Empreendedorismo é a capacidade de identificar oportunidade e desenvolver soluções seja em empresas existentes ou criando novas negócios.
Em função do restrito mercado de trabalho e da falta de oportunidade para milhões de brasileiros, cresce o empreendedorismo no Brasil.
Segundo dados da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), cerca de 52 milhões de brasileiros em idade produtiva estavam envolvidos com alguma atividade empreendedora em 2018. A pesquisa foi realizada em 49 países e, no Brasil, contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Esse foi o segundo melhor desempenho para a taxa de empreendedorismo brasileira desde 2002, quando o índice começou a ser medido.
No dicionário, empreendedorismo significa “atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração”.
Ou seja, é muito mais do que a criação de um novo empreendimento. São pessoas que conseguem inovar e solucionar problemas de outras pessoas, empresas ou sociedade, de forma com que promovam desenvolvimento e criem valores.
Com 4.244 milhões de empreendedores no Brasil, há diversos tipos de empreendedorismo. Conheça alguns deles:
Relacionado com o ato de criar o próprio negócio, oferecendo produtos ou serviços. Os empreendedores são essenciais para o crescimento da economia da economia brasileira. As pequenas e médias empresas, em 2019, foram responsáveis por cerca de 382,5 mil novas vagas. O montante representa 57% do total de postos de trabalho com carteira assinada.
São ações que visam a identificação, o desenvolvimento e a implementação de novas estratégias em negócios já existentes. O objetivo é promover a inovação na rotina das empresas e, com isso, aumentar as chances de sucesso.
Como o nome sugere, esse tipo de empreendedorismo tem como objetivo promover soluções e melhorias em problemas existentes dentro de uma sociedade ou comunidade. Isso é feito por meio ideias e projetos, os quais podem gerar desenvolvimento, qualidade de vida, cultura e outros benefícios coletivos.
Por mais que muitas pessoas busquem ter seu próprio negócio ou inovar de outras maneiras, algumas podem não ter as características essenciais de um empreendedor e acabem não tendo sucesso em suas ações.
Para saber se você tem as qualidades necessárias ou se é necessário trabalhar para adquiri-las, confira algumas delas:
Tirar uma ideia do papel e colocá-la em prática pode não ser uma tarefa fácil quando se tem muitas pessoas opinando contra. Porém, um empreendedor consegue enxergar as boas oportunidades e toma a iniciativa mesmo assim.
Antes de abrir qualquer negócio ou colocar uma ideia inovadora em prática, é necessário analisar uma série de fatores, como o público-alvo, o investimento e a margem de lucro ideal. E um bom empreendedor não abre mão disso! No momento de iniciar um novo empreendimento, ele se planeja e consegue observar os caminhos para atingir os objetivos a curto, médio e longo prazo.
Ter noção de gestão e saber a arte de liderar são características essenciais de um empreendedor. Por mais que ele sempre tenha sido funcionário de uma empresa, por exemplo, já utiliza sua capacidade de liderança junto à equipe e isso contribui para o bom desenvolvimento do negócio.
Já aqueles que possuem um negócio, porém ficam mais presos à parte técnica e têm dificuldades em gerir, devem contar com profissionais que tenham essa competência.
O início de um negócio nunca é fácil. Além de o empreendimento ainda não contar com clientela formada, o que assusta de início, pode ser que as ideias colocadas em prática a princípio não sejam as melhores. E o empreendedor de sucesso sabe disso, não desiste e ainda aproveita as situações negativas para transformá-las em ações positivas e prósperas.
A única forma de alguém se tornar um empreendedor é empreendendo! Não há outro jeito, a não ser colocando em prática o que está na imaginação. Porém, há alguns recursos que podem ajudar a começar. Veja a seguir:
Não adianta ter ótimas ideias, montar uma empresa e não conseguir assumir todas as funções de forma eficiente. Por isso, é interessante que o empreendedor, quando decidir colocar as ideias em prática, procure um sócio que o complemente.
Como falamos, é essencial que o empreendedor planeje os detalhes mais importantes do seu negócio. Porém, nada de ficar planejando por muito tempo sem ver o que dá e o que não dá resultado.
Nesse caso, “feito é melhor que perfeito!”. Teste maneiras diferentes de fazer a mesma coisa, mostre a que veio e, se for necessário realizar mudanças, as faça gradualmente até que o negócio tome real forma.
Certamente, você já ouviu falar que se contar seus planos a muita gente eles podem ir por água abaixo, não é mesmo? Porém, esse ditado não vale no caso do empreendedorismo. No momento de inovar ou pensar em abrir um novo negócio, fale a quantas pessoas tiver vontade e aproveite suas opiniões para ver os pontos fortes e fracos e o que deve e o que não deve ser implementado.
Depois de planejar, falar com conhecidos, encontrar um bom sócio e finalmente colocar o negócio em prática, é o momento de mostrar a que você veio. Para isso, participe de feiras, congressos, encontros, adicione e seja adicionado por quem interessa nas redes sociais e tenha outras atitudes que façam com você conquiste clientes e solidifique o negócio.
Gostou do nosso artigo sobre empreendedorismo? Já empreende de alguma forma e gostaria de trocar ideias? Deixe seu comentário aqui e enriqueça mais o assunto! Aproveite e veja os 10 setores que mais crescem no Brasil.
Quer ter um negócio de sucesso? Confira o nosso infográfico baseado no best seller “Empresas feitas para Vencer” de Jim Collins.
No ano de 2023, mais de 2,7 milhões de novos negócios foram abertos no Brasil,…
Infelizmente, a segurança do trabalho na saúde costuma ser negligenciada tanto pelas instituições quanto pelos…
As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…
A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…
A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…
Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…
View Comments
Capacidade de planejar, Perseverança, Liderança e Mostrar para que veio, na minha opinião são os pilares máximos para ser empreendedor. A sinergia entre estas características faz uma grande diferença.