Destaque

Onboarding: entenda o conceito, seus benefícios e como implementar

Para a construção de bons resultados em uma empresa é necessário que a equipe esteja bem integrada e que haja profissionais capacitados para desempenhar as demandas da empresa. Nesse processo, muitas vezes é preciso que o setor de Recursos Humanos faça a contratação de novos profissionais, que precisam passar por um processo de integração, visando uma dinâmica harmoniosa. É aqui que as estratégias de onboarding podem ajudar!

Se interessou pelo assunto? Continue acompanhando o nosso post e entenda o conceito, os benefícios e como aplicar o onboarding no seu negócio.

O que é onboarding?

Derivado do inglês, o termo onboarding significa “embarque” e representa o processo de integração de colaboradores recém-contratados com o objetivo de realizar o alinhamento com a empresa.

Nesse processo, é apresentado para o colaborador quais são os ideais, estimativas e metas da empresa, bem como também a cultura e metodologia aplicada pela equipe. Além disso, adotando o onboarding, cria-se as conexões e integrações com  as pessoas certas para melhoria nos resultados.

Para o RH essa ação é imprescindível e estratégica, pois melhora a gestão da equipe e faz com que o novo profissional se sinta acolhido, o que influencia na sua motivação, produtividade, no senso de coletividade e, é claro, no seu desempenho.

Benefícios

Como você percebeu, o onboarding pode ser extremamente útil e necessário para a rotina da empresa, assim como na busca por resultados melhores. Para exemplificar ainda mais, separamos os principais benefícios de adotar a estratégia.

1.    Redução no turnover

Adotando as medidas de onboarding é possível reduzir os índices de rotatividade da empresa. Mas como? É bem simples! Quando a empresa mostra para o recém-contratado o funcionamento do negócio, como será a sua rotina, o envolvimento da equipe e a cultura da empresa, o profissional sente-se mais seguros, acontece melhor engajamento do time e, consequentemente, reduz a rotatividade do negócio.

2.    Investimento em treinamento e capacitação

Através do onboarding os colaboradores entram na empresa com a preparação e treinamentos necessários para desempenhar a sua atividade alinhada aos valores da empresa.

Investir nessa capacitação pode prevenir possíveis erros e falhas futuras ocasionadas pela falta de conhecimento da cultura da empresa, garantindo melhores resultados.

3.    Integração da equipe

O principal benefício do onboarding é a integração do novo colaborador com a equipe já existente. Um bom método de garantir esse envolvimento é realizando um encontro de apresentação do novo colaborador com a equipe, favorecendo a aproximação.

Com esse “quebra de gelo”, posteriormente, não terá o desconforto inicial de não conhecer ninguém e melhorará o clima organizacional.

4.    Motiva os colaboradores

Um procedimento de integração bem-sucedido auxilia o profissional a começar a desempenhar o trabalho mais motivado e, consequentemente, obter melhor desempenho. A insegurança de ter que conhecer a cultura do local, os colegas e os procedimentos da empresa se dissipa dando espaço para bons resultados mais rápido.

5.    Retém talentos

Um ambiente receptivo e que valoriza a chegada de novos profissionais gera efeitos muito positivos para quem é contratado, cria vínculos, gera sensação de pertencimento e elimina ou reduz os motivos para se buscar novas oportunidades.

Como aplicar o onboarding nas empresas?

Agora que você já conhece o que é o onboarding e seus principais benefícios para o negócio, provavelmente deve estar se perguntando: como colocar em prática na rotina de uma empresa? É isso que vamos explicar agora!

Defina qual é o objetivo

Antes de mais nada, para que o onboarding seja efetivo, é necessário ter claro qual objetivo deve ser alcançado adotando essa estratégia. Busca engajamento do novo colaborador? Capacitação para desempenhar melhor as tarefas propostas? Ou, então, busca reter talentos?

Com os principais objetivos definidos, fica muito mais fácil traçar o caminho para atingir as metas estipuladas.

Tenha em mente os 4C’s

Esse conceito possui quatro estágios, sendo eles: conformidade, clarificação, cultura e conexão. Cada um desses estágios dos 4C’s servirão como base para tornar o processo de integração da equipe mais efetivo.

Entenda melhor a função de cada um deles:

  1. Conformidade: a base dos 4C’s, a conformidade fica responsável pelo ensinamento dos processos, regras, código de ética e políticas do negócio.
  2. Clarificação: o segundo estágio, a clarificação, é a parte de alinhamento entre as expectativas entre o profissional e a empresa.
  3. Cultura: a cultura, como o próprio nome diz, é quando a empresa mostra para o novo colaborador quais são seus valores e cultura, deixando claro como funciona o clima organizacional e como funciona a aplicação das normas de conduta.
  4. Conexão: por fim, mas não menos importante, temos a conexão. Nesse nível, é tratada a relação interpessoal do novo colaborador. O RH irá apresentá-lo para a equipe e iniciar o processo de integração junto ao time.

A importância de um cronograma

Em qualquer tipo de planejamento ou estratégia traçada é fundamental que haja um cronograma com prazos bem estipulados. Dessa forma, fica mais fácil a organização do processo e, consequentemente, o seu cumprimento.

Quando falamos do cronograma na estratégia de onboarding, é possível definir o que será feito no primeiro dia do novo colaborador, quando serão apresentadas as regras e processos, como será feita a integração com a equipe, etc.

Defina os KPI’S

Os indicadores-chave de desempenho, conhecidos como KPI’s (Key Performance Indicator), são de grande valia para o início de um colaborador em uma empresa. Assim, ficará claro quais são as expectativas da empresa e quais são os resultados que devem ser obtidos.

Documente tudo

Para garantir que os processos sejam feitos e possa se estabelecer um padrão de qualidade, documentar todas as etapas do processo de onboarding é fundamental para a obtenção de sucesso.

Informe todas as etapas para os gestores

Outro ponto fundamental, além da documentação, é que todo o processo seja de conhecimento dos gestores e pessoas que façam parte do processo de integração. Com a informação disseminada e participação das lideranças as chances de o processo ser eficaz aumentam.

Mantenha o foco na execução

Por fim, mas não menos importante, ter foco na execução é imprescindível para garantir que a estratégia funcionará e, se for o caso, encontrar pontos que podem ser melhorados.

Como você pôde notar, o onboarding pode ser de grande valia para as empresas e ajuda a construir um bom clima organizacional, além de motivar os colaboradores a desempenhar melhor as tarefas estipuladas.

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados à gestão? Além da importância de receber bem novos colaboradores, é fundamental, também, que o ambiente seja propício para a equipe já existente. Descubra como extrair bons resultados da sua equipe através da cultura organizacional.

Redação Empresas e Cooperativas

Recent Posts

Competências Comportamentais: Entenda como Elas Interferem na sua Empresa

As competências comportamentais desempenham um papel fundamental no ambiente de trabalho e têm um impacto…

3 semanas ago

O Papel da Enfermagem na Biossegurança

A biossegurança tem se tornado um assunto cada vez mais discutido entre os gestores e…

2 meses ago

Inteligência Artificial Nos Negócios: Descubra os Impactos

A inteligência artificial nos negócios pode trazer diversos benefícios e desafios, afinal, é uma das…

3 meses ago

Profissional Autônomo, MEI e PJ: Entenda as diferenças!

Se você já se pegou pensando em mudar de carreira, ganhar mais autonomia e liberdade…

6 meses ago

Principais desafios da Gestão de Pessoas na Indústria

Gestão de pessoas na indústria é o conjunto de processos, estratégias e ações que visam…

6 meses ago

Trabalho Remoto: Benefícios e Malefícios Percebidos

O trabalho remoto é uma modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado,…

10 meses ago