimento deve definir a sua de acordo com alguns fatores, como os custos envolvidos, o preço de venda aceito pelo consumidor e a concorrência. Independente disso, para todas as empresas, esse é o principal indicador que deve ser observado para se obter lucro.

Para medir a margem de lucro deve ser usada a seguinte fórmula:

margem de lucro = (valor do lucro / receitas) x 100

Qual a importância da margem de lucro para a sobrevivência das empresas?

Uma empresa sem uma lucratividade satisfatória está fadada ao fracasso. E, para saber como está o funcionamento do negócio e sua real situação financeira, o cálculo de margem de lucro é essencial, pois ele mostra qual o retorno real da empresa.

Dessa forma é possível, por exemplo, analisar as operações e criar estratégias para aumentar a rentabilidade, ajustar remunerações, tomar decisões sobre novos investimentos e mensurar os resultados da lucratividade ao longo do tempo. Isso, sem dúvidas, contribui para que o crescimento e o desenvolvimento do negócio aconteçam de forma sólida, baseados em uma boa administração.

Como aumentar a margem de lucros de uma empresa?

Independentemente do segmento de atuação, o que qualquer empresa espera é ter uma boa lucratividade para que se mantenha sólida e prospere, não é mesmo? E como fazer isso na prática? É possível aumentar a margem a partir das dicas a seguir. Confira:

  • reduza custos;
  • quanto mais rápida for a resposta da empresa em relação a um pedido do cliente, menores são os custos indiretos por unidade produzida;
  • tenha fornecedores que ofereçam um bom custo benefício, vantagens e realizem reposições rápidas quando necessário;
  • aposte em transportadoras com boa reputação, preço competitivo e rapidez nas entregas;
  • aplique o up sell e o cross sell para aumentar o valor médio de vendas;
  • crie estratégias de retenção e fidelização de clientes;
  • elabore ações para a conquista de novos clientes, como promoções relâmpago, cupons de desconto, atendimento personalizado, etc;
  • invista em ações de Marketing e Marketing Digital, de forma com que a empresa esteja presente na mídia online e offline. Afinal, “quem não é visto não é lembrado”;
  • gerencie o estoque de forma séria e inteligente;
  • utilize sistemas de gestão que auxiliem nos mais diversos processos e atividades. Assim a empresa economiza e mantém a administração sob controle.

Buscar resultados e obter lucro é algo que todo empresário deseja, mas como você viu é preciso planejamento, quer saber mais informações? Conheça 15 estratégias de como reduzir os custos da sua empresa.

Redação Empresas e Cooperativas

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  • Oferecer mais, com qualidade, a um custo operacional aceitável e lucrativo. Esse é o grande segredo de uma boa administração de negócios.

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