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Marketing para pequenas empresas: 5 razões para investir

1.      Opções mais acessíveis

2.      Segmentação do público

3.      Relacionamento com o cliente

4.      Múltiplos canais disponíveis

 

Quem tem um negócio de pequeno porte muitas vezes se vê diante do desafio de obter bons resultados a partir de um menor orçamento. Para se obter em visibilidade e fortalecimento de marca, é preciso investimento.  O marketing para pequenas empresas é tão indispensável quanto para as grandes e o marketing digital pode ser uma excelente alternativa. Conheça agora 5 motivos para investir na estratégia, como começar a colocar em prática e as principais ferramentas.

Marketing para pequenas empresas: 5 razões para investir

Para começar, vamos falar sobre a dimensão que uma estratégia de Marketing Digital pode atingir. Só para você ter uma ideia, a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios, realizada pelo IBGE, mostrou que 63% das residências do Brasil possuem acesso à internet. Isso dá uma média de 116 milhões de pessoas conectadas.

Ou seja, independente do porte ou segmento de um negócio, é praticamente impossível que potenciais clientes não estejam entre essa população. Por isso, o Marketing Digital para pequenas empresas, se torna tão importante para conquistar e fidelizar clientes.

Veja agora os 6 motivos para contar com a estratégia:

1. Valores mais acessíveis

Em relação ao Marketing tradicional, que atua por meio de anúncios em jornais, revistas, outdoors, propagandas de TV e outros meios, o Marketing Digital se torna muito mais acessível.

Isso porque é possível investir valores de acordo com cada orçamento e até mesmo começar criando alguns canais com custo zero. Além disso, os resultados são mensurados de forma fácil e precisa, o que possibilita atuar com as ferramentas mais adequadas, poupando gastos desnecessários.

2. Segmentação do público

Como estratégias de Marketing para pequenas empresas, no digital é possível segmentar o público a partir de suas características, dados demográficos, preferências e outros aspectos.

Isso permite que o potencial cliente seja encontrado com facilidade e, assim, a comunicação se torne mais eficiente, pois chega a quem realmente interessa.

3. Relacionamento com o cliente

Diferente do Marketing Tradicional, em que grande parte das estratégias não permitem interação, no Marketing Digital todas as ferramentas possibilitam criar relacionamentos sólidos e de confiança com os clientes.

Por meio da comunicação em redes sociais e blogs, por exemplo, se estabelece o engajamento e a humanização da marca, o que agrada o consumidor atual. Esse, muito mais do que simplesmente comprar, valoriza o atendimento e a forma com que as empresas correspondem às suas necessidades.

4. Múltiplos canais disponíveis

O Marketing Digital para pequenas empresas é bastante flexível no que diz respeito às suas ferramentas. Há múltiplos canais nos quais se pode investir, para os mais variados objetivos. Inclusive, com essa estratégia, é interessante contar com uma comunicação integrada, que atenda o consumidor por diversos meios, o que é denominado de omichannel.

5. Aumento nas vendas

Esse, para você, provavelmente seja o resultados mais esperado, não é mesmo? Pois saiba que o Marketing para pequenas empresas contribui para o aumento nas vendas tanto direta quanto indiretamente.

A estratégia do marketing digital visa educar, informar, cativar e conquistar novos visitantes para sua marca por meio dos canais online, sendo assim, automaticamente se eleva as chances de que novos clientes comecem a fazer parte do rol da empresa e, com isso, as vendas e o faturamento só aumentem.

6. Mensuração de resultados

Uma outra vantagem do Marketing Digital para pequenas empresas é a mensuração precisa de resultados com base em dados concretos.

Por exemplo, é possível saber quantas pessoas acessaram o site de seu negócio e quanto tempo navegaram por ele, quantos abriram um e-mail marketing, como está o engajamento e o alcance nas redes sociais e quantos acompanham o blog da empresa.

Com isso, quem investe sabe quais as estratégias estão trazendo melhores resultados e quais são aquelas que precisam ser readaptadas para que sejam mais positivas.

Nesse caso, o retorno sobre o investimento (ROI) só tende a melhorar e, com isso, os custos sejam bem direcionados.

Por onde começar uma estratégia de Marketing Digital para pequenas empresas?

Agora que você conhece boas razões para investir em Marketing Digital para o seu negócio, pode estar pensando em começar a colocar em prática, mas não sabe quais devem ser os primeiros passos.

É isso que você vê agora! Saiba como iniciar sua estratégia com base sólida e ótimas chances de sucesso:

• faça um planejamento completo onde conste a situação atual da empresa, quais os valores poderão ser disponibilizados para as ações e os objetivos a que se pretende chegar;

• descubra, por meio de análises, pesquisas e entrevistas, quem é o seu público-alvo. Dessa forma as ações serão melhor direcionadas e poderão trazer os resultados esperados;

• observe em que canais os seus potencias clientes estão para depois pensar em investir em cada um deles;

• elabore um cronograma contendo as ações em cada mídia digital, a periodicidade de cada estratégia, os objetivos e outros pontos importantes para que a estratégia seja organizada;

• coloque o trabalho em prática e, depois que as ações estiverem acontecendo, monitore constantemente os resultados para verificar os caminhos a seguir no presente e no futuro.

Ferramentas que trazem bons resultados

Como comentamos, antes de se decidir pelo investimento em determinado canal, é importante verificar se o seu público realmente se encontra lá e qual o orçamento poderá ser disponibilizado. Porém, há algumas ferramentas interessantes para o Marketing Digital para pequenas empresas que queremos compartilhar com você para facilitar a sua escolha.

Veja quais são elas:

Site ou blog

Um dos principais cartões de visita de uma empresa que está na internet é um site ou blog. Por meio desses canais é que as pessoas têm contato com a parte institucional da empresa, o que ela faz, seus dados de contato e outras informações importantes.

Mas, hoje não basta criar as páginas, colocar o site ou blog no ar e esperar que os clientes apareçam. É necessário mantê-los atualizados, de preferência com conteúdos de qualidade que busquem educar a atender as necessidades dos consumidores.

E-mail marketing

O e-mail marketing foi uma das primeiras ferramentas de Marketing Digital e, por isso, pode ser considerado defasado por alguns. Porém, essa é uma das melhores estratégias de Marketing Digital para pequenas empresas.

De acordo com dados de uma pesquisa da Pew Research, 95% dos adultos que se encontram online possuem uma conta de e-mail e 61% deles a acessam diariamente. Ou seja, esse é um canal de grande alcance, além de ter um custo acessível.

Seu objetivo é atrair os potenciais clientes por meio de conteúdos relevantes, que gerem um bom relacionamento e os façam ter vontade de entrar em contato com a empresa a partir de outros canais.

Google Adwords

Hoje, quando o usuário quer se informar ou procura uma solução sobre qualquer assunto, logo recorre aos mecanismos de busca, principalmente o Google. Por isso, essa também uma estratégia interessante de Marketing Digital para pequenas empresas.

Por meio de anúncios pagos que funcionam por meio da inserção de palavras-chave e outras informações, as empresas aparecem no topo da busca quando um usuário procura aquela palavra ou informação especificamente.

Além disso, também é possível anunciar na Rede de Display, que são os sites e blogs parceiros do Google.

Redes Sociais

Não há como falar em Marketing Digital para pequenas empresas sem citar as redes sociais. O Brasil está em segundo lugar no ranking do tempo gasto nelas. São 3h43 horas diárias, perdendo somente para as Filipinas. Além disso, de acordo com o relatório Digital in 2017, do site We Are Social, somente em 2016 foram 19 novos milhões de usuários por aqui.

As redes sociais, como o Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Linkedin são capazes de criar e manter ótimos relacionamentos, aumentar a visibilidade e a credibilidade da marca, atuar como uma forma de SAC, anunciar e muito mais.

SEO

Outra maneira muito interessante de aparecer nos mecanismos de busca é a partir do investimento em Search Engine Optimization (SEO). Por meio de um site ou blog, é possível criar conteúdos relevantes ao público-alvo da empresa, os quais são elaborados com o objetivo de aparecer nas primeiras páginas de pesquisa a partir da inserção de palavras-chave adequadas e outras técnicas.  Isso quer dizer mais visibilidade e possibilidade de atrair e conquistar clientes.

Agora que já entende a importância do marketing para pequenas empresas, que tal entende a importância do atendimento para a construção de bons resultados? Com essas duas áreas em sintonia as vendas da sua empresa tendem a crescer consistentemente,

Redação Empresas e Cooperativas

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  • O segredo é a alma do negócio, mas a boa estratégia de marketing juntamente com uma boa gestão é o grande diferencial.

  • Agradeço pelo artigo "Marketing para pequenas empresas: 5 razões para investir". É sempre importante lembrar que o marketing é essencial para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do seu tamanho. As razões apresentadas para investir no marketing digital são muito pertinentes e úteis, principalmente para pequenas empresas que possuem um orçamento mais limitado. A segmentação do público e o relacionamento com o cliente são pontos cruciais para o sucesso de uma estratégia de marketing efetiva, e o marketing digital oferece múltiplos canais para atingir esses objetivos. Parabéns pelo conteúdo valioso e informativo!

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