Quem tem um negócio de pequeno porte muitas vezes se vê diante do desafio de obter bons resultados a partir de um menor orçamento. Para se obter em visibilidade e fortalecimento de marca, é preciso investimento. O marketing para pequenas empresas é tão indispensável quanto para as grandes e o marketing digital pode ser uma excelente alternativa. Conheça agora 5 motivos para investir na estratégia, como começar a colocar em prática e as principais ferramentas.
Para começar, vamos falar sobre a dimensão que uma estratégia de Marketing Digital pode atingir. Só para você ter uma ideia, a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios, realizada pelo IBGE, mostrou que 63% das residências do Brasil possuem acesso à internet. Isso dá uma média de 116 milhões de pessoas conectadas.
Ou seja, independente do porte ou segmento de um negócio, é praticamente impossível que potenciais clientes não estejam entre essa população. Por isso, o Marketing Digital para pequenas empresas, se torna tão importante para conquistar e fidelizar clientes.
Veja agora os 6 motivos para contar com a estratégia:
Em relação ao Marketing tradicional, que atua por meio de anúncios em jornais, revistas, outdoors, propagandas de TV e outros meios, o Marketing Digital se torna muito mais acessível.
Isso porque é possível investir valores de acordo com cada orçamento e até mesmo começar criando alguns canais com custo zero. Além disso, os resultados são mensurados de forma fácil e precisa, o que possibilita atuar com as ferramentas mais adequadas, poupando gastos desnecessários.
Como estratégias de Marketing para pequenas empresas, no digital é possível segmentar o público a partir de suas características, dados demográficos, preferências e outros aspectos.
Isso permite que o potencial cliente seja encontrado com facilidade e, assim, a comunicação se torne mais eficiente, pois chega a quem realmente interessa.
Diferente do Marketing Tradicional, em que grande parte das estratégias não permitem interação, no Marketing Digital todas as ferramentas possibilitam criar relacionamentos sólidos e de confiança com os clientes.
Por meio da comunicação em redes sociais e blogs, por exemplo, se estabelece o engajamento e a humanização da marca, o que agrada o consumidor atual. Esse, muito mais do que simplesmente comprar, valoriza o atendimento e a forma com que as empresas correspondem às suas necessidades.
O Marketing Digital para pequenas empresas é bastante flexível no que diz respeito às suas ferramentas. Há múltiplos canais nos quais se pode investir, para os mais variados objetivos. Inclusive, com essa estratégia, é interessante contar com uma comunicação integrada, que atenda o consumidor por diversos meios, o que é denominado de omichannel.
Esse, para você, provavelmente seja o resultados mais esperado, não é mesmo? Pois saiba que o Marketing para pequenas empresas contribui para o aumento nas vendas tanto direta quanto indiretamente.
A estratégia do marketing digital visa educar, informar, cativar e conquistar novos visitantes para sua marca por meio dos canais online, sendo assim, automaticamente se eleva as chances de que novos clientes comecem a fazer parte do rol da empresa e, com isso, as vendas e o faturamento só aumentem.
Uma outra vantagem do Marketing Digital para pequenas empresas é a mensuração precisa de resultados com base em dados concretos.
Por exemplo, é possível saber quantas pessoas acessaram o site de seu negócio e quanto tempo navegaram por ele, quantos abriram um e-mail marketing, como está o engajamento e o alcance nas redes sociais e quantos acompanham o blog da empresa.
Com isso, quem investe sabe quais as estratégias estão trazendo melhores resultados e quais são aquelas que precisam ser readaptadas para que sejam mais positivas.
Nesse caso, o retorno sobre o investimento (ROI) só tende a melhorar e, com isso, os custos sejam bem direcionados.
Agora que você conhece boas razões para investir em Marketing Digital para o seu negócio, pode estar pensando em começar a colocar em prática, mas não sabe quais devem ser os primeiros passos.
É isso que você vê agora! Saiba como iniciar sua estratégia com base sólida e ótimas chances de sucesso:
• faça um planejamento completo onde conste a situação atual da empresa, quais os valores poderão ser disponibilizados para as ações e os objetivos a que se pretende chegar;
• descubra, por meio de análises, pesquisas e entrevistas, quem é o seu público-alvo. Dessa forma as ações serão melhor direcionadas e poderão trazer os resultados esperados;
• observe em que canais os seus potencias clientes estão para depois pensar em investir em cada um deles;
• elabore um cronograma contendo as ações em cada mídia digital, a periodicidade de cada estratégia, os objetivos e outros pontos importantes para que a estratégia seja organizada;
• coloque o trabalho em prática e, depois que as ações estiverem acontecendo, monitore constantemente os resultados para verificar os caminhos a seguir no presente e no futuro.
Como comentamos, antes de se decidir pelo investimento em determinado canal, é importante verificar se o seu público realmente se encontra lá e qual o orçamento poderá ser disponibilizado. Porém, há algumas ferramentas interessantes para o Marketing Digital para pequenas empresas que queremos compartilhar com você para facilitar a sua escolha.
Veja quais são elas:
Um dos principais cartões de visita de uma empresa que está na internet é um site ou blog. Por meio desses canais é que as pessoas têm contato com a parte institucional da empresa, o que ela faz, seus dados de contato e outras informações importantes.
Mas, hoje não basta criar as páginas, colocar o site ou blog no ar e esperar que os clientes apareçam. É necessário mantê-los atualizados, de preferência com conteúdos de qualidade que busquem educar a atender as necessidades dos consumidores.
O e-mail marketing foi uma das primeiras ferramentas de Marketing Digital e, por isso, pode ser considerado defasado por alguns. Porém, essa é uma das melhores estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas.
De acordo com dados de uma pesquisa da Pew Research, 95% dos adultos que se encontram online possuem uma conta de e-mail e 61% deles a acessam diariamente. Ou seja, esse é um canal de grande alcance, além de ter um custo acessível.
Seu objetivo é atrair os potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes, que gerem um bom relacionamento e os façam ter vontade de entrar em contato com a empresa a partir de outros canais.
Hoje, quando o usuário quer se informar ou procura uma solução sobre qualquer assunto, logo recorre aos mecanismos de busca, principalmente o Google. Por isso, essa também uma estratégia interessante de Marketing Digital para pequenas empresas.
Por meio de anúncios pagos que funcionam por meio da inserção de palavras-chave e outras informações, as empresas aparecem no topo da busca quando um usuário procura aquela palavra ou informação especificamente.
Além disso, também é possível anunciar na Rede de Display, que são os sites e blogs parceiros do Google.
Não há como falar em Marketing Digital para pequenas empresas sem citar as redes sociais. O Brasil está em segundo lugar no ranking do tempo gasto nelas. São 3h43 horas diárias, perdendo somente para as Filipinas. Além disso, de acordo com o relatório Digital in 2017, do site We Are Social, somente em 2016 foram 19 novos milhões de usuários por aqui.
As redes sociais, como o Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Linkedin são capazes de criar e manter ótimos relacionamentos, aumentar a visibilidade e a credibilidade da marca, atuar como uma forma de SAC, anunciar e muito mais.
Outra maneira muito interessante de aparecer nos mecanismos de busca é a partir do investimento em Search Engine Optimization (SEO). Por meio de um site ou blog, é possível criar conteúdos relevantes ao público-alvo da empresa, os quais são elaborados com o objetivo de aparecer nas primeiras páginas de pesquisa a partir da inserção de palavras-chave adequadas e outras técnicas. Isso quer dizer mais visibilidade e possibilidade de atrair e conquistar clientes.
Agora que já entende a importância do marketing para pequenas empresas, que tal entende a importância do atendimento para a construção de bons resultados? Com essas duas áreas em sintonia as vendas da sua empresa tendem a crescer consistentemente,
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O segredo é a alma do negócio, mas a boa estratégia de marketing juntamente com uma boa gestão é o grande diferencial.
Agradeço pelo artigo "Marketing para pequenas empresas: 5 razões para investir". É sempre importante lembrar que o marketing é essencial para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do seu tamanho. As razões apresentadas para investir no marketing digital são muito pertinentes e úteis, principalmente para pequenas empresas que possuem um orçamento mais limitado. A segmentação do público e o relacionamento com o cliente são pontos cruciais para o sucesso de uma estratégia de marketing efetiva, e o marketing digital oferece múltiplos canais para atingir esses objetivos. Parabéns pelo conteúdo valioso e informativo!