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8 novas tecnologias que as empresas líderes usam e você deveria adotar

Se você é gestor de uma empresa, muito provavelmente os assuntos transformação digital e as novas tecnologias disruptivas esteja fazendo parte do seu cotidiano de alguma forma. Isso porque os negócios que ainda não aproveitaram a onda digital para potencializar resultados estão tendo que se adaptar, quase que obrigatoriamente, para manter o diferencial competitivo e conquistar o novo consumidor.

Os mercados abandonaram as calculadoras, cadernetas e formulários de estoque para apostar em métodos tecnológicos. As vendas não dependem mais de pontos físicos para acontecerem e diversas ferramentas se tornaram aliadas dos empreendedores para melhorar seus resultados e auxiliar em toda a cadeia de vendas – da produção ao cliente final.

São tantos nomes e conceitos novos surgindo todos os dias que muitas pessoas ficam confusas com as novidades dispostas para a aplicação em seu negócio. Inovar é necessário para sobreviver nesse novo modelo de mudanças constantes.

A tecnologia combina redução de custos e aumento da produção com as técnicas corretas para gerenciar e administrar seus negócios. Melhores soluções para gerar os resultados esperado.

Sua empresa está acompanhando as mudanças conforme elas ocorrem? Separamos algumas novas tecnologias para você ficar de olho e não ficar para trás da concorrência.

1. Internet das coisas (IoT)

Segundo dados da consultoria, Gartner, até 2020 já serão 25 bilhões de objetos conectados à internet. A utilização de sensores da IoT tem permitido a setores como o da indústria e da agropecuária, por exemplo, reduzir custos, otimizar a produtividade e obter insights para a tomada de decisão.

Além disso, segmentos como o de varejo podem utilizar a solução para compreender o cliente e suas necessidades, permitindo a criação de estratégias que ofereçam uma experiência memorável e personalizada. A consequência é o aumento nas vendas e na lucratividade.

2. Big data

Muitas pessoas ainda anotam as informações de seus empreendimentos em extensas folhas e inventários. A digitalização já chegou na maioria das empresas, mas o processo agora está mais rápido.

O big data consiste na análise de uma grande quantidade de dados, online e offline, por computadores, gerando informações necessárias aos negócios e auxiliando no desenvolvimento de ações.

O volume de informações gerado por dia é gigantesco. Segundo dados da Business Software Alliance, 2,5 quintilhões de bites são criados todos os dias e o big data coleta, armazena, analisa e transforma dados em fatos.

As informações relevantes para a sua empresa são coletadas e armazenadas a partir dessa nova tecnologia. Desde padrões de consumo, informações de negociações e os mais diversos dados que podem fazer a diferença em todos os setores de sua empresa.

Empresas como a Kantar, Ibope e Nielsen disponibilizam e utilizam diversos dados para em pesquisas de mercado a partir da utilização de big data para realizar assessorias para empresas.

3.  Armazenamento na nuvem (Cloud Computing)

Um levantamento realizado em 2016 pela empresa alemã, Paessler AG, chamada The State of Cloud Acceptance by SMBs, mostrou que dos 2000 executivos europeus entrevistados, 80,1% já utilizavam em seus negócios a estratégia de armazenamento na nuvem, ou Cloud Computing. Ou seja, é uma das novas tecnologias já utilizadas por um grande número de organizações em países de primeiro mundo e que chegou ao Brasil em um ritmo acelerado.

O conceito de nuvem (ou cloud computing) pode parecer meio estranho para muitas pessoas, mas é fundamental para o armazenamento de dados. Esqueça as velhas gavetas e armários que juntavam poeira com uma infinidade de pastas, deixe seus arquivos na internet para acessá-los a qualquer hora e lugar.

Mídias físicas de armazenamentos – como HDs e pen drives estão cada vez mais em desuso pela facilidade de ter os dados em plataformas “invisíveis” de fácil acesso. Muitas empresas já adotam essa medida, não fique para trás e leve tudo para a nuvem.

O Google e a Dropbox são gigantes na área de armazenamento em nuvem, disponibilizando serviços gratuitos para a hospedagem de arquivos com um tamanho limitado e planos pagos para as empresas que necessitam de um maior espaço de armazenamento para um grande fluxo de dados.

4. Blockchain

O blockchain, que significa cadeia de blocos, teve início no setor financeiro e é relacionado diretamente aos bitcoins. Porém, suas aplicações já vão muito além disso. Para você ter uma ideia, segundo o vice-presidente sênior de desenvolvimento de produtos da Oracle Cloud Platform, Amit Zavery, o impacto financeiro relacionado a essa nova tecnologia está previsto para girar em torno de US$176 bilhões em 2025.

Entre os segmentos que vêm sendo impactados pelo blockchain estão as de saúde, varejo, setor público, bancário e imobiliário. As aplicações práticas são inúmeras, como contratos inteligentes, formas de pagamento e identificação pessoal. Tudo isso com o apoio de uma tecnologia que torna os dados descentralizados e seguros.

5. Realidade aumentada

Uma das novas tecnologias que mais devem conquistar espaço dentro das empresas é a de realidade aumentada. A solução nada mais é do que a união entre o ambiente físico e o ambiente online.

As possibilidades do recurso são ilimitadas. Por meio da solução, é possível, por exemplo, que consumidores tenham detalhes e características de produtos sem que eles precisem estar disponíveis fisicamente.  Isso contribui diretamente para a decisão de compra e, automaticamente, com a otimização de resultados.

6. Inteligência artificial

A inteligência artificial já faz parte das rotinas de muitas empresas e, além disso, é uma tendência que só tende a aumentar. Isso é o que mostra um estudo do Massachussets Institute of Technology (MIT), o qual concluiu que a IA e o machine learning, ou aprendizado de máquina, são as áreas de trabalho com maior projeção de crescimento para os próximos anos. Tanto crescimento não é à toa. Isso porque as soluções são capazes de alavancar muitos negócios.

Um exemplo prático é a área de marketing, que tem como objetivo contribuir para um bom relacionamento entre marcas e clientes. Por meio de recursos de inteligência artificial, os profissionais conseguem obter dados para entender os desejos e necessidades dos consumidores, podendo criar estratégias mais eficientes.

7. Impressão 3D

Imagine poder produzir seu próprio produto em sua casa apenas com a matéria prima e uma máquina. A impressora 3D vem revolucionando o mercado e, apesar de ser uma das novas tecnologias e ainda estar em desenvolvimento, já surge como uma ótima oportunidade para diversas empresas.

Mesmo ainda com uma forma mais protótipa, muitas impressoras já conseguem resultados expressivos, produzindo diversos itens com uma redução de custo ao eliminar todo o processo de produção – manufatura, produção e distribuição.

A Adidas anunciou que lançará um tênis com solado todo feito em uma impressora 3D. A marca esportiva alemã aposta na nova tecnologia para começar a criar materiais esportivos totalmente criados e customizados por seus consumidores.

8. Drones

O drone não é nenhuma novidade, mas sua utilização pode ser uma mão na roda para empresas de diversos ramos. A Amazon, a gigante do market place mundial e das novas tecnologias, começou a utilizar veículos aéreos não tripulados para entregas em distâncias curtas.

A visão aérea dos drones também permite mapeamentos de áreas com precisão, eficiência e economia. Um drone e uma câmera realizando um trabalho que pelo solo levaria muito mais tempo e seria extremamente trabalhoso.

Concessionárias de rodovias, como a Arteris, já utilizam os drones para inspecionar obras, fiscalizar acessos irregulares e monitorar áreas com altos índices de acidentes.

A medida gera economia ao substituir ultraleves e helicópteros para realizar a tarefa. Com os bons resultados, a empresa já estuda usar esta tecnologia para auxiliar equipes de resgates em locais de difícil acesso.

Aproveite a revolução tecnológica e utilize o drone de acordo com sua necessidade, entenda todas as facilidades e benefícios de sua utilização para auxiliar o cotidiano de sua empresa com redução de custos.

Como você pode perceber, a tecnologia pode ser uma grande aliada dentro das empresas. Por isso, é importante investir na gestão da inovação. Descubra como aplicá-la e quais são os benefícios para o seu negócio.

Redação Empresas e Cooperativas

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