Um organograma é uma estrutura gráfica que serve para indicar a hierarquia formal de uma empresa.
É uma ferramenta simples, mas essencial para o bom funcionamento de qualquer organização. E o melhor é que você pode aplicar esse recurso em negócios de pequeno, médio ou grande porte.
Quer saber como estruturar um organograma? Então, continue lendo para ver o passo a passo e saiba também qual é a importância de utilizar essa ferramenta de gestão no seu negócio.
O organograma é um diagrama que mostra como as pessoas estão estruturadas em uma organização. Ele pode ser usado para mostrar como os profissionais estão posicionados dentro da empresa e como eles estão interconectados.
Uma grande parte do organograma é composta por títulos e cargos, que podem incluir cargos, níveis ou classificações e outras designações. O objetivo do organograma é mostrar qual é o papel de cada pessoa na empresa e como elas se encaixam no quadro geral.
As empresas precisam ser organizadas de maneira que a informação correta chegue às pessoas indicadas. Por meio do organograma, é possível organizar de forma clara a estrutura formal da empresa e, principalmente, destacar a divisão de cada setor.
Dessa forma, os colaboradores terão uma visão clara de quem são as lideranças e de como a empresa está organizada.
Através do organograma, o gestor pode definir as funções de cada colaborador, e os grupos de trabalho, estabelecendo sempre a hierarquia necessária para alcançar os objetivos empresariais.
Ele pode ser usado como uma ferramenta de comunicação para ajudar os funcionários a saber a quem recorrer para diferentes tarefas.
Além de indicar quem exerce as posições de liderança, o organograma possui papel fundamental em processos de reestruturação e de rotatividade interna.
Confira abaixo os diferentes tipos de organograma que existem e saiba qual é o ideal para a sua empresa.
O organograma clássico ou vertical ainda é o modelo mais comum utilizado pelas empresas. Ele também é conhecido como organograma hierárquico.
Sua estrutura é disposta de maneira verticalizada de modo que os cargos mais altos ficam representados no topo. É indicado para melhorar o fluxo de trabalho, pois permite a todos uma ampla visão do escopo da empresa.
O organograma funcional é bem similar ao organograma vertical. No entanto, o foco principal são as funções de cada componente da empresa.
Nesta modalidade de representação, as atividades de cada setor ficam em evidência, o que facilita a distinção das atividades de cada setor. E quando uma organização enfatiza suas relações funcionais, a comunicação interna se torna muito mais eficaz.
Assim como no organograma vertical, neste modelo a hierarquia da empresa também é representada. A diferença é que ele se estrutura de forma lateral.
Esta é uma estrutura organizacional com uma abordagem baseada em colaboração, que enfatiza a importância da hierarquia, mas não necessariamente acima da importância do trabalho em equipe.
É ideal para organizações que prezam pela autonomia de seus colaboradores.
No modelo de organograma Circular, também conhecido como Radial, o cargo com maior poder de decisão fica representado no centro, e os demais cargos são alocados aos lados.
Isso acontece porque as relações hierárquicas são importantes, mas não ficam tanto em evidência. O objetivo desse modelo de organograma é enfatizar a importância do trabalho em equipe e diminuir a diferença entre os cargos.
A estrutura do organograma matricial é similar à do organograma vertical, mas ele apresenta maior flexibilidade.
É mais utilizado em empresas que não possuem clara definição de suas unidades funcionais e que precisam alocar seus profissionais para desempenhar funções diversas.
Por oferecer maior flexibilidade, é um modelo ideal para representar grupos de trabalho participantes de projetos temporários, por exemplo.
O Organograma Linear ou Organograma de Responsabilidade (OLR) propõe ênfase maior nas funções, tarefas e atividades e não nas posições hierárquicas.
Esse organograma é ideal para demonstrar de forma clara todas as responsabilidades de cada membro da equipe.
É um modelo indicado para empresas que possuem uma estrutura mais formal e rígida, onde cada colaborador executa suas responsabilidades de forma técnica.
Esse é um modelo pouco utilizado nas organizações, pois a sua estrutura em barras não permite a visualização clara das posições hierárquicas dos cargos.
No entanto, é fácil de entender e pode ser uma boa alternativa para pequenas empresas. A hierarquia é representada em barras verticais e o tamanho de cada barra representa o nível daquele funcionário específico.
Agora que você já sabe o que é mais importante sobre o organograma, confira os primeiros passos para criar um para a sua empresa:
Em primeiro lugar, é preciso fazer uma pesquisa para listar todas as pessoas da empresa e as funções exercidas por cada uma delas.
Esse processo é conhecido como mapeamento de cargos e funções e é essencial para organizar e detalhar todos os cargos que existem em uma companhia.
Para facilitar a pesquisa, você pode conversar com cada membro da equipe, ou até mesmo coletar as informações através de ferramentas de pesquisas online.
Depois de listar as funções de cada colaborador, é hora de identificar a hierarquia de cargos existente na sua empresa. Para isso, você pode separar os dados dos colaboradores que exercem posições de liderança, bem como, identificar quem são os liderados.
A definição hierárquica das funções é uma informação importante para definir o tipo de organograma ideal para o seu negócio.
Para selecionar o modelo ideal de organograma da sua empresa é preciso conhecer as necessidades da sua equipe e da organização como um todo.
Alguns organogramas possuem maior foco no estabelecimento de posições hierárquicas, e outros têm mais relação com a função de cada colaborador. E o mais importante é que cada modelo exerce uma relação direta na comunicação empresarial.
Nesta etapa, você precisa decidir qual ferramenta utilizar para a construção do organograma.
Você pode utilizar programas simples como Word, PowerPoint e Excel, ou pode utilizar ferramentas mais profissionais como o Illustrator e até mesmo o Canva.
O importante é conseguir fazer com que as informações do desenho fiquem claras e objetivas, para o entendimento de toda a sua equipe.
Com a primeira versão do organograma em mãos, é hora de conversar com os líderes para validar todas as informações.
Você também pode conversar com os colaboradores para conferir se existe alguma divergência de dados. Esse é o momento para fazer as alterações necessárias e obter assim, a versão final do documento.
Depois de fazer as alterações necessárias no organograma, apresente a estrutura para todas as equipes de trabalho.
Esse pode ser, inclusive, um momento importante para relembrar as funções e responsabilidades de cada colaborador no que diz respeito aos objetivos da organização.
Além disso, compartilhar esse recurso que auxilia a todos é uma boa maneira de salientar a importância da cooperação e do trabalho em equipe.
É comum que as empresas passem por diversas transformações ao longo do tempo. Assim, as equipes de trabalho podem passar por mudanças frequentes que alteram o quadro de funcionários.
Então, sempre que uma mudança ocorrer, é necessário alterar as informações do organograma para que ele sempre se mantenha atualizado.
Essa ação é importante, inclusive, para manter o nível de confiança dos colaboradores no sistema de representação da empresa.
O organograma é uma ferramenta essencial para organizar e facilitar a compreensão da hierarquia da organização. Assim, tornando a comunicação mais clara e efetiva.
Inclusive, a comunicação é um fator fundamental para o desenvolvimento das tarefas e construção de resultados. Quando falamos sobre liderança, ela se torna indispensável.
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