Independente do pequeno ou médio porte, não é incomum encontrar pequenas empresas que parecem grandes. Isso porque elas possuem uma série de valores e estratégias de gestão que, com o passar do tempo, as tornam fortalecidas e, consequentemente, proporcionam ótimos resultados.
Você é gestor de uma PME e quer saber como administrar seu negócio seguindo o exemplo de grandes empresas que já estão consolidadas no mercado? Então confira 7 boas práticas que podem ser utilizados por qualquer tipo de empreendedor:
Pequenas empresas que parecem grandes devem possuir, em primeiro lugar, valores universais. Por meio deles é que se ganha credibilidade, fortalecimento e consolidação.
São eles: ética, e diz respeito à cumprir com todas as obrigações; meritocracia, em que se implementa a cultura do mérito e do reconhecimento;melhoria contínua e foco nas pessoas.
Segundo o IBGE, de 2013 a 2016 o Brasil teve 341,6 mil empresas fechadas. O motivo para isso ter acontecido em parte delas pode ter sido a crise financeira, porém um dos vilões das PMEs e que deve ser uma das prioridades de pequenas empresas que querem se estabelecer é o controle financeiro e o fluxo de caixa.
Muitos empreendedores perdem o controle das entradas e saídas e misturam o financeiro da empresa com o pessoal e, por isso, acabam se perdendo. Já pequenas empresas que parecem grandes são organizado e fazem uma análise rigorosa das finanças para que possam se planejar e adequar ações de acordo com orçamento.
Empresas de todos os portes que oferecem crédito aos seus clientes podem sofrer com a inadimplência, o que pode comprometer o caixa.
Porém, algumas atitudes, como automatizar as cobranças via e-mail, por exemplo, e oferecer um canal de atendimento voltados à pagamentos, podem fazer com que o cliente fique mais estimulado para pagar em dia.
Pequenas empresas que parecem grandes, com certeza, valorizam seus funcionários e os reconhecem quando atingem metas e trazem bons resultados.
Além disso, elas investem em uma comunicação assertiva, que proporciona informações importantes sobre propósitos e objetivos e, de outro lado, incentiva os colaboradores a exporem a sua opinião.
Isso faz com que fiquem motivados, o clima organizacional seja agradável e, com isso, a organização, seja de qualquer porte, ganha em produtividade.
Se a governança corporativa, que por meio de diversos processos regula a forma com que uma empresa é dirigida, antes era vista como exclusividade de grandes empresas, hoje a realidade é diferente.
A partir da consultoria ou auditoria realizada por profissionais externos, as PMEs podem se preparar para melhores práticas, revisar constantemente suas atividades e seus resultados, fazer uma análise de risco e contar com demonstrações financeiras.
Uma gestão empresarial focada na organização e no controle também são características de pequenas empresas que parecem grandes. Essa análise geral do negócio pode ser feita por algumas técnicas e ferramentas que auxiliam no gerenciamento dos processos.
Um exemplo é o software online, ERP, que incorpora todos os setores de uma empresa em apenas uma interface, facilitando a análise de dados e troca de informações entre equipes e gestores.
Como o setor de vendas é um dos mais importantes de uma empresa, pois é ele que tem contato direto com os clientes e, portanto, é um dos responsáveis diretos pelo aumento de faturamento, empresas que querem crescer devem melhorar continuamente essa atividade.
A dica é primeiramente analisar como está a situação atual, conversar com clientes e colaboradores para detectar os pontos fortes e as falhas.
Além disso, é interessante ver como a concorrência atua e o que o público da empresa está falando nas redes sociais. A propósito, investir em ferramentas de Marketing tem relação direta com o aumento nas vendas.
Nesse caso, quanto mais aprofundadas forem as análises, mais sucesso poderão fazer a estratégias no presente e no futuro.
Depois de ler esse artigo sobre pequenas empresas que parecem grandes, que tal começar a implantar as boas práticas citadas em seu negócio?
Então, vamos te inspirar um pouco mais. Confira quais são as características das empresas que mais crescem.
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Além dessas 7 boas práticas acrescentaria também o aprendizado contínuo. Não basta simplesmente abrir uma empresa e achar que será alto suficiente. É muito importante estar antenado ao mercado, novas tendências e tecnologias, ou seja, reinventar-se sempre!